Molho para chester depois de assado: 4 Melhores opções

Se você acha que chester assado é bom, espere até encontrar o melhor molho para chester depois de assado. Além de dar mais sabor, é um belo acompanhamento.

O mais comum em receitas de chester assado, é preparar algum molho durante o preparo. Seja ao adicionar vinho, caldo de carne ou simples suco de laranja na assadeira, o próprio processo resulta no molho. Será que dá para melhorar?

Então, se você quer engrandecer a sua ave, esse conteúdo é obrigatório para se sobressair na cozinha. Acompanhe, anote e replique tudo em casa!

4 melhores opções de molho para chester depois de assado

O preparo do molho para ave assada é ideal para cenários em que optamos pelo chester que já vem temperado. Sabe quando você compra a ave temperada e fica faltando apenas um retoque para sofisticar a ceia?

Há ainda quem combine o molho com as sobras do chester, já que as sobras tendem a ficar levemente ressecadas. Enfim, eu por outro lado acredito que o molho certo tem grande potencial para elevar qualquer assado. Fique com as sugestões!

1. Molho agridoce de maracujá é para quebrar os padrões com uma ceia incrível

Cada tipo de carne vai bem com determinado molho, a exemplo do molho para peru, que proporciona boas combinações. Agora, quando falamos na ave simples de Natal, como frango natalino, o molho pode ser feito à base da assadeira.

E aqui estou falando de reaproveitar a cebola, o alho e os legumes que sobram na assadeira, fica divino, né? Entretanto, minha primeira recomendação sai um pouco da curva do convencional, digamos assim.

Dessa forma, que tal preparar um molho de maracujá agridoce perfeito para espalhar sobre a carne assada?

Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola grande em cubos pequenos
  • 1 dente de alho bem picado
  • Polpa de 2 maracujás maduros grandes
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta-da-Jamaica a gosto
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (colheres cheias)
  • Água suficiente e a gosto para diluir a polpa natural

A receita é muito simples, mas o resultado é espantoso, tanto em cremosidade quanto em sabor. Para isso, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar e murchar. Depois disso, entre com o açúcar, misture e deixe até caramelizar a cebola.

Na sequência, acrescente a polpa do maracujá, tempere com sal e as pimentas e refogue até apurar. Conforme o molho ganhar temperatura e ponto de cozimento, mais cremoso e equilibrado fica. Quando estiver ultra cremoso, está no ponto.

O segredo da receita está no açúcar, pois ele quebra a acidez do maracujá, deixando-o bastante balanceado. Ah, você pode substituir o açúcar por mel se quiser, e incluir outros temperos naturais que preferir!

2. Molho de vinho acompanha bem todas as refeições

Andando pelo supermercado, já na canseira de empurrar o carrinho e ainda com dúvidas sobre qual ave de Natal comprar. Eis que você passa pelo imponente chester e a sua promessa de suculência, pronto, a ceia está salva.

Considerando que você receberá amigos próximos e familiares, nada melhor do que fazer bonito, concorda? Daí surge o chester assado com batatas, receita simples, porém, com um sabor daqueles de marcar o paladar.

Tudo está indo de vento em popa, até que você lembra de que não escolheu o molho, e agora? Será que você fica no básico, prepara um molho qualquer ou tenta a sorte com algo sofisticado? Nesse cenário, se ousadia é o que procura, pega essa:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 250ml de vinho tinto seco
  • 3 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em 50ml de água

Essa é para quem acha que molho de vinho serve apenas como molho para carne vermelha, como filé mignon. Que nada, aqui você pode combinar perfeitamente com o chester, independentemente da receita do assado. Veja os detalhes no vídeo da receita:

3. Anote essa receita de molho versátil que complementa qualquer chester

Bom, até aqui nós vimos uma receita bem específica feita com maracujá, que traz um sabor acentuado e maravilhoso. Além disso, há pouco você aprendeu como fazer molho de vinho, o que é sensacional, pois é um preparo delicioso.

Por outro lado, eu sempre gosto de apresentar opções mais simples e versáteis, de modo a tirar ainda mais proveito. Afinal, não é todo mundo que gosta de maracujá e vinho, né? Desse modo, você vai gostar bastante da próxima ideia:

  • 1 cebola roxa grande picada
  • 100ml de molho inglês
  • 1 pimentão verde pequeno picado
  • 6 colheres (sopa) de ketchup picante
  • 1 pimentão vermelho pequeno picado
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • ½ colher (sopa) de páprica picante
  • 1 colher (sobremesa) de óleo
  • Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
  • 1 colher (café) de amido de milho dissolvido em 50ml de água

Antes de mais nada, saiba que o resultado é ainda mais indicado para receitas simples de chester. Vamos supor que você simplesmente assou a ave, sem grandes incrementos.

Digo isso porque o molho fica “pedaçudo”, grosso e traz mais uma camada de sabor. Para fazer, basta refogar a cebola roxa com a páprica até murchar. Em seguida, coloque os pimentões e refogue também para murchar.

Por último, acrescente molho inglês, ketchup, temperos e o amido de milho dissolvido. Quanto ao ponto, fica a seu critério, pois tem gente que gosta mais espesso, enquanto outros preferem mais maleável.

DICA EXTRA: essa receita é prática, no sentido de aceitar bem as mudanças. Não gosta de ketchup picante? Coloque extrato ou o ketchup clássico. Prefere cebola branca? Sem problemas! Acha o pimentão verde “agressivo” demais? Deixe ele de fora ou coloque outros vegetais, como alho-poró picadinho, você que manda!

4. Sugestão de molho com uísque para quem gosta de sabores fortes

Estou te passando essa sugestão, mas ao mesmo tempo, querendo largar tudo aqui só para fazer esse molho. Particularmente, sempre dou preferência aos preparos de sabor mais marcante, principalmente porque o chester é bem suave, casa bem.

Nesse contexto, vou logo avisando que o molho leva uísque, extrato de tomate, shoyu, mel, mostarda amarela e pimenta síria. Antes que me diga que você não bebe, saiba que o álcool é evaporado depois de alguns minutos apurando.

Não se preocupe com o preparo, pois deixarei um vídeo muito bacana abaixo. Contudo, o segredo aqui é misturar e apurar em fogo baixo, até chegar naquela consistência perfeita.

DICA EXTRA: a intenção do conteúdo é mostrar a você opções de molho para chester depois de assado, certo? Porém, nada impede que você dobre a receita e pincele o chester enquanto assa no forno. A ideia é pincelar a cada 30 minutos, fica a dica!

Agora você não fica sem aquele molho para chester depois de assado!

O molho para chester depois de assado cumpre diferentes papéis na refeição. Seja como adorno na mesa, como incremento saboroso ou como acompanhamento para chester, você tem que experimentar agora.

Não é porque fui eu que mostrei as ideias de hoje, mas elas são de arrasar. Pode escolher de olhos fechados e correr para o abraço porque farão sucesso.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar caso tenha ajudado você. Afinal, muita gente acaba degustando o chester mais sequinho, quando podiam transformar com sabores únicos. Até a próxima!