Coração de frango no forno: Quanto tempo? Como fazer?

Vamos combinar que fazer coração de frango no forno não é o preparo mais tradicional, mas proporciona receitas incríveis. O que acha de aprender tudo sobre essa sugestão de preparo?

Não é porque uma receita não é convencional, que ela não pode funcionar e resultar num prato realmente gostoso. E coração no forno é um exemplo maravilhoso disso, pois assado fica realmente fantástico, mas é fundamental conhecer os detalhes.

Se você busca receita prática, barata e que traz diversidade à mesa, prepare-se para se surpreender. Afinal, hoje você descobrirá tudo sobre o assunto!

Coração de frango no forno: quanto tempo leva e como fazer a melhor receita

coração de frango no forno

Para quem sabe como assar coração de frango na churrasqueira, a receita a seguir vai ficar muito mais fácil. Falo isso porque fica mais simples chegar no ponto de cocção ideal, suculento e sem ressecar.

E esse é um dos pontos mais importantes do preparo, uma vez que o coração tende a perder gordura rapidamente. Ainda mais quando você passa do tempo ou assa em alta temperatura.

Ingredientes

  • 500g de coração de frango (limpos e lavados com limão);
  • Suco de 1 limão espremido;
  • ½ pimentão verde cortado em rodelas;
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto;
  • ½ pimentão amarelo cortado em rodelas;
  • 2 cebolas pequenas cortadas em rodelas;
  • ½ pimentão vermelho cortado em rodelas;
  • Cheiro-Verde e ervas frescas picadas a gosto.

Modo de preparo simplificado

  1. O primeiro passo é colocar os corações numa tigela e acrescentar os temperos secos, como sal, pimenta-do-reino e especiarias.
  2. Em seguida, junte suco de limão e azeite, misturando para agregar os componentes.
  3. Agora, reserve na geladeira entre 15 e 20 minutos, para que o suco de limão e azeite desenvolvam sabores.
  4. Na sequência, pegue uma forma, espalhe pimentões e cebola, formando uma “cama” de vegetais e legumes.
  5. Feito isso, feche bem com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200°.
  6. O tempo dessa primeira etapa é de aproximadamente 30 minutos.
  7. Por fim, tire do forno, retire o alumínio e espalhe mais um fio de azeite.
  8. Volte ao forno a 200° por mais 10 minutos ou até dourar bem.

Portanto, coração de frango no forno leva em torno de 40 a 45 minutos nessa receita. Entretanto, outros preparos podem levar mais tempo.

Por exemplo, ao invés de assar com vegetais como fizemos, você pode espetar os corações e assar como churrasco. Nessa sugestão, o tempo muda, já que é necessário assar em fogo baixo nos primeiros 10 minutos e a 200° para finalizar.

O tempo médio é de 50 minutos, mas vale muito a pena acompanhar de perto. Vou deixar o vídeo da nossa receita acima, assim você confere cada mínimo detalhe!

DICA EXTRA: experimente combinar coração de frango assado com um molho de mostarda delicioso

Se você se empenhou na receita que mostrei, provavelmente terá um acompanhamento perfeito para aquele almoço semanal. Agora, se você quiser dar uma inovada, buscando sabores adicionais, pega essa sugestão de molho.

Essa ideia fica ainda mais incrível se utilizar o líquido resultante do cozimento no forno. Aquele caldo é um dos melhores molhos para carne, e nessa receita vai ajudar a deixar cremoso e encorpado.

Sendo assim, separe o caldo do assado numa frigideira e elimine o excesso de gordura. Em seguida, ligue fogo médio, coloque ½ xícara (chá) de vinho branco seco, mexendo para reduzir e evaporar o álcool.

Depois disso, junte 3 colheres (sopa) de mostarda, se preferir, volte os corações assados, dando um toque de tomilho fresco. O truque é mexer bem para que os ingredientes fiquem homogêneos. Por último, acrescente 1 xícara de creme de leite.

Para não talhar, mexa suavemente para o creme de leite se juntar ao restante, mas não deixe levantar fervura. Prontinho, você pode servir o molho de mostarda sobre o coração ou juntar ao molho e servir tudo junto!

3 coisas que você deve saber sobre o preparo de coração de frango no forno

Já aconteceu de você fazer uma receita que domina inteiramente, mas ao mudar algo, tudo dá errado? Então, isso acontece porque certos ingredientes, no caso o coração de frango, guardam alguns segredos, ou melhor, particularidades.

