Como temperar bisteca de boi para assar: 3 maneiras de valorizar a carne

Vamos aprender como temperar bisteca de boi para assar de forma maravilhosa e suculenta?

Poucos associam chuleta à bisteca, mas é o mesmo corte, e quando usamos o tempero apropriado, não há corte melhor. Isso porque é uma carne que vem acompanhada de osso que confere um sabor inconfundível e muito marcante.

E para hoje, separei nada mais nada menos, do que uma combinação de dicas, temperos e sugestões para você dominar o preparo da bisteca. Vamos conferir?

Como temperar bisteca de boi para assar: 3 maneiras saborosas de valorizar a carne

como temperar bisteca de boi para assar

Em alguns lugares, a bisteca é conhecida até mesmo como carré. Na prática, nada mais é do que o bife de contrafilé com osso. Recentemente, esse corte ganhou um contorno gourmet, pois a tendência americana nos trouxe o Prime Rib.

A bisteca recebe esse nome porque é um dos cortes mais consumidos no mundo todo atualmente, especialmente nos Estados Unidos. E o brasileiro não poderia ficar de fora, não é mesmo?

Claro, o que muda do prime rib para a bisteca geralmente é a qualidade da carne. Afinal, o filé de costela (prime rib) é retirado de animais considerados de primeira, fator que eleva o custo.

Então, prefira a bisteca tradicional e aprecie basicamente o mesmo corte. Ainda mais ao utilizar minhas sugestões de temperos fantásticos para bisteca na churrasqueira!

1. Aprenda como temperar bisteca de boi para assar na churrasqueira

Quem já fez bisteca assada ou grelhada na churrasqueira, dificilmente deixa essa carne de fora dos churrascos. E isso tem uma boa razão, o resultado é diferente de todos os outros cortes, inclusive de carnes mais nobres.

De forma simples, aprender temperar bisteca, muda bastante do preparo assado. O assado no braseiro ou grelha exige uma carne mais alta, grossa e que suporte bem a temperatura da churrasqueira.

Com isso em mente, vamos falar dos temperos. Saiba que você pode usar praticamente tudo que imaginar. Do tempero simples com flor de sal e pimenta-do-reino, às combinações que realçam o potencial da carne.

A minha sugestão é de um tempero mais marcante, com ingredientes adicionais que fazem toda a diferença, anote:

  • 2 bifes de bisteca bovina (corte alto com quase 2 dedos de altura);
  • 3 colheres (sopa) de shoyu;
  • 6 dentes de alho picados;
  • 2 ramos de alecrim fresco debulhados;
  • Sal grosso a gosto (não precisa regular, pois a carne absorve apenas o necessário);
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Lâminas de manteiga para derreter sobre a carne.

Numa tigela, coloque todos os ingredientes, deixando o sal por último. Misture tudo até incorporar bem e passe sobre os bifes de ambos os lados. Reserve por 5 minutos e depois é só assar.

Para isso, leve os bifes à grelha em braseiro forte a uma altura de 30cm da brasa. Deixe cerca de 10 minutos e vire. Em seguida, retire o excesso de sal grosso, adicione as lâminas de manteiga e asse por mais 10 minutos.

O segredo aqui, é aprender a calcular a quantidade de sal por kg de carne, aí sim o sabor fica na medida. Veja o vídeo detalhado desse preparo:

2. Como temperar bisteca de boi para assar no forno

Nesta segunda sugestão, minha aposta é um pouco mais ousada. Afinal, usaremos um tempero único de especiarias e técnicas que valorizam a nobreza da bisteca.

Via de regra, as pessoas colocam a bisteca diretamente no forno para assar, seja com batatas, legumes e vegetais. Obviamente fica maravilhoso, mas por que não diferenciar, concorda?

Sendo assim, a receita consiste em temperar a bisteca, selar na frigideira e finalizar assada no forno, que tal? Com isso, anote os ingredientes:

  • 2 bifes grossos de bisteca bovina
  • Pimenta-do-reino em grãos a gosto
  • Pimenta da Jamaica em grãos a gosto
  • Aposte na semente de coentro em grãos
  • Tomilho e alecrim frescos para debulhar
  • Manteiga a gosto

Como assar bisteca em duas etapas

Você pegará os temperos em grãos e levará numa frigideira até aquecer. “Nossa, mas se já vende tudo moído, por que fazer esse processo?”. Nesse caso, a alta temperatura faz os temperos liberarem mais sabor, vai por mim, é sucesso.

