Farofa para acompanhar pernil assado: Aprenda como fazer

Falou em pernil na churrasqueira, fica difícil não pensar naquela farofa para acompanhar pernil assado, não é verdade? Mas você conhece uma boa receita?

Eu costumo dizer que todos sabem preparar farofa, mas poucas são as pessoas que acertam em cheio nos pequenos detalhes. E não é porque seja complexo, mas existem alguns segredinhos que fazem toda a diferença, a exemplo do bacon frito.

Quer saber do que estou falando e como aproveitar a oportunidade para aprender receitas incríveis? Então, tudo que deve fazer é continuar a leitura. Vamos conferir?

Como fazer farofa para acompanhar pernil assado de forma rápida e criativa?

farofa para acompanhar pernil assado

Se por acaso você escutar rumores de que pernil não fique tão bom com farofa, não se espante. Digo isso porque muitas experiências não saem como o esperado por inúmeros motivos, a começar pela suculência do pernil.

Quando preparamos pernil na churrasqueira, tem que ter todo um cuidado para a carne não ressecar. Diferentemente de outros cortes que apresentam mais gordura, o pernil tende a perder umidade rapidamente, é importante saber disso.

Somado a isso, a pessoa vai lá e comete o “erro” de servir uma farofa igualmente seca. Como resultado, a refeição acaba com texturas que não agradam 100% o paladar, concorda comigo?

Há quem goste dessa união, mas considere estas questões principalmente quando vai fazer churrasco para 15 pessoas ou mais. Afinal, as carnes e as guarnições precisam estar equilibradas para servir a agradar a todos, né?

Ingredientes

  • 300g de bacon em cubos;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 lata de milho verde (sem a conserva);
  • Farinha de milho flocada suficiente para dar o ponto;
  • 1 cebola pequena fatiada fina;
  • ½ cenoura ralada bem fina para trazer crocância;
  • Cheiro-verde picado a gosto.

Modo de preparo muito fácil

  1. Primeiro de tudo, aqueça a manteiga e junte o bacon.
  2. Quando o bacon fritar levemente, incorpore a cebola e frite para apurar bem.
  3. Em seguida, acrescente o milho, a cenoura e misture.
  4. Por sua vez, coloque a farinha de milho aos poucos, mexendo para agregar.
  5. O ponto ideal é quando a farinha está bem úmida, com aparência de molhadinha e brilhante.
  6. Por último, salpique cheiro-verde e sirva com aquele belo pedaço de pernil de porco.

O importante aqui é deixar os ingredientes fritarem perfeitamente, mas sem passar do ponto. O bacon mesmo, ele precisa ficar bem frito, mas ainda assim suculento para trazer textura macia à farofa.

Além do que, você pode fazer substituições pontuais, como trocar cenoura por ervilha ou colocar pedacinhos de azeitona. Ou ainda, dar um leve picante com pimenta dedo-de-moça, biquinho e bode.

Em outras palavras, a farofa como acompanhamento para pernil assado é muito democrática, desde que feita com carinho e atenção.

DICA EXCLUSIVA: outra opção super molhadinha e suculenta é a farofa de linguiça

Vamos supor um cenário bem difícil de acontecer, que é você não gostar de bacon. Desse modo, você nem ao menos liga para o que fazer com bacon, pois realmente não encanta seu paladar.

Já a linguiça, por outro lado, é um ingrediente presente em sua culinária, certo? Nesse caso, nada melhor do que apostar na gordura da linguiça toscana para dar um toque super especial na farofa, fica fantástico.

  • 2 colheres (sopa) de banha de porco
  • 500g de linguiça toscana picada
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • ½ xícara de (chá) de salsinha picada
  • 2 tomates italiano pequenos picados
  • 1 + ½ xícara (chá) de farinha de mandioca
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Numa frigideira, derreta a banha de porco, coloque o alho e a cebola para fritar e dourar. Em seguida, junte a linguiça picada e dê aquela boa fritada para ganhar cor. Depois disso, acrescente tomate, fritando para murchar e agregar à mistura.

Por último, vá colocando a farinha aos poucos, cuidando para não ficar seco e finalize com cheiro-verde. O azeite entra caso seja necessário aumentar a umidade. Então, coloque aos poucos e vá dosando!

Farofa para carne de porco: 5 ideias para todas as ocasiões e gostos

Tenho certeza de que muita gente se surpreendeu quando eu mostrei a farofa de bacon. Para dizer a verdade, as receitas agridoces são a primeira opção de farofa escolhida quando falamos em pernil de porco.

Nesse sentido, o pessoal usa abacaxi, laranja, maracujá, entre outras frutas deliciosas. Desse modo, eu até poderia ter trazido uma farofa de abacaxi como receita principal.

Mas pensei: “por que não mostrar uma farofa clássica, mas bem-feita, né?”. E foi o que apresentei a você. Porém, você sabe que eu sempre tenho uma carta na manga, e hoje não é diferente.

Sendo assim, fique agora com 5 ideias rápidas de farofa para acompanhar pernil suíno assado que combinam maravilhosamente:

  1. Receita de farofa de ovo é simples, barata, rápida e deliciosa com pernil (prefira usar ovo mexido ao invés de cozido).
  2. Farofa de abacaxi com manteiga, cebola, cachaça, temperos e especiarias e hortelã (o segredo é caramelizar o abacaxi).
  3. Inconfundível farofa de banana com pimenta, pode ser uma opção bacana.
  4. Receita mista de farofa de bacon com calabresa, azeitona, milho e cebola.
  5. Sugestão de farofa de queijo coalho, banana, ovo e bacon puxado na manteiga.

Se você tem vontade de fazer farofa de abacaxi, mas tem medo de ficar doce ou azeda, acompanhe a receita:

2 truques exclusivos para deixar sua farofa molhadinha

Que tal conferir alguns macetes culinários, daqueles que ajudam seu churrasco ficar muito saboroso e prático de fazer? Nesse caso, fiz questão de selecionar algumas dicas e truques a respeito do preparo da farofa úmida.

A partir desses segredinhos você conseguirá fazer qualquer farofa que tenha vontade de experimentar!

1. Manteiga é um ingrediente indispensável para fazer farofa

Mesmo que use banha de porco e azeite, a manteiga é um dos poucos ingredientes que não podem faltar. Não bastasse todo o sabor maravilhoso que agrega à receita, sua gordura “impregna” na farinha e a deixa molhadinha. Posso dizer que o interessante é fazer uma mistura de azeite, manteiga e banha, aí sim fica perfeito!

2. Tenha os molhos para carne como bons aliados

Em um cenário hipotético, você já finalizou sua farofa. Porém, infelizmente ela acabou meio seca e não tem mais o que fazer. Saiba que tem sim, e uma alternativa é apostar na combinação de molho.

Pode ser o molho que usou para assar o pernil ou um molho para carne feito à parte. Por conseguinte, você acrescenta o molho na farofa aos poucos, tomando cuidado para umedecer apenas. Do contrário, pode se tornar uma maçaroca só!

É uma arte fazer farofa para acompanhar pernil assado e você está por dentro!

Para quem acha que somente molho para pernil depois de assado é o acompanhamento certo, é porque não combinou farofa. Uma vez que você se arriscar a fazer receitas suculentas e recheadas de sabor, nunca mais serve pernil sem farofa.

E nesse momento, você conhece muitas opções que poucas pessoas utilizam para combinar com carne de porco. Portanto, aproveite toda essa exclusividade e crie verdadeiras obras de arte em formato de farofa.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, espalhe-as nas redes sociais, pois provavelmente alguém está buscando desesperadamente uma boa guarnição. Até a próxima!