Como deixar o coração de galinha macio: 4 coisas que ajudam + superdicas

Uma reclamação frequente entre pessoas que não gostam de coração, é a sua rigidez. Mas será que tem como deixar o coração de galinha macio?

Sim, é possível fazer receitas realmente suculentas e com um coraçãozinho que derrete na boca. Contudo, não tem como negar que é uma carne que guarda “segredinhos” para ficar macia. E o tipo de preparo é um dos principais.

O que acha de continuar a leitura para compreender tudo em detalhes sobre as receitas de coração de galinha? Vamos prosseguir!

Como deixar o coração de galinha macio: 4 coisas que ajudam a amaciar a carne + superdicas imperdíveis

como deixar o coração de galinha macio

A rigidez da carne não é exclusividade apenas do coraçãozinho. Se pegarmos carnes vermelhas, como a costela ripa, basta um descuido ou tempo de cozimento insuficiente, a carne fica dura.

Inclusive, você pode fazer picanha na churrasqueira, que se não souber assar direito ou cortar errado, também deixa firme. Portanto, toda carne tem particularidades que precisam ser respeitadas, e o coração não é diferente.

Pensando nisso, escolhi os pontos mais importantes para fazer aquele coração de frango assado na churrasqueira ou no forno.

1. A marinada para coração de galinha ainda é a melhor técnica

Se você tem hábito de fazer marinada para frango, bem como para outras carnes, esse é o caminho certo. Quando você coloca o coração para marinar nas proporções certas de ingredientes, a firmeza da fibra é reduzida.

Na teoria, o equilíbrio entre ingredientes ácidos e cítricos, “quebra” a proteína de qualquer carne de certa forma. Então, além de tornar sua composição mais maleável, aumenta a absorção dos temperos, pois “afrouxa” as fibras.

“Uma vez eu vi uma marinada que era uma verdadeira salmoura, é dessa que você está falando?”. Não necessariamente, pois como coração é uma carne frágil, por assim dizer, precisamos apenas de temperos naturais e componentes ácidos.

Contudo, mantenha a mente aberta, porque hoje nós vamos além do tradicional suco de limão. Na verdade, reuni duas sugestões de marinada para coração de galinha baseados em bebidas alcoólicas. Não se preocupe, dá muito certo.

Sugestão 1 – Marinada de conhaque para coração de galinha

  • 1kg de coração de frango limpo e lavado
  • 1 dose caprichada de conhaque de qualidade (cerca de 80ml a 100ml)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 100ml de vinagre balsâmico
  • Suco de 2 limões
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 5 dentes de alho picados
  • Salsinha a gosto

Coloque os corações numa travessa e adicione todos os ingredientes. Em seguida, misture e reserve por pelo menos 30 a 60 minutos. Viu só como é jogo rápido essa marinada?

SUGESTÃO DE PREPARO: faça belos espetinhos de coração e asse em braseiro forte por 15 minutos aproximadamente. Veja mais detalhes no vídeo:

Sugestão 2 – Marinada de cachaça para coração de frango

  • 1kg de coração de galinha limpo e lavado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 6 dentes de alho amassados ou em pasta
  • Pimenta calabresa a gosto
  • 100ml de shoyu
  • Azeite a gosto para unir os sabores
  • Suco de 1 limão
  • 60ml de cachaça ou a gosto

Mesma coisa da sugestão anterior, coloque os corações e junte os ingredientes. Depois é só deixar os corações absorverem os temperos e assar. Essa receita é muito versátil, pois fica boa na churrasqueira e também grelhada!

2. Aprender como limpar coração de galinha pode ser útil nos preparos

Bom, você está lá, prestes a acender a churrasqueira para assar os coraçõezinhos, certo? Inclusive, você já marinou e está tudo muito saboroso. Entretanto, lá no fundo da sua intuição, você sente que ainda assim pode ficar firme.

Nesse sentido, minha segunda sugestão envolve dar uma limpada atenciosa na carne. Só que um ponto de atenção é para não retirar toda a gordura. Afinal, carne para churrasco com gordura é o “santo graal” da gastronomia churrasqueira, concorda?

