Carnes exóticas: 8 Tipos mais consumidas no Brasil

O alto preço ainda é a principal barreira que separa o brasileiro de explorar e consumir mais carnes exóticas, seja pela experiência única ou pela procura de proteínas mais saudáveis, mas aos poucos essa realidade começa a mudar.

Atualmente, as carnes mais extraordinárias que ganham espaço no cardápio, incluem carne de avestruz, jacaré e até búfalo. Porém, a verdade é que há muita carne deliciosa e inesquecível que chega com facilidade aos comércios, quer saber mais?

Então, acompanhe o conteúdo e saiba quais são as carnes exóticas mais sensacionais, dicas de preparo e informações detalhadas para você acertar na escolha!

Surpreenda-se com 8 tipos de carnes exóticas mais consumidas no Brasil

tipos de carnes exóticas

Muitas pessoas acreditam que tais carnes são aquelas que custam caro e que você só encontra em empórios. Contudo, a carne exótica é originária de animais que tipicamente não temos hábito de consumir. Nesse contexto, também entram na lista as carnes derivadas de animais silvestres e carnes de caça.

1. Carne de avestruz

Se é para falar de carne diferente, que tal começarmos pela carne de avestruz? A carne de avestruz se difundiu há tempos no Brasil, mas ainda hoje poucas pessoas experimentaram ou têm o costume de consumir.

Dentre os principais motivos, destaco o alto preço e o preconceito que cresceu junto com sua popularização. No entanto, avestruz se parece demais com carne bovina, principalmente pela cor vermelha, quase rubro intenso, sabor e textura

Só que o mais interessante, é que o avestruz tem as qualidades da carne branca, como frango e porco:

  • Sabor e textura da carne bovina.
  • Carne com pouca gordura e pouco calórica.
  • Tem proteínas de qualidade, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, ferro e zinco.
  • A textura da carne é macia e suculenta.
  • O preparo ideal envolve preparações rápidas (ao ponto), bifes e assados.

SUGESTÃO DE PREPARO: medalhão de avestruz com ervas finas, tomilho, azeite e alho. No acompanhamento, um delicioso purê de mandioquinha com queijo canastra!

2. Carne de jacaré

Logo atrás do avestruz no ranking de exoticidade, temos a carne de jacaré. Hoje, o Brasil conta com frigoríficos com especialização na criação, abate, comercialização e até exportação de carne de jacaré.

Naturalmente, ainda é uma carne tabu para a maioria das pessoas. Porém, quando você conhece suas características, entende que se parece muito com peixe e frango. Não à toa, é uma carne magra, com baixíssimo teor de gordura e colesterol.

Se o seu consumo diário ainda é raro, é nos festivais de churrasco que o jacaré chama a atenção. Caso venha a assar em casa, saiba que a parte do rabo é a porção que tem mais carne suculenta.

3. Carne de búfalo

Já a carne de búfalo é um verdadeiro mistério no país, sabe por quê? Veja bem, o Brasil possui o maior rebanho de búfalos de todo o Ocidente. Mesmo assim, o consumo da carne é extremamente irrelevante, ou seja, exporta-se a maioria da produção.

Nesse sentido, o Pará é o estado com a maior concentração de bubalinos, seguido pelo Rio Grande do Sul. Ambos tentam a todo custo reforçar a conscientização no consumo de búfalo, embora tenha produção expressiva, ainda é uma carne exótica.

  • Os cortes de búfalo são similares aos do boi.
  • Apesar de ser uma carne magra, seu sabor é mais intenso e agradável.
  • Apresenta baixo teor de gordura intramuscular.
  • Sua versatilidade proporciona desde pratos no forno até cozidos.
  • Carne ideal para bifes altos e suculentos.

4. Carne de coelho

carne de coelho é exótica

Se você quer fugir das carnes exóticas que lembram os cortes bovinos, então, a carne de coelho surpreende. Com textura e sabor que remetem ao frango, o coelho tem uma nuance suave que agrada a todos.

