Para assar frango no forno precisa de óleo? Descubra a verdade

Quer dizer que você está com dúvidas se para assar frango no forno precisa de óleo, e qual seu papel no preparo?

Sempre costumamos comprar frango já assado, mas quando chega na hora de fazer em casa as dúvidas se acumulam, não é mesmo? Quando falamos em preparo no forno, aí é pior ainda. Por mais que seja simples, existem alguns truques que precisam de atenção.

Então, eu resolvi separar para você as melhores dicas sobre o tema, além de sugestões que farão seu frango assado parecer profissional de tão saboroso. Vamos lá?

Será que para assar frango no forno precisa de óleo? Descubra a verdade agora!

para assar frango no forno precisa de óleo

Olha, eu já vi muita gente perguntando se para assar frango precisa de papel-alumínio, mas óleo é a primeira vez. Ficar em dúvida quanto ao alumínio é compreensível, visto que ele agiliza e deixa o cozimento bem uniforme.

Respondendo de forma simples, sim e não. Sim porque óleo é um tipo de gordura, ingrediente indispensável para umedecer o frango. E não, porque existem ingredientes melhores que o óleo, tanto pela saúde quanto pelo sabor e resultado.

Por conseguinte, você não precisa de óleo para assar frango no forno, é algo totalmente opcional. Falo isso porque esse tipo de gordura é colocado no momento de temperar o frango e não para assar.

Não é como se você fosse espalhar óleo na assadeira para ajudar no cozimento. Claro, você pode sim besuntar a forma para evitar que a asinha de frango assada grude, isso gera até economia.

Mas nesse caso, sua função se resume a criar uma película protetora para que os alimentos desgrudem com facilidade. Aliás, outro ponto importante é quanto ao tipo de frango assado.

Afinal, tem frango inteiro, coxinha, sobrecoxa, coxa e sobrecoxa, asinha, entre outras partes.

Por exemplo, se espalhar óleo num frango grande para fixar os temperos lhe parece econômico, na coxinha não precisa. É possível obter um resultado ainda melhor apenas com azeite, quem sabe.

Tenho comigo que é mais vantajoso esquentar a cabeça com acompanhamento para frango assado, do que com o óleo, concorda? Mesmo porque, fiz questão de procurar alguns substitutos para deixar sua receita mais saborosa!

O que pode substituir o óleo no frango assado no forno?

Bom, se o óleo é dispensável, mas ainda assim precisamos de uma fonte de gordura, o que colocar no lugar do óleo? Nesse contexto, o que é mais saudável, azeite ou óleo?

Por mais que a industrialização prejudique nossa saúde a longo prazo, vide as carnes processadas, suas facilidades são muito vantajosas. E quando falamos em trocar o óleo no frango assado, temos uma variedade ampla de opções.

O seu ponto de partida deve ser sempre o impacto do preço no bolso. Digo isso porque o óleo ainda é um pouco mais barato que o azeite. Se bem que a diferença de preço já foi maior, ou seja, será que não compensa mesmo?

Além disso, um produto que tem aparecido bastante nas prateleiras é o óleo composto ou misto. Esse produto é feito com óleo de soja e uma parte de azeite. Tudo bem que a concentração de azeite quase não passa de 10%, mas é uma possibilidade.

Veja estas sugestões para trocar o óleo tradicional

  • Manteiga é um exemplo de gordura boa para besuntar o frango.
  • Azeite extra virgem é um pouco mais caro, mas compensa no sabor e no resultado do assado.
  • Azeite tipo único, que é uma mistura de azeite refinado com azeite extra virgem, tem bom preço e sabor agradável.
  • Óleo composto possui uma quantidade elevada de óleo refinado, mas com uma porção de azeite, é satisfatório na culinária.

SUGESTÃO EXTRA: para se ter uma ideia, existe uma receita de frango assado que é feita com manteiga e ervas. Para dizer a verdade, é uma marinada para frango em que você utiliza bastante manteiga como fonte de gordura. Como resultado, você assa um frango inteiro suculento e maravilhoso, dá uma olhada na receita:

2 sugestões de receitas para um frango úmido e suculento

Gosto de pensar que não basta saber as coisas na teoria, é preciso praticar para realmente adquirir o conhecimento. Separei uma mistura específica para os principais cortes de frango, vamos explorar ao máximo os melhores temperos para frango.

1. Frango assado inteiro como de padaria

E se eu te falar que dá para fazer um frango assado daqueles de padaria, sem usar gordura alguma? Se é economia que você quer, essa sugestão é a melhor. Vale ressaltar, que para frango inteiro você precisa marinar entre 12 e 18 horas.

Dito isso, ao invés de colocar óleo, manteiga, azeite ou óleo misto, vamos usar água. Isso mesmo, a nossa marinada leva:

  • 1,5kg de frango
  • 1 cebola grande picada
  • 5 dentes de alho amassados
  • 3 cubos de caldo de galinha
  • 1 colher (sobremesa) bem cheia de sal
  • Pimenta-do-reino, açafrão e orégano a gosto
  • Água para complementar a marinada

Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Em seguida, fure toda a carne do frango, coloque-o num saco para alimentos e despeje a mistura batida. Feche e reserve na geladeira ao menos 12 horas.

Por último, transfira para uma forma, cubra com papel-alumínio e leve para assar a 180° por 60 minutos. Após esse tempo, abra e volte por mais 2 horas ou até dourar.

DICA EXTRA: se você é daquelas pessoas que preferem mais suculência, você pode adicionar um pouco de manteiga sobre o frango na última hora de forno.

2. Coxa e sobrecoxa assada

Essa segunda sugestão é ainda mais diferente. Isso porque colocaremos um ingrediente básico do cotidiano para temperar a coxa e sobrecoxa de frango, maionese. Isso mesmo, você vai criar um tempero incrivelmente cremoso, usando:

  • 6 coxas e sobrecoxas limpas
  • 4 colheres (sopa) de maionese
  • 5 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de creme de cebola
  • Sal e pimenta-do-reino, orégano e açafrão a gosto
  • Azeite suficiente para umedecer o tempero

Leve estes ingredientes para uma tigela e misture até virar uma pasta cremosa e uniforme. Em seguida, despeje sobre a carne e mexa para pegar em tudo. Se notar que está meio seco, dê mais uma “golada” de azeite para finalizar.

O tempo médio de forno é de 1 hora e 40 minutos, não precisa colocar papel-alumínio. Essa receita parece ter saído do livro de receitas de almoço de domingo com frango, de tão maravilhosa que é!

“Ah, mas tenho em casa apenas a coxinha da asa, tem como fazer?”. Sim, pois você pode seguir na mesma linha da sobrecoxa. Dessa forma, coloque maionese, mostarda, temperos e especiarias, como açafrão na carne.

Inclusive, junte um pouco de cebola ralada e bastante cheiro-verde, misture e leve para assar. “Diz uma coisa, pode assar frango em travessa de vidro, é a única que tenho?”. Sim, e o vidro é até melhor porque ajuda no cozimento uniforme!

O frango representa preparos simples e refeições deliciosas

Aproveite que para assar frango no forno não precisa de óleo e faça boas substituições, visando sempre aquele sabor que encanta e conquista o paladar das pessoas. Domingão é o dia mais apropriado para colocar seu novo conhecimento à prova.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais para facilitar a vida das pessoas, tem sempre alguém exagerando com óleo no frango, não é? Até a próxima!