Coxão mole ou coxão duro: Qual é mais macia? Qual a melhor para churrasco?

Ô dúvida cruel, escolher entre coxão mole ou coxão duro é uma tarefa e tanto, principalmente quando tem churrasco chegando. Você ainda não se decidiu?

Toda carne tem finalidades específicas no cardápio, seja para picadinhos, assados, refogados ou cozidos, guardamos alguns cortes no coração, né? O coxão mole e o coxão duro são bons exemplos, pois são amplamente consumidos.

Contudo, no momento de baratear o churrasco, mas garantir qualidade, você precisa se decidir. Para isso, estou aqui de prontidão com dicas quentinhas, vamos conferir?

Coxão mole ou coxão duro: afinal, qual carne é mais macia?

coxão mole ou coxão duro

É quase uma injustiça colocar estes cortes numa competição direta pela maciez. Isso porque são carnes diferentes, mas que guardam grandes qualidades quando olhamos de maneira geral.

Agora, se você me encurralar e me obrigar a dizer, tenho que admitir que o coxão mole apresenta ligeira vantagem. Não à toa, até seu nome indica isso, mas será que é muito mais macio do que chã de fora?

A primeira coisa que precisamos entender a fundo, são as características de cada corte bovino. Não adianta simplesmente apontar que o chã de dentro é mais macio. Se não considerarmos a finalidade do preparo, ainda pode ser a escolha errada.

Características do coxão mole que você precisa saber

  • A principal razão para ser mais macio, são as fibras curtas, que facilitam a maioria dos preparos.
  • Oferece bom equilíbrio entre nervos e gordura, contribuindo diretamente para mais suculência.
  • No quesito colágeno, o coxão de dentro possui um nível menor, favorecendo bastante os assados.

Características do coxão duro que você precisa saber

  • A grande diferença desse corte são as fibras que o compõem, sendo fibras longas e relativamente finas.
  • Além disso, a rigidez das fibras é aparente, mas não interfere nas receitas, desde que o gado seja de qualidade.
  • Para quem ama carne para churrasco com gordura, o coxão duro é perfeito, pois tem uma boa camada externa.
  • Por ser localizado na região traseira do animal, criou-se a ideia de ser duro.

Ainda falando do coxão duro, sabia que existem comércios que o vendem como carne que parece picanha? Você entenderá melhor mais à frente. Mas posso adiantar que dá para fazer um acabamento que faz o coxão duro se “fantasiar” de picanha.

Independentemente da sua escolha, saiba que atualmente encontramos bois de alta qualidade no mercado. Claro que não precisa ser da carne angus para isso. Porém, a ideia de que o coxão duro é, de fato, duro, ficou no passado.

“Tudo bem, mas ainda quero fazer meu churrasco, qual escolher?”. Que tal ver em detalhes a melhor escolha para seu churrasco?

Coxão mole ou duro para churrasco? Veja qual é melhor agora!

Chegamos ao momento da pergunta que não quer calar, qual comprar? Bom, de forma bem didática, se você tiver uma reserva financeira maior, vá de coxão mole. Por outro lado, se quer economia, pois a galera insiste no churrasco de pobre, coxão duro é a salvação.

Tudo bem que isso não responde à pergunta em si, mas dá uma luz no fim do túnel, não é verdade? Costumo dizer que se você pegar coxão duro de muita qualidade e marmoreio, ele pode ser “mil vezes melhor”.

Em outras palavras, qualquer um dos dois cortes rende maravilhosos assados, desde que você saiba como preparar cada um. Por exemplo, você realmente sabe o que deixa o coxão duro, duro de verdade?

Na peça do coxão de fora existe uma parte chamada “canto do coxão”, ou como é conhecido por aí, borboleta. Essa parte realmente possui fibras mais longas, menos gordura e mais rigidez.

Aqui vai a primeira dica: pegue amizade com o açougueiro e peça para ele tirar esse pedaço da sua carne. Somente com isso você já terá muito mais facilidade para assar. Quanto ao coxão mole, não há segredos, pois exige menos trabalho adicional.

Como fazer churrasco com coxão mole + dicas incríveis

Em todo açougue, normalmente nós encontramos aquela carne já cortada em cubos e temperada, né? Nesse contexto, compramos cortes como ponta de alcatra ou mesmo a carne granito, que é a ponta do peito.

Não raro, alguns comércios colocam o coxão mole como opção pronta para espetar e se deliciar. Entretanto, minha sugestão é comprar a peça inteira, pois a intenção dessa churrasqueada é fazer como se fosse rodízio, assim:

  1. Coloque a peça de carne com a gordura para cima numa bancada.
  2. Em seguida, meça cerca de três dedos e corte em medalhões.
  3. Depois disso, espete no sentido do comprimento, deixando assim em formato de “C” no espeto.
  4. Na sequência, tempere com sal triturado, pimenta-do-reino e um toque de azeite para trazer sabor.
  5. É importante temperar de todos os lados, sem exageros é claro.
  6. Por fim, leve o espeto com os medalhões de coxão mole no segundo andar da churrasqueira.
  7. O tempo de caloria é de 5 segundos aproximadamente.
  8. Nesse momento, é ficar de olho no assado, deixando 20 minutos de um lado e 10 do outro.
  9. Para dar aquela dourada, desça para o primeiro andar e asse mais alguns minutos.
  10. Depois é só “casquerar” como no rodízio e ser feliz, pois o ponto da carne está perfeito.

Depois que fizer esse churrasco, a galera vai dizer: “nossa, mas você fez picanha?”. Você responderá com a boca cheia de orgulho: “picanha? Não, isso aí é coxão mole!”. Fique com o vídeo, caso não acredite em mim:

Como fazer churrasco com coxão duro + dicas que valorizam o corte

Assim como no chã de dentro, o coxão duro dá para ser feito da mesma forma, ou seja, em medalhões. Contudo, o tempo no espeto é ligeiramente maior. Nesse sentido, conte cerca de 30 minutos de um lado e mais 20 a 30 minutos do outro.

O tempero para churrasco aqui pode ser apenas sal, pois queremos mesmo é valorizar seu sabor natural, concorda? Outra maneira de assar um belo coxão duro é tirar bifes mais finos, o que agiliza o preparo.

Só que dessa maneira você precisa vigiar constantemente a churrasqueira para não passar do ponto, porque daí não fica bacana.

DICA EXCLUSIVA: o churrasco de coxão duro não é o mais indicado para quem gosta de carne bem passada. Ainda mais quando você decide fazer medalhões. Afinal, essa carne com pouca gordura exige assamento mais rápido, o que automaticamente deixa os cortes ao ponto.

Dá para fazer churrasco com coxão mole ou coxão duro, tudo vai da sua vontade!

De verdade, se você seguir minhas dicas e complementar com os vídeos mostrados no conteúdo, tem tudo para dar certo. E digo mais, você pode escolher o coxão mole ou coxão duro porque não faz diferença, já que agora você domina.

Espero ter apresentado a você boas opções de carnes mais baratas. Ainda que sejam carnes para o dia a dia, rendem maravilhosos churrascos. No fim das contas, essa é a ideia, ou seja, comer bem, mas gastando um tiquinho a menos no açougue, né?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com o máximo de pessoas possível. Dessa maneira, você passa informações valiosas que podem mudar o cotidiano das pessoas. Até a próxima!