Carne granito: Descubra o que é e como fazer

Não é de se espantar que as pessoas não saibam o que é carne granito ou onde está localizado no animal, pois granito é um termo específico de algumas regiões.

E por não saberem como pedir no açougue, acabam não aproveitando as vantagens e os preparos únicos desse corte, que é maravilhoso. Esse é o seu caso? Já ouviu alguém dizer que “granito é uma delícia”, mas não faz ideia do que seja?

Então, eu resolvi preparar um conteúdo com muita informação útil e dicas que mostrarão em detalhes o que você precisa saber sobre esse corte diferente. Confira!

Carne granito: o que é e onde fica localizada no boi?

carne granito

A carne granito nada mais é do que a ponta do peito do animal. Isso mesmo, é um corte retirado especificamente da parte frontal do boi. Sempre que digo isso as pessoas já arregalam os olhos pensando que se trata de uma carne dura e sem valor.

Contudo, pensar dessa forma é um grande engano. Não há como negar que não seja o corte bovino mais macio ou nobre. Tanto é que o granito possui certa rigidez e fibras ao longo da peça, mas é nesse corte que se esconde um dos maiores sabores.

Afinal, a região em que o granito se localiza é responsável por entregar a mais nobre das gorduras do boi. Portanto, saiba de antemão que exige sim um pouco mais de tempo de preparo, mas o resultado é fantástico, sem sombra de dúvidas!

Inclusive, não ache estranho se encontrar o granito com nomes como:

  • Costela gaúcha (“apelido” atribuído pelos paulistas).
  • Maçã do peito (justamente pela localização centralizada do granito).
  • Brisket (relacionada à maçã do peito, é um termo americano).
  • Peito especial.

Sendo assim, todos esses nomes se referem à região que retiramos o granito, seja para fazer um belo assado na churrasqueira, ou quem sabe tira gosto de carne para acompanhar a conversa entre amigos!

Conheça uma sugestão de como fazer carne granito

Não deixe o nome enganar você a ponto de achar que os preparos são mais difíceis e trabalhosos do que outros, nada disso. A ponta do peito é uma excelente carne para fazer lentamente na churrasqueira ou até mesmo como carne assada no forno.

Claro, ainda é fundamental tomar certos cuidados, seguir algumas dicas e temperar a carne vermelha com atenção, mas você encontra tudo isso a seguir!

1. Aperitivo de granito em 10 minutos

Geralmente o peito bovino é muito usado em defumadores por horas a fio, onde a pessoa utiliza lenhas especiais que a carne vai absorver o “gosto” da fumaça.

Um bom exemplo disso é o brisket que mencionei há pouco, corte americano que nada mais é do que o granito desossado, simples assim.

Dessa forma, como eu sei que a maioria das pessoas não têm defumadores ou mesmo tempo para isso, minha primeira recomendação é o aperitivo rápido de granito, precisaremos: 1 peça de granito desossado, sal de parrilla e pimenta-do-reino a gosto.

  1. Corte bifes pequenos com no máximo 1 dedo de espessura, por conta das fibras e gordura.
  2. Tempere com sal e pimenta (se tiver moído na hora melhor ainda).
  3. Leve na grelha na churrasqueira a uma altura de 20cm, ou seja, em braseiro forte.
  4. O tempo médio é de 4 minutos de cada lado apenas ou até perceber a carne bem passada ou malpassada, como preferir.
  5. Por fim, faça cortes em tiras finas, afinal, estamos falando de petiscos.

Para saber mais sobre a desossa e o preparo desse aperitivo, acompanhe o vídeo:

DICA EXTRA: evite utilizar azeite ou manteiga para lidar com a ponta do peito, especialmente nesse preparo, pois já é uma carne com gordura considerável, e exagerar pode dar um sabor amanteigado demais, até mesmo enjoativo!

Ponta de peito na churrasqueira: 2 coisas que precisa saber

Como bem sabemos, nem só de aperitivo vive um churrasco, não é mesmo? As pessoas querem ver mesmo é o espeto com aquele pedaço generoso de peito bovino, bem assado e suculento.

Nesse sentido, a ponta do peito possui fibras e partes mais densas de gordura. Entretanto, essas características são ainda mais evidentes de acordo com a qualidade e o tratamento que o animal recebeu.

Por conta disso, a forma mais eficiente de dar maciez ao granito é levar ao defumador por horas seguidas, como fazem os americanos. Só que o churrascão brasileiro não funciona assim, então, separei 2 formas de preparar a ponta do peito com máximo sabor:

  1. Carne com sal grosso no espeto: pegue a peça e espete, adicione sal grosso e leve a 20cm do braseiro, virando sempre para assar uniforme.
  2. Peito bovino enrolado no celofane: espete a peça inteira já temperada com sal grosso e envolva em papel celofane, levando na mesma distância.

A segunda carne certamente ficará mais macia do que a primeira, por conta do papel celofane. Isso porque esse plástico ajuda a manter a umidade da carne, evitando o ressecamento.

Já quando você leva a carne sem nenhuma proteção, o resultado é um corte mais “fibroso”. Confira tudo sobre as técnicas abaixo:

DICA EXTRA para amaciar a carne!

Uma dica valiosa para amaciar a carne com leite por 24 horas. O leite funciona muito bem como amaciador de carne, especialmente em casos onde tem bastante fibras.

Conseguiu entender melhor o que é carne granito e os cuidados para chegar em um preparo macio e suculento? Então, tudo vai da sua experiência, basta se arriscar e tentar novos preparos, pois é isso que torna um churrasco completo, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas não deixe de compartilhar para que outras pessoas também conheçam esse corte diferente. Até a próxima!