Por exemplo, preparar carne cupim no forno é uma coisa, mas levar esse corte à churrasqueira, muda completamente a execução. O mesmo acontece com o coração de frango, basta adicionar ou remover algum ingrediente da lista para mudar o preparo.

E como falamos de um miúdo que fica seco com facilidade, é fundamental considerar isso para o resultado saboroso que prometi. Dessa maneira, mostrarei na prática o que fazer e, especialmente, o que não fazer, para dar certo!

1. Procure equilibrar temperatura do forno com o tempo de cozimento

Geralmente as pessoas só se preocupam em saber quanto tempo para assar coração de frango no forno é preciso. Quando na verdade, também deveriam se questionar sobre a temperatura, que é até mais importante no preparo.

Diferentemente das carnes vermelhas, onde altas temperaturas são cruciais para selar o exterior e manter suculência, o coração é diferente. Isso porque a alta temperatura contribui para a perda de líquidos, resultando numa borracha intragável.

“Certo, mas o que fazer para que isso não aconteça com minha receita?”. Simples, basta ir controlando o tempo e a temperatura:

  • Temperatura: quando a receita pede diversos ingredientes, é essencial uma temperatura maior, como na nossa receita. Só que se você assar em espeto, comece baixo e eleve gradualmente, isso mantém maciez.
  • Tempo: o tempo se relaciona ao método acima, pois fica diretamente dependente de como direciona calor ao coração.

Uma dica valiosa é não passar muito de 40 a 45 minutos, estourando 50 minutos. Já vi receita de coração assado com cebola, onde juntou água demais e a pessoa teve que aumentar o tempo de forno.

Nesse exemplo específico, o coração ficou 1 hora e 10 minutos. Não preciso nem dizer que o coraçãozinho virou um pedaço borrachudo e muito desagradável, não é mesmo?

2. Escolha receitas com coração de frango no forno que tenham umidade

Se nas receitas de frango, costumamos fazer deliciosas marinadas para frango, carregue essa dica em todo preparo com coração. Quanto mais tempo você deixa o miúdo marinando, mais líquido ele retém, ou seja, maior a umidade.

Logo, mesmo que o cozimento passe 5 minutinhos, não terá tanto impacto na maciez. Afinal, você aumentou a umidade, lembra? Porém, evite acrescentar muito suco de limão a esse tipo de marinada.

A acidez do limão cozinha lentamente o coração, alterando sua fibra e textura!

3. A limpeza é necessária, mas deve ser cuidadosa!

Limpar o coraçãozinho é opcional demais, visto que basta uma boa lavada em água corrente para eliminar os resquícios indesejáveis. Mas você pode sim dar uma “toalete” no coraçãozinho, que nada mais é do que uma limpeza.

No Nordeste, existe um nome para o cheiro forte de algumas carnes, que é o “pitiú”, você conhece esse termo? Pois bem, para limpar você deve fazer assim:

  1. Coloque cerca de 300g de coração de frango numa tigela.
  2. Acrescente suco de 2 limões Taiti e um toque mínimo de vinagre, se preferir.
  3. Além disso, adicione uma pitada de sal para ajudar a dessorar parte desse cheiro.
  4. Por último, lave tudo muito bem para retirar os sabores e está pronto para assar.

“Mas você não falou nada sobre a gordura, devo tirar?”. Bom, isso fica a seu critério. Eu particularmente não costumo tirar, principalmente porque é mais uma fonte natural de gordura, isto é, favorece receitas bem molhadinhas.

Portanto, você decide aí com o pessoal se deve tirar ou não. Entretanto, se tirar, saiba que o tempo e a temperatura podem mudar ligeiramente!

Está sem tempo? Aposte na facilidade do coração de frango no forno!

Normalmente, aquele domingão em família pede por um saboroso almoço de domingo com frango, não é verdade? E isso se dá não apenas pelo fato do frango ser delicioso e barato, mas também pela sua praticidade. Afinal, basta colocar para assar e está tudo encaminhado.

Com o coração de frango no forno é a mesma coisa. Então, é uma alternativa de carne rápida para almoço que você pode considerar, a fim de agilizar a refeição aguardada.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, leva cada uma até aquele familiar ou amigo que não sabe nada sobre coração. Ah, e compartilhe também nas redes sociais, isso ajuda ainda mais pessoas. Até a próxima!