Chuleta bovina: Qual parte do boi? É macia? Saiba tudo!

Finalmente você está prestes a descobrir tudo sobre chuleta bovina, que é um corte tradicional das receitas brasileiras.

O Brasil é um país tão vasto em suas dimensões, que um mesmo corte pode ter inúmeros nomes diferentes. A chuleta de boi é um exemplo fantástico disso, é inacreditável como tem gente que desconhece o corte. E a curiosidade, como está?

Tudo que você precisa fazer é despender alguns poucos minutos para conferir cada uma das dicas sensacionais de hoje. Veja também muitos preparos incríveis!

Qual parte do boi é retirada a chuleta bovina?

chuleta bovina

A chuleta bovina nada mais é do que a bisteca bovina, logo, o corte sai da parte traseira do animal. De maneira precisa, chuleta é o corte do lombo do contrafilé, mas com parte do osso da costela do boi.

Quando você olha para uma bela chuleta dá para identificar o osso que separa contrafilé e filé mignon, consegue acreditar? Geralmente é retirado das oito últimas costelas que ficam a par com o contrafilé.

Em vista disso, eu nem preciso dizer o quanto esse corte é saboroso, macio e suculento, não é mesmo? Uma curiosidade bacana: a partir da chuleta você pode experimentar um corte de carne americano dos deuses.

Estou falando do T-bone, que é a parte mais alta da bisteca e acompanha o osso da coluna. Assim sendo, na parte superior você tem contrafilé, no centro o osso repleto de sabor e, abaixo, filé mignon. É simplesmente a visão do paraíso.

Apesar de ter um nome singular, se trata do lombo do contrafilé retirado com parte do osso, só isso.

Por que a bisteca bovina é chamada de chuleta? Onde surgiu isso?

Eu sempre procuro fontes confiáveis para trazer informações complementares. Porém, eu fico sempre com um pé atrás quando se trata dos nomes das carnes. Lá no fundo quase ninguém sabe verdadeiramente a origem dos nomes.

O mesmo acontece com chã de fora, vai saber quem inventou o termo e a razão para esse nome, concorda? Dito isso, o que eu encontrei sobre a chuleta até que faz sentido, e compartilho com você agora.

De acordo com as minhas pesquisas, o termo chuleta tem raízes espanholas, mais especificamente com a palavra “chuletón”. Por sua vez, a tradução disso é algo como “costela grande” ou “grande costela”.

Posso deduzir que seja verdade, uma vez que a chuleta é composta por parte dos ossos da costela, lembra? Posteriormente, com o passar dos anos o corte se popularizou em terras tupiniquins.

Entra em cena o brasileiro que é campeão em adaptar o nome das coisas para seu cotidiano. E o que antes era “chuletón”, se transformou em chuleta. O entrecôte bovino corrobora o que acabei de dizer.

O que você precisa saber sobre a chuleta de boi?

Tudo bem, agora você já sabe praticamente tudo que precisa para tacar fogo na brasa, certo? Errado, é fundamental considerar as principais características desse corte magnífico. Afinal, essa é a maneira correta para acertar em cada mínimo detalhe:

  1. Marmoreio diferenciado: por ser um corte “derivado” da carne contrafilé, o marmoreio é algo indiscutível na chuleta. Com isso, o sabor prazeroso é uma das principais qualidades.
  2. Espessura tradicional: eu considero esse assunto controverso, pois nem todos gostam de carne ao ponto. Tradicionalmente, a chuleta é uma carne preparada com espessura de um dedo, é pura maciez.
  3. Sabor característico: alguns dizem que o sabor é intenso, outros apreciam como se fosse uma riqueza no paladar. Já eu digo que é uma carne que atende desde a ocasião simples até aquela comemoração.
  4. Presença do osso: o maior diferencial da chuleta bovina é o osso. Não consigo expressar como é saborosa a carne da região do osso. No próximo churrasco com a galera, faça e tire suas conclusões.