No Brasil, quase não se fala dos pratos com coelho, pois ainda não desenvolvemos uma cultura acerca da carne. Talvez porque o coelho é fruto da caça na maioria das vezes, pelo menos na Europa é assim, e no Brasil não existe este hábito.

Contudo, a verdade é uma só, apenas quem já provou coelho entende sua qualidade e sabor inesquecíveis. Porém, vale ressaltar que é uma carne que desafia as habilidades culinárias, pois sua consistência exige preparos perfeitos.

Sugestões de receitas com carne de coelho

  1. Coelho de forno no molho de laranja e vinho branco seco com cogumelos salteados na manteiga de ervas.
  2. Receita de guisado de coelho com legumes e redução de vinho tinto.
  3. Coelho recheado no forno com molho rústico de mostarda.
  4. Receita de coelho no forno com cebola, alecrim e alho.

5. Carne de javali

Não tem como falar de carnes diferentes e não ressaltar as qualidades e sabores da carne de javali. O javali tem uma carne parecida com cortes suínos, por motivos bem óbvios, né?

Entretanto, é importante destacar que me refiro ao javali selvagem e não ao cruzamento de javali e porco, que resulta no “javaporco”. É interessante falar sobre isso, porque este mero detalhe muda completamente a percepção do javali.

A principal diferença é a quantidade de gordura intramuscular, pois o javali se movimenta bastante e é um caçador nato. Então, ele tende a ter uma carne mais firme e menos gordurosa, mas um sabor sem igual:

  • Carne magra em geral.
  • Sabor característico forte e intenso.
  • Tem baixo índice de gordura saturada, rico em proteínas e minerais.
  • A coloração da carne é visivelmente mais escura do que a do porco.
  • Seu consumo se concentra na região sul do país.
  • O preparo ideal consiste em pratos de cocção lenta, como guisados e ensopados.

6. Carne de pato

Quem gosta de um bom desafio na cozinha, vai encontrar na carne de pato um oponente à altura. Com uma carne suculenta e textura macia, é o seu sabor característico que exige técnicas certeiras para entregar pratos harmoniosos.

Além do mais, o pato tem uma carne levemente magra, onde você precisa compensar com a gordura presente na pele. Isso mesmo, o maior erro ao preparar pato é descartar a pele, isso torna a carne seca e dura.

Devido às influências da culinária europeia, você tem mais facilidade para consumir pato na região Sul do país.

7. Carne de rã

De todas as carnes exóticas até aqui, a carne de rã é a que mais se popularizou na cozinha brasileira. Não por menos, hoje você encontra grandes ranários que se espalham por todos os lugares.

Todavia, a rã ainda sofre certo preconceito, pois muitos sentem até nojo de comer. Mas digo de coração aberto, basta abrir a mente para encontrar na rã uma opção inigualável de sabor e carne saudável:

  • Carne tenra, macia, sabor suave e agradável que fica entre peixe e frango.
  • Oferece proteínas de qualidade, tem níveis mínimos de gordura e calorias.
  • Carne de rápido preparo e ampla versatilidade de receitas.
  • A região Sudeste é onde mais se consome rã.

8. Carne de paca

Para fechar com chave de ouro, apresento a você a carne de paca, conhece? Considera-se a paca uma das carnes mais exóticas e saudáveis, especialmente quando proveniente da caça.

Só que é fundamental se atentar às leis, ainda mais porque a paca é um animal silvestre. Consequentemente, falamos de um animal protegido por rigorosas leis ambientais, onde o comércio e caça ilegais configuram crimes.

Portanto, se você quer experimentar as qualidades e sabores delicados da paca, compre apenas de comércios com autorização para comercializar. Ah, e tenha ousadia ao preparar paca porque o resultado são pratos fantásticos.

Qual das carnes exóticas você já provou? Quais você ainda tem curiosidade ou receio de experimentar? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!