Farofa de pernil: Receita simples para fazer

Quer dizer que você decidiu escapar da receita de farofa tradicional, mas ainda não sabe como fazer farofa de pernil?

Você já percebeu como pouca gente utiliza pernil na farofa? Isso acontece porque dificilmente alguém prepara o pernil exclusivamente para a farofa. Nesse caso, geralmente temos a receita feita com as sobras, que também dá certo e é uma excelente ideia para reaproveitar.

Então, fique mais um pouco por aqui e conheça uma receita impressionante e fácil de farofa feita com pernil. Além disso, você verá muita dica interessante e útil!

Receita simples e muito satisfatória de farofa de pernil

farofa de pernil

Cá entre nós, as farofas mais consumidas ainda são a farofa de bacon e aquela com ovo, não é mesmo? Não à toa, é muito mais fácil fritar bacon e cozinhar ovo, do que temperar pernil, assar e depois desfiar.

É por isso que normalmente eu bato na tecla para que todos saibam o que fazer com sobras de pernil. Com isso, a farofa é uma excelente estratégia para reaproveitar aquela sobra de carne suculenta, descartar está fora de cogitação.

Em vista disso, tenho confiança de que achei a receita perfeita para você se esbaldar nesse preparo delicioso. Tudo pronto? Vamos conhecer os ingredientes?

Ingredientes

  • 300g de pernil desfiado grosseiramente
  • ½ pimentão vermelho picado
  • ½ pimentão verde picado
  • 250g de farinha de mandioca ou alguma temperada da sua preferência
  • 4 ovos cozidos e picados
  • 1 xícara (chá) de água ou caldo de carne caseiro
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ cenoura ralada fina
  • Mix de chimichurri, orégano, colorau, tempero baiano e pimenta calabresa a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde ou coentro picados a gosto

Modo de preparo exclusivo

  1. Em uma panela, coloque azeite e frite a cebola até murchar.
  2. Junte também o alho e frite levemente até pegar cor.
  3. Em seguida, entre com o pernil desfiado grosseiro, misture e deixe esquentar.
  4. Nesse momento, coloque metade da água ou caldo, os temperos naturais e volte a misturar.
  5. A ideia é dar uma leve cozida no pernil que, juntamente com os temperos, pegará cor e mais sabor.
  6. Quando notar que o caldo praticamente secou, acrescente os pimentões e a cenoura, refogue por 2 minutos.
  7. Feito isso, desligue o fogo quando estiver tudo apurado e coloque a farinha aos poucos.
  8. É essencial adicionar e misturar bem, somente assim você enxerga a umidade da farofa.
  9. Por último, junte o ovo picado, misture e salpique o cheiro-verde, a farofa está pronta.

Viu só como é uma receita muito simples? Isso sem contar a versatilidade no sentido de permitir você brincar com sabores, texturas e ingredientes. Por exemplo, você não gosta de farofa com ovo?

Simplesmente tire ou troque por batata em cubinhos. Acha que a receita precisa de um sabor mais forte? Que tal experimentar pedacinhos de bacon, calabresa ou quem sabe a carne da linguiça toscana?

Agora, se o seu paladar não conhece limites e, quanto mais diferenciada a farofa, melhor, tenho uma dica fantástica. Para falar a verdade, essa vai para quem ama combinar lombo com abacaxi, mas no nosso caso, será o pernil.

Afinal de contas, carne de porco e o toque agridoce é a união perfeita no paladar, fala a verdade? Veja mais abaixo!

DICA EXCLUSIVA: dê um sabor todo especial com o abacaxi!

Geralmente nós combinamos abacaxi com algum assado, a exemplo da própria farofa para acompanhar pernil assado. Porém, uma vez eu aproveitei que estava preparando a farofa de pernil e pensei: “e se eu tacar abacaxi?”.

Eis que surge uma explosão de sabores como nunca tinha experimentado. Então, é com privilégio que compartilho com você um preparo fenomenal. “Sempre tive vontade de colocar abacaxi, mas o receio de ficar doce demais atrapalha”.

