Carne boa para bife: Quais as melhores?

Nada melhor do que escolher uma carne boa para bife e variar o cardápio da família, não é mesmo? Um tipo de prato super prático e simples que qualquer um pode preparar. Mas qual é o melhor tipo de carne? Como preparar e deixá-la suculenta?

Como existem vários tipos de cortes da carne de boi, se você não escolher o corte certo para fritar pode correr o risco de seu bife ficar duro demais ou ressecado demais. Aí o jantar ou almoço da família vai por água abaixo.

Sendo assim, resolvi deixar aqui algumas dicas de preparo e dicas de melhores cortes para você virar um expert em bifes grelhados ou fritos. Vamