Acompanhamento para frango assado: O que combina?

Encontrar o melhor acompanhamento para frango assado é uma das alternativas sensatas para compor refeições equilibradas e completas ao mesmo tempo.

Normalmente, o frango assado é feito ou comprado aos domingos, e nestes dias costumamos receber amigos e familiares. Então, automaticamente se torna uma obrigação escolher boas opções que satisfaçam a todos, mas que somam ao sabor do frango.

Nesse contexto recheado de dúvidas, acredito ter separado as melhores sugestões possíveis para deixar sua mesa simplesmente irresistível. Que tal conferir comigo?

Acompanhamento para frango assado: 5 sugestões maravilhosas que combinam

acompanhamento para frango assado

De todas as carnes que você pode comprar, o frango é a mais versátil e isso é indiscutível. Além disso, sua praticidade atende todos os níveis de habilidade culinária. Por exemplo, o chef de cozinha pode preparar de muitas maneiras inimagináveis.

Contudo, a pessoa que não tem experiência, também consegue incluir em seu cardápio, concorda? E o frango assado é o melhor exemplo disso, uma vez que geralmente basta aprender como temperar frango para assar.

1. Combinação leve de arroz com lentilha + purê de mandioquinha sedoso

Eu escolhi o arroz de lentilha, mas você pode optar por retirar, caso não goste. Costumo incluir porque é um ingrediente capaz de reduzir o nível de açúcar no sangue, sabia dessa? Pois bem, vamos anotar os ingredientes dessa sugestão inicial:

Ingredientes do arroz

  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 2 cebolas pequenas;
  • Sal e uma pitada de açúcar a gosto;
  • 2 dentes de alho processados;
  • ½ colher (chá) de shoyu;
  • 1 xícara (chá) de arroz;
  • ½ xícara (chá) de lentilha;
  • 2 xícaras (chá) de água quente.

Sem muito segredo, refogue a cebola e o alho no azeite, junte o arroz e demais ingredientes, adicione a água e deixe até chegar no ponto. Essa sugestão pode ser melhorada com batata ou cenoura cozidas em cubinhos.

Ingredientes do purê

  • 1 mandioquinha
  • 1 maço de brócolis ninja
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 dentes de alho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 50ml de Leite

Depois que cozinhar a mandioquinha e o brócolis, amasse tudo até virar uma massa cremosa. Na frigideira, derreta a manteiga, refogue o alho e junte a massa do purê. Por fim, entre com o leite e misture até chegar na consistência ideal.

DICA EXTRA: sirva uma porção de purê de um lado, o arroz com lentilha do outro e complemente essa pintura com uma bela coxa e sobrecoxa assada, o que acha disso tudo?

2. Refeição completa com arroz de forno recheado + salada refrescante

Não sei em sua cozinha, mas por aqui tem dias que não sobra tempo para nada. E ficar na cozinha “perdendo tempo” de forma desnecessária não é uma opção. Nesses casos, o mais óbvio é escolher um preparo que seja “mexeu está pronto”, concorda?

Então, pensando nesse cenário, montei uma sugestão caprichada que é uma “mão na roda”. Estou falando de um arroz recheado completo, sabe aqueles que levam até mesmo queijo e legumes?

Inclusive, uma salada para acompanhar carne assada vem bem a calhar, por isso, não deixe de anotar.

Ingredientes do arroz “completão”

  • 4 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 xícaras (chá) de frango desfiado
  • ½ xícara (chá) de molho de tomate
  • 1 lata de seleta de legumes
  • ½ cebola picada
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • 250g de muçarela
  • 250g de presunto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O pulo do gato é refogar o frango com temperos e especiarias, misturar arroz e montar na travessa em camadas. Simples demais, não é mesmo? Não se preocupe com os detalhes, afinal, separei um vídeo no capricho para você:

DICA EXTRA: quanto à salada, fica muito a seu critério, mas eu recomendo usar agrião, rúcula, alface roxa, pedacinhos de queijo branco e um mix de azeite, pimenta-do-reino e molho balsâmico. Por último, misture e sirva, uma delícia!

3. Renove a sua receita de maionese com ingredientes diferenciados

Toda mesa que se preza tem que ter alguns pratos específicos. Nesse sentido, podemos relacionar frango assado, arroz saboroso e maionese que faz qualquer um “comer como se não houvesse amanhã”.