Veja alguns passos assertivos para limpar corretamente:

  1. Lave todos os corações em água corrente.
  2. Essa etapa é fundamental para eliminar sangue coagulado e resquícios naturais, porém, indesejáveis da carne.
  3. Depois disso, pode ser interessante colocar de molho numa mistura de água, vinagre e suco de limão por alguns minutos.
  4. Há quem faça uma escalda, sabe quando você faz frango escaldado? Então, adiciona-se água quente, mas não é obrigatório.
  5. Por último, a retirada do excesso de gordura e artérias aparentes na “coroa” do coração.

Essa última parte é ainda mais importante, pois interfere diretamente no preparo. Por exemplo, alguns corações possuem grandes artérias expostas que podem ressecar facilmente ao cozinhar, assar ou fritar.

Agora, quanto à gordura, só retire o que for realmente excesso. Essa é uma recomendação geral feita por especialistas, ou seja, sem uma gordurinha extra, a carne tende a perder umidade.

3. Escolher o tipo ideal de preparo para estimular sua suculência

Quantas vezes já fiz preparos cuidadosos, considerando cada etapa, tempo de cozimento e temperos, mas mesmo assim deu errado. E da repetição veio a conclusão, de que algumas carnes ficam melhor em certos preparos.

Vamos pegar a picanha como exemplo. Todo mundo sabe que picanha na churrasqueira é o casamento perfeito em qualquer churrasco, certo? Muitas vezes o assado dá certo mesmo sem cuidados, pois brasa e picanha são “melhores aliados”.

Agora, se não cuidar dos mínimos detalhes da mesma picanha no forno, tenho que desapontar, você pode estragar uma carne. E o mesmo acontece com o coração de galinha, ou seja, existem preparos que são mais recomendados que outros.

  • Coração de frango na airfryer: o resultado aqui é uma típica fritura, mas cada minuto conta muito para a maciez da carne, então, atenção.
  • Coração de galinha frito: talvez uma das receitas mais simples com coração. Fritar coraçãozinho é sensacional e relativamente fácil para preservar sua suculência.
  • Receita de coração de frango no forno: o preparo no forno exige bastante cuidado com o tempo, além da temperatura. O tempo médio é de 40 minutos, mas faça e teste.
  • Receita de coração na pressão: se eu tivesse que escolher apenas um preparo, certamente seria na pressão. Isso porque é o cozimento que melhor retém a umidade do miúdo.

Para quem curte a tendência da carne de panela de pressão, a sugestão na pressão pode surpreender bastante. Afinal de contas, você pode colocar batata, cenoura, alho-poró, brócolis, abobrinha, entre outras coisas deliciosas!

4. Independentemente do preparo, nunca deixe a carne passar do ponto!

Não importa se vai assar na churrasqueira ou fazer na simplicidade da frigideira, o ponto de cocção é a bússola. Um dos aspectos que mais impacta é o tempo que o coração cozinha.

Sua carne é incrivelmente delicada, mas basta um minuto além do necessário e o coração se transforma “num chiclete intragável”. Isso mesmo, sua consistência passa a ser borrachuda e desagradável.

Então, se você quer realmente saber como deixar o coração de galinha macio, respeite o tempo de cada receita. Dessa forma, você sempre terá uma carne super macia, suculenta na medida e com um sabor fora do normal.

DICA EXTRA: quanto tempo coração de galinha pode ficar na geladeira?

Quando descongelado, o coração é altamente perecível, justamente por ter contato direto com sangue e pela composição muscular. Devido a isso, consuma sempre coração o mais fresco possível, combinado?

Dito isso, é crucial entender o comportamento dessa carne quando armazenada na geladeira:

  • Coração de galinha resfriado: depois de descongelado, o coração dura cerca de 2 dias na embalagem original. Em contrapartida, dura apenas 24 horas quando manuseado.
  • Coração de galinha congelado: você pode deixar o coração por até 90 dias no congelador, mas prefira fazer o quanto antes.

Agora você pode inovar nas receitas porque sabe como deixar o coração de galinha macio

E então, encontrou alguma dica que ainda não conhecia? Ou quem sabe descobriu uma técnica nova para dar mais sabor às suas receitas com coração? Embora simples, coração pode pegar qualquer um desprevenido, basta um descuido.

Hoje você aprendeu tudo que precisa para evitar que isso aconteça com você, correto? Agora é “meter a mão na massa” e se aventurar em preparos fantásticos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, e espero de verdade que consiga pôr tudo em prática, de modo a obter os resultados que procura. Não deixe de compartilhar as dicas nas redes sociais e até a próxima!