Se você procurar pelas “terras da internet”, provavelmente verá muita gente falando que você precisa fazer isso ou aquilo. Contudo, não é preciso fazer nada, você simplesmente corta em cubinhos pequenos e agrega ao preparo, assim ó:

  1. Frite bacon e doure a cebola numa frigideira.
  2. Em seguida, entre com os cubos de abacaxi e frite até dar uma leve tostada.
  3. Isso acontece logo depois que o caldo do abacaxi é reduzido.
  4. Feito isso, adicione o pernil e continue a receita com os ingredientes da sua escolha.
  5. Pode ser pimentão, milho, ervilha, palmito, cenoura, enfim, o que você preferir.
  6. E como sempre, coloque a farinha por último, seja feliz com mais uma variação excepcional de farofa de pernil.

Uma outra dica bacana, é tostar a farinha em manteiga com páprica e juntar o “recheio” da farofa por cima. Olha, pode fazer que você não vai se arrepender.

5 cuidados essenciais no preparo de uma boa farofa com pernil!

Você acredita que muitas pessoas questionam, dizendo que a farofa ficou seca, sem sabor ou que o pernil apareceu pouco? A minha resposta está sempre na ponta da língua: quanto mais simples uma receita, mas difícil é a sua execução.

Contudo, não confunda dificuldade com complexidade na execução, não é isso. Porém, se um preparo é básico, cada detalhe, cada pormenor deve ser executado à perfeição. Do contrário, os problemas se tornam muito evidentes.

Um bom exemplo são as receitas de farofa de miúdos de peru, você já provou? Nesse sentido, por mais que a receita seja fácil, basta descuidar da higienização dos miúdos para prejudicar o resultado.

Por sua vez, a farofa com pernil “sofre do mesmo problema”, ou seja, cada cuidado adicional garante um resultado esplendoroso. Pensando nisso, fiz um pequeno apanhado de dicas rápidas que ajudam você a servir a perfeição em farofa.

5 cuidados que você deve se atentar no preparo + dica bônus

  1. Tempero do pernil: como a gente usa bastante as sobras do pernil, capriche no tempero inicial. A marinada para pernil garante todo o sabor que a receita precisa, mas que a farofa pode tirar boas vantagens.
  2. Quantidade de farinha: mesmo que uma receita indique a quantidade de farinha, acrescente-a aos poucos. Esse é o segredo para deixar o preparo úmido, caso dê errado, corrija com manteiga ou azeite.
  3. Ingredientes adicionais: sempre que possível, inclua ingredientes que soltam líquidos no preparo. Aqui eu ressalto a cebola, bacon, calabresa, linguiça, o próprio abacaxi e tomate, são essenciais.
  4. Adição da farinha: não importa se você usa farinha de rosca, de milho, de mandioca, flocada ou temperada. Digo isso porque a farinha deve entrar por último sempre.
  5. Aumente a gordura da receita: farofa pede por uma boa gordura. Nesse caso, eu recomendo uma manteiga de qualidade, adicionada na refoga e na finalização. Além da untuosidade, dá um sabor irresistível.

DICA BÔNUS: uma farinha que costumo usar aqui em casa, geralmente para empanar carne, é a farinha Panko. De consistência mais crocante e com grãos maiores, é ideal para deixar sua farofa mais “barulhenta” na boca. Você tem que experimentar e, para isso, encontrei um vídeo que vai ajudar!

Farofa de pernil boa é aquela simples de fazer e com um sabor inacreditável

Fala para mim, você se surpreendeu com a receita simples de farofa de pernil que trouxe hoje? E quanto às dicas extras, acredita que contribuíram para agregar aos seus conhecimentos na cozinha? Então, o que ainda está fazendo aqui?

Corre logo para preparar a melhor farofa, aquela que fará todos perderem a linha e saírem da dieta, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que este conteúdo possa te levar mais longe nas receitas. Não deixe de compartilhar com todos nas redes sociais, uma receita de farofa diferenciada é sempre bem-vinda. Até a próxima!