Em seguida, transfira para um pilão e triture os grãos. Agora, pincele azeite na carne, adicione sal a gosto e espalhe os temperos moídos dos dois lados. Para quem sabe como fritar bife, vai entender que selamos a carne na frigideira.

Dessa forma, adicione manteiga e um fio de óleo na frigideira e ligue em fogo alto. O tempo médio de cada lado é de 2 a 3 minutos em temperatura máxima para selar os líquidos da carne.

Em seguida, transfira tudo para uma forma grande untada, espalhe os temperos frescos e leve ao forno por 30 minutos. Nessa altura, você deve ter uma bisteca ultra suculenta, ao ponto e com sabor de fazer inveja em qualquer um.

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: na mesma frigideira, adicione manteiga, o caldo da carne, cogumelos da sua preferência e ajuste o sal. Se notar que está ralo, aprenda como engrossar o caldo da carne e sirva um molho cremoso de cogumelos!

3. Tem como fazer bisteca bovina assada na panela de pressão também!

Para quem procura preparos simples, rápidos e que não dão trabalho, basta usar a panela de pressão. Isso mesmo, descobrir o segredo de como fazer carne na panela de pressão é uma das melhores alternativas. E a bisteca fica maravilhosa.

Além disso, esse tipo de preparo é mágico, uma vez que os temperos envolvidos vão além dos colocados na carne. Por exemplo, você pode usar tomate, cebola, alho, mandioquinha, batata, cenoura, pimentão, entre outros.

Por conseguinte, os ingredientes liberam sabor no cozimento e a carne absorve certinho cada um destes elementos. Porém, o pulo do gato é fritar antes e deixar a carne assar na pressão depois.

É essa combinação que entrega o melhor sabor possível da bisteca de boi temperada na pressão. Entretanto, deixo uma sugestão completa a seguir, basta usá-la:

  • 700g de bisteca (bifes de tamanho médio)
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 5 dentes de alhos picados
  • 2 tomates médios picados
  • Azeite, sal, pimenta-do-reino, açafrão, colorau e manjericão a gosto
  • Cheiro-verde e pimenta calabresa a gosto

Juntou água na boca? Então, veja o vídeo completo da receita para se orientar:

DICA EXTRA: dá para assar bisteca na airfryer?

Sim, é possível fazer bisteca de boi “assada” na airfryer. “Mas, vem cá, fica realmente bom?”. Sim, o resultado é uma carne bem macia e apetitosa. No entanto, nem tudo são rosas e você precisa considerar algumas coisas.

Por exemplo, o tempo para assar duas bistecas com 1 dedo de espessura pode chegar até 1 hora a 200°. Portanto, vai de você determinar o que é mais vantajoso, ou seja, fazer na churrasqueira ou forno.

Afinal, são métodos rápidos que garantem um resultado igual ou até mais favorável. Em todo caso, conheça uma sugestão de mix de temperos que é uma explosão de sabor:

  • 3 bistecas bovina
  • 3 cebolas grandes picadas grosseiras
  • 6 dentes de alhos picados
  • ½ pimentão picadinho
  • Azeite, sal, pimenta-do-reino, açafrão e tempero baiano a gosto
  • 120ml de vinho tinto seco
  • 2 batatas em rodelas médias
  • Cheiro-verde a gosto

Criatividade no preparo combina com bisteca bovina

Não é por falta de técnicas que você deixará de aprender como temperar bisteca de boi para assar, concorda? Afinal, você aprendeu no mínimo 4 maneiras deliciosas de diferenciar o tempero e a forma de assar, teste cada uma.

Dentre as opções de carne com osso para churrasco, a bisteca se destaca de longe como uma das melhores.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, coloque-as à prova e compartilhe com mais pessoas, todos precisam saber dessas dicas e preparos maravilhosos com bisteca. Até a próxima!