Como assar frango em pedaços rápido: 4 maneiras de agilizar o preparo com sabor

Praticamente todo mundo ama um franguinho bem assado, mas aprender como assar frango em pedaços rápido é um grande quebra-galho.

E essa é a verdadeira maravilha do frango, ou seja, uma carne que nos oferece um leque gigantesco de facilidades. Porém, quando falamos em assar em pedaços, é necessário pegar alguns truques para não deixar ressecar a carne.

Portanto, se você quer praticidade e sabor, esse conteúdo foi feito especialmente para entregar somente as melhores dicas. Vamos conferir?

Como assar frango em pedaços rápido: 4 maneiras de agilizar o preparo com sabor

omo assar frango em pedaços rápido

O primeiro passo é saber como assar frango no forno de maneira geral. E falo isso porque assim você sabe exatamente o ponto da carne, a temperatura e a crocância desejada.

Inclusive, conhecendo o conceito do assamento, dá até para saber quantos minutos para assar um frango no forno são necessários. Dessa forma, naqueles dias de pura correria, o preparo vai salvar sua refeição.

Então, tudo que você precisa fazer é manter a mente aberta, pois você aprenderá como assar de diferentes maneiras. Aliás, mostrarei como tirar o máximo proveito de cada equipamento na cozinha, aproveite!

1. Receita tradicional de frango em pedaços no forno com batatas

Impossível falar de assar frango no forno e não se lembrar daquele preparo magnífico de coxa e sobrecoxa, não é verdade? Com algumas batatas então, é de encher a boca d’água antes mesmo de servir na mesa.

E como não poderia ser diferente, para abrir a nossa apetitosa lista de receitas rápidas, trago até você algo delicioso. Sabe aquela típica receita de mãe, que você chega e o franguinho está servido ainda quentinho? Então, é disso que estou falando, anote:

Ingredientes

  • 1,5kg de coxa e sobrecoxa de frango (lavada e limpa);
  • 1 colher (sopa) de alho triturado;
  • 5 colheres (sopa) de maionese;
  • 2 colheres (sopa) de mostarda;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 cebola pequena ralada;
  • 1 colher (sopa) de chimichurri;
  • Pimenta calabresa a gosto;
  • 1 colher (chá) de açafrão (colher cheia);
  • Colorau e açafrão a gosto;
  • 2 batatas grandes cortadas em 4 partes (limpas e lavadas);
  • Azeite para dar “liga” ao tempero.

O tempero do frango para assar no forno é muito simples, basta misturar maionese, mostarda, alho e cebola até homogeneizar. Em seguida, acrescente o restante dos temperos naturais e volte a mexer.

Na sequência, espalhe esse tempero na coxa e sobrecoxa e reserve pelo tempo que tiver disponível. Esse processo é conhecido como marinada para frango, e pode levar de 1 a 12 horas, fica a seu critério.

Por último, unte uma assadeira de alumínio ou use uma de teflon e espalhe a carne com as batatas. Antes que me pergunte se para assar frango precisa de papel alumínio, nessa receita não é necessário. Leve em forno preaquecido a 200° por cerca de 80 a 90 minutos.

2. Como assar frango em pedaços rápido na airfryer?

Para você que se pergunta como assar frango na airfryer, aqui vai uma receita de lamber os dedos. Você pode usar coxa e sobrecoxa, coxinha, asinha, dentre outros cortes. E falo isso porque frango e airfryer são o casamento perfeito.

Aliás, o próprio tempero é muito pessoal, lembrando que na airfryer os sabores costumam ficar mais acentuados. Então, se você caprichar no alho, cebola e sal, certamente sentirá bastante seus sabores, veja uma sugestão de tempero:

  • 1kg de frango picado a passarinho
  • 2 dentes de alho amassados
  • ½ cebola ralada
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • ½ colher (sopa) de shoyu
  • 1 colher (sopa) de maionese
  • Pimenta calabresa, pimenta branca moída e açafrão a gosto
  • Tomilho, alecrim, manjericão e orégano desidratados a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite para trazer uma camada extra de sabor

Misture tudo numa tigelinha até virar um molho bem cremoso e envolva o frango no tempero. Em seguida, pré-aqueça a airfryer a 180° por 5 minutos e coloque o frango no fundo do cesto.