Obviamente que tudo isso só é aproveitado se você comprar uma carne de alta qualidade. Experimente, por exemplo, a chuleta de carne angus e me conta o que achou do sabor e suculência!

Chuleta bovina para churrasco é uma boa escolha?

Bem, eu tenho amigos que só fazem churrasco se tiver bons pedaços de chuleta de boi. Então, posso assegurar que é uma carne show para surpreender no churrasco do domingo.

Minha avó sempre dizia que a chuleta é a versatilidade na tradição brasileira resumida em um corte. Eu admito que até pouco tempo eu não a via dessa forma. Afinal, como substituir a fraldinha, maminha ou alcatra, né?

Eis que lá estava eu indo ao supermercado comprar as coisas. Como eu sou uma pessoa precavida, claramente fiz uma lista do que não pode faltar no churrasco. Contudo, quando cheguei no açougue meu camarada açougueiro fez uma cara esquisita.

Logo percebi que havia algo errado e que ele tinha uma surpresa não tão agradável quanto eu gostaria. Dito e feito, o boi não foi desossado e a picanha na churrasqueira teria que ficar para outro dia.

Entretanto, amigo é amigo e logo ele me recomendou a chuleta, disse que estava no capricho, eu confiei e levei. Acredito que você tenha captado o desfecho da história, ou não? Aquele foi puramente o melhor churrasco que eu já tinha feito.

A partir daquele dia, toda churrasqueada em casa tem ao menos um belo “bifão” de chuleta. Uma sugestão pessoal: peça ao açougueiro, chuletas com 1 dedo de espessura. Depois é só assar rapidamente em braseiro intenso e se deliciar!

6 ideias para preparar chuleta bovina + receita bônus

Nessa altura do campeonato você sabe tudo sobre chuleta, talvez esteja faltando apenas aprender como diferenciar o preparo. Esse é o menor dos problemas, já que a chuleta pode ser assada, grelhada, frita e cozida na pressão.

Não é por menos que a bisteca de boi assada é uma explosão de sabor e suculência no paladar. Veja alguns preparos exuberantes com chuleta de boi para você nunca mais esquecer essa carne:

  1. Chuleta grelhada na manteiga de ervas frescas, temperada com cebola, alho, ervas finas, sal, pimenta-do-reino e páprica picante.
  2. Chuleta de boi assada na churrasqueira e servida com tabule é um espetáculo, todos precisam conhecer.
  3. Receita de chuleta frita com linguiça toscana caseira e cebola caramelizada no vinho tinto.
  4. Receita caprichada de chuleta assada no forno com batatas salteadas e legumes para acompanhar carne assada.
  5. Sugestão de bisteca assada na panela de pressão com molho de redução de vinho, especiarias e caldo caseiro.
  6. Tradicional preparo de chuleta na brasa servida com molho caseiro de chimichurri.

Eu vou chutar aqui, talvez acerte bem longe, mas pode valer o pontapé. Você gosta de churrasco, né? Claro, se tiver carne assada durante o almoço é bom demais, mas o churrasquinho é “de lei”.

Vou deixar abaixo uma receita de chuleta assada na brasa e um queijo coalho pra lá de excepcional, topa? É só conferir e bom apetite:

Chuleta bovina é uma das maiores tradições brasileiras

No almoço, no jantar e nos finais de semana, chuleta bovina mora no coração do brasileiro. Até mesmo você que há pouco não sabia sobre o corte, agora já está se arrumando para ir ao açougue. É isso aí, mão na massa porque essa carne compensa.

Se porventura você não souber temperar carne para fritar na frigideira, não se preocupe, chuleta exige apenas sal e pimenta. No mais, é deixar o fogo agir na intensidade e tempo ideais.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite o momento para espalhar conhecimento e dicas relevantes. Para isso, compartilhe nas redes sociais e até a próxima!