Como assar frango no forno: Aprenda como fazer inteiro

Convenhamos que todo mundo ama de paixão frango assado, mas não é todos que sabem como assar frango no forno. Você, por exemplo, sabe uma receita infalível?

Costumo dizer que não é necessário ter técnicas apuradas ou conhecimentos extraordinários para assar frango. Mas que existem certos macetes e segredinhos da cozinha de antigamente, ah, isso com certeza faz parte de qualquer preparo.

No conteúdo de hoje, procurei montar um guia bem completinho, com muitas dicas assertivas e sugestões profissionais. Então, vem comigo desvendar o preparo!

Como assar frango no forno: aprenda a fazer inteiro e com uma maciez única

como assar frango no forno

Geralmente, as pessoas escolhem cortes menores de frango para assar, como coxinha, peito e coxa e sobrecoxa. Só que muitas vezes, o motivo por trás da escolha não é a preferência pelo corte. Mas sim o receio de assar inteiro e ressecar.

E prova disso é a escolha de preparar frango a passarinho no forno, que fica incrível, mas consideravelmente menos suculento. E outra, fica muito mais barato comprar o frango inteiro do que apenas os cortes, concorda comigo?

Nesse sentido, a única alternativa é “colocar a cara a tapa” e aprender cada detalhe do frango assado perfeito!

1. Como temperar frango para assar no forno + ideias de temperos

Naturalmente, o frango tem um sabor suave que, sem um tempero bem escolhido, pode ficar “sem graça”. E isso é mais evidente quando assamos, pois, a carne perde parte do sabor devido à umidade reduzida.

Desse modo, cabe a nós planejarmos os condimentos e especiarias que darão originalidade e muito sabor à carne. Com isso, o primeiro passo é aprender como temperar frango para assar no forno, esse é o coração de qualquer receita.

E aqui me refiro às diferentes especiarias e condimentos que você encontra no mercado hoje. Antigamente dava um “trabalhão” encontrar bons temperos naturais para carne, quando muito, ingredientes frescos que custavam bem mais.

Entretanto, hoje há todo tipo de ingrediente que você possa imaginar, o que nos abre um mundo de incontáveis combinações. Em vista disso, escolhi um mix de sabores que vai agradar até o familiar mais “enjoado”, pode apostar, anote:

Ingredientes do “recheio”

  • 1 frango de aproximadamente 1,8kg
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 4 folhas de louro
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta-da-Jamaica a gosto
  • ½ cabeça de alho com casca
  • 1 cenoura inteira
  • ½ cebola

Ingredientes da finalização do tempero

  • 2 cenouras cortadas ao meio e descascadas
  • 2 cebolas cortadas em 4 partes
  • 6 a 8 batatas bolinha com casca
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • Azeite a gosto para besuntar
  • 100ml de vinho branco seco (opcional, substitua com água)

Temperando perfeitamente o frango

De forma muito prática, basta colocar os ingredientes do recheio dentro de frango, inclusive o sal e as pimentas. Daí você amarra muito bem as perninhas e vamos ao tempero da pele.

Sendo assim, espalhe sal e pimenta e coloque o frango numa assadeira com o peito virado para baixo. Em seguida, espalhe cenoura, cebola e batata nas laterais. Depois disso, besunte a carne com azeite e posicione a manteiga sobre o dorso da ave.

Você não precisa necessariamente fazer uma marinada para frango. Porém, caso queira ter uma experiência única, coloque os ingredientes acima num saco plástico, junte o frango e adicione líquidos. Aqui pode ser vinho, água ou caldo de legumes.

Por fim, você deixa marinando pelo menos 12 horas na geladeira e segue com o preparo. E por falar nisso, é hora de saber como e quanto tempo leva essa belezura no forno.

2. Como você deve assar frango no forno

Vejo por aí muitas pessoas com dúvidas se para assar frango precisa de papel-alumínio. Nessa receita não é necessário, pois queremos justamente dar um acabamento bacana ao frango.

Agora, se fosse para deixar o peru macio e suculento, diria que é indispensável. Muito se deve ao tempo de cozimento do frango, que é menor do que em outras aves.

Quem sabe o que é um chester, provavelmente vai se identificar com essa dica. Afinal, é uma ave maior e demanda mais tempo de forno, daí a necessidade do alumínio.

Veja o passo a passo para assar o frango:

  1. Nessa etapa, você temperou o frango, preparou os demais ingredientes e colocou tudo na assadeira.
  2. Uma dica relevante: pré-aqueça o forno por 15 minutos a 220°.
  3. Depois disso, leve a assadeira aberta com o frango virado para baixo no primeiro momento.
  4. Quando completar cerca de 45 minutos, abra e vire o frango com o peito para cima.
  5. Por último, você deve assar por cerca de 40 a 50 minutos.
  6. Aliás, quando der o tempo, abra, coloque o vinho na lateral da assadeira e deixe mais 5 minutos.
  7. Com isso, você vai deglaçar naturalmente o fundo criando mais uma camada incrível de sabor.

O tempo total aqui é de 1 hora e 20 minutos, mas isso muda facilmente. Um bom direcionamento é se guiar pela cor da pele. Se estiver dourando a ponto de criar aquela “visão do paraíso”, está ficando bom.

Um truque interessante, é furar a lateral do peito, se o líquido sair rosado, está cru. Por outro lado, caso escorra um líquido transparente, a carne cozinhou perfeitamente e precisa de mais tempo apenas para dourar.

3 dicas muito valiosas para acertar em cada detalhe

  1. Temperatura para assar frango no forno: a temperatura de 220° pode espantar muita gente, mas é ideal aqui. Porém, quando assar com papel-alumínio, reduza para 190° para uma cocção certeira.
  2. Marinar o frango dá mais maciez: apesar de não obrigatória, a marinada consegue incrementar o frango. Em especial, quando assamos aberto, pois marinar traz mais umidade e evita que resseque.
  3. Aposte em ingredientes adicionais: todo ingrediente assado junto dá muito mais sabor e textura. Logo, invista em legumes, vegetais e líquidos que possam agregar suculência, como é o caso do vinho branco.

Viu como não tem segredo? Percebeu como não é um preparo complexo, mas sim muito prático e incrível? Pois bem, se você ficou até aqui comigo, tenho uma surpresa bônus para você, logo abaixo!

Sugestão curiosa de frango assado na manteiga com arroz e legumes

Antes de mais nada, preciso fazer uma pergunta: o quanto você gosta de manteiga? No preparo de carne assada no forno, você costuma usar? E no frango assado, já experimentou?

Então, recentemente um vídeo “bombou” na internet, onde a pessoa usava exatamente 1 quilo de manteiga para assar o frango. “Nossa vida, mas o frango vai ficar com gosto de manteiga pura, não vai?”.

Somente fazendo para saber o resultado, mas adianto que é algo realmente diferente e, não, você não comerá só manteiga. Primeiro porque a manteiga vai derreter e a carne absorverá apenas o necessário.

Segundo, porque o preparo também leva arroz, batatas e alguns outros legumes. Nesse sentido, você prepara uma manteiga cheia de tempero e ervas, envolve a ave e reserva na geladeira.

O único ponto de atenção, é que o arroz precisa ser o parboilizado, aquele que foi pré-cozido. O tipo agulhinha não dá certo. Desse modo, você dispõe arroz cru no fundo de uma assadeira, coloca cenoura, batata, frango por cima e leva para assar.

Obviamente que é uma grande curiosidade, mas você pode, por exemplo, diminuir a quantidade de manteiga. No fim das contas, o resultado pode te surpreender, fique com o vídeo e veja que interessante:

Aprender como assar frango no forno é uma arte que todos deveriam saber

Curiosidades à parte, o que você achou de aprender o passo a passo certeiro de como assar frango no forno? Viu alguma dificuldade? Ou acha que é muito mais simples do que imaginava?

Para quem não quer gastar tanto nas carnes de Natal, o frango assado é um excelente substituto para o peru.

E outra, encontrar boas opções de acompanhamento para frango assado é a coisa mais fácil do mundo, aposte na ideia. Vou ficando por aqui, mas com a satisfação de ter mostrado dicas reais e um preparo que fará toda a diferença em sua cozinha.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso tenham ajudado você, peço que compartilhe nas redes sociais. Dessa maneira, mais pessoas conseguem economizar, mas sem deixar de comer uma carne satisfatória e deliciosa. Até a próxima!