Programe a temperatura a 200° por 30 minutos, virando a carne na metade do tempo. Na sequência, abra, vire novamente e programe mais 10 minutos. Prontinho, seu frango a passarinho na airfryer estará suculento, saboroso e irresistível!

3. Sugestão diferente de frango assado com cebola e bacon no forno

A coisa que eu mais gosto de fazer é encontrar receitas diferentes. E já que falamos de assar frango em pedaço, olha que ideia genial. Primeiramente, você precisará de:

  • Pedaços de frango cortados na junta (quantidade da sua preferência)
  • 2 a 3 cebolas cortadas ao meio com casca
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 200g de bacon em tiras pequenas
  • Suco de 1 laranja
  • Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere os pedaços de frango com sal, azeite, pimenta e suco de laranja, misture para pegar os temperos.
  2. Nesse meio tempo, pré-aqueça o forno a 190° por 10 minutos.
  3. Uma dica interessante é cortar a base da cebola, deixando-a reta para parar na assadeira.
  4. Agora, numa assadeira você colocará as cebolas cortadas ao meio.
  5. Sobre a cebola, disponha pedacinhos de alecrim.
  6. Feito isso, tempere a cebola com pouco de sal, azeite e pimenta.
  7. Para finalizar com chave de ouro, arrume um pedaço de frango sobre cada metade de cebola.
  8. Espalhe tiras de bacon sobre o frango, besunte azeite e leve ao forno.
  9. O tempo médio é de 70 a 80 minutos, mas acompanhe sempre.

Olha que sugestão fantástica para servir naquele almoço especial, pois é simples e super diferente ao mesmo tempo. Isso sem contar o sabor inacreditável que fica, você tem que experimentar:

4. Frango suculento em pedaços assado no forno elétrico

A última receita de hoje é para aquelas pessoas que ainda se perguntam: “por que colocar maionese na carne?”. Isso porque você vai temperar cerca de 1,5kg de frango cortado em pedaço. Pode ser coxa, sobrecoxa, coxinha, enfim, qualquer parte.

Como tempero, aposte no alho amassado, cebola ralada e nas suas versões em pó, pois trazem um sabor delicioso. Além disso, coloque pimenta-do-reino, chimichurri, ervas finas, manjericão, cominho e tudo mais que preferir.

O truque está em adicionar bastante azeite ou, quem sabe, um pouco de manteiga em temperatura ambiente. O último passo é misturar maionese, mostarda, açafrão e um pouco de pimenta branca, até virar um creme denso.

Agora, mergulhe a carne temperada nessa mistura repleta de sabor e reserve por alguns minutos enquanto aquece o forno elétrico. O segredo para não grudar na assadeira do forno é besuntar óleo ou margarina, criando assim uma camada extra.

Além do mais, o próprio tempero é úmido, ou seja, ajuda a não grudar. Em todo caso, acrescente pedaços de cebola cortada em pétala e outros ingredientes, tudo para criar mais umidade.

A temperatura deve ser cerca de 180° e o tempo aproximado fica entre 80 a 90 minutos.

DICA EXCLUSIVA: é fundamental assar o frango em temperaturas menores por mais tempo, do que em temperaturas altas para agilizar. No fim das contas, a carne branca perde umidade com facilidade e, assando lentamente, você sela a carne e mantém toda a umidade interna!

Quem procura facilidade precisa aprender como assar frango em pedaços rápido

Agora que aprendeu como assar frango em pedaços rápido, me diga se não é a coisa mais incrível desse mundo? Viu só como dá para fazer receitas suculentas em praticamente todo equipamento e de maneira superfácil?

Então, extraia o máximo proveito das dicas, claro, adequando à sua cozinha e, sobretudo, às suas preferências. Tenho certeza de que aquele almoço de domingo com frango nunca mais será o mesmo depois de hoje!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais para gerar engajamento. E outra, tenha certeza de que você estará ajudando alguém em algum lugar, né? Até a próxima!