Portanto, o intuito aqui é mostrar para você as incontáveis opções de maionese que podem diversificar a refeição:

  1. Maionese refrescante com azeitonas, vagem, abobrinha italiana, hortelã fresca, batata, cenoura, pimentão vermelho e muita maionese.
  2. Maionese marcante com queijo provolone, muçarela, bacon frito, milho, tomate cereja e ervilhas frescas.
  3. Opção de maionese com peito de peru.
  4. Opção de salada de batata com ovo cozido, limão e cenoura em palitos finos, parece muito maionese, mas é ainda mais refrescante.

4. Arroz à grega com salsinha + farofa de ovo cremoso para uma refeição chique

Mesmo que a pessoa não conheça a combinação de ingredientes, provavelmente todos já provamos o arroz à grega. Esse prato tradicionalíssimo brasileiro, leva legumes cozidos e uva passa, verdadeira explosão de sabor e cores vivas.

Porém, o grande destaque aqui é aprender como fazer farofa de ovo. E não estou falando de farofa ressecada não, pois aqui faremos assim:

  1. Coloque 1 colher (sopa) de manteiga e ½ colher (sopa) de azeite numa frigideira.
  2. Assim que esquentar e derreter, adicione 5 ovos inteiros, um ao lado do outro.
  3. Tempere com pimenta-do-reino, açafrão, colorau e um toque de curry.
  4. Quando a clara firmar e ficar consistente, quebre as gemas e misture suavemente.
  5. Nesse momento, vá adicionando farinha de mandioca aos poucos.
  6. Um truque incrível, é equilibrar com azeite até chegar no ponto desejado.
  7. Finalize com sal, cheiro-verde picadinho e uns pedacinhos de pimenta de cheiro.

“Ah, mas prefiro fazer com ovo cozido, tem como?”. Sim, para isso cozinhe os ovos por 10 minutos e depois corte-os em pedaços menores. No entanto, você precisa de mais manteiga e azeite, do contrário, a umidade é reduzida e resseca a farofa.

DICA EXTRA: sabe o que mais combina com essa refeição maravilhosa? Batatinhas assadas no forno com azeite, alecrim e tomilho. Sabe aquela batata bolinha que normalmente vem no frango assado? Então, experimente porque fica sensacional!

5. Legumes grelhados é um clássico que pode ser escolha certa!

Chame de refeição saudável ou simples, mas um acompanhamento para frango assado que nunca desaponta, são os legumes grelhados. E aqui você pode aproveitar o tempo de forno do frango ou grelhar individualmente.

Todavia, se for cozinhar em separado, o ideal é apostar em ervas frescas e especiarias saborosas. Por exemplo, você pode fazer brócolis, cenoura, couve-flor e tomate mascote com bastante azeite e alecrim fresco.

Ou quem sabe, optar por um mix de cogumelos, pimentões amarelos e vermelhos, aspargos, berinjela, tomate e cebola roxa. Regue tudo com muito azeite e manteiga e grelhe até ficar al dente. A refeição está pronta, só falta o frango!

Além disso, para quem vai assar frango em travessa de vidro, é ideal colocar os legumes por cima. Dessa maneira, tudo é assado e grelhado com uniformidade, aspecto essencial de uma boa apresentação!

Quem disse que molho não é acompanhamento para frango assado?

Na correria do preparo da refeição, é comum a gente esquecer as coisas mais óbvias. E estou falando das opções de molho para acompanhar frango assado. Dificilmente algum molho dá trabalho, pois basta misturar e servir. Veja opções:

  1. Molho pesto.
  2. Molho cremoso de mostarda, mel e especiarias.
  3. Opção refrescante de molho com hortelã e toque de iogurte.
  4. Opção de molho consistente de parmesão ralado.
  5. Sugestão de molho picante para acompanhar frango.

Agora que você descobriu muitas variações de acompanhamento para frango assado, a dificuldade será escolher apenas uma, não é mesmo? Então, diante da carne cara atualmente, o frango ainda é barato, versátil e velho companheiro da semana.

Por sua vez, procure diversificar, de modo a encaixar as sugestões de hoje em sua rotina alimentar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não de compartilhar para que outras pessoas possam explorar novas possibilidades. Até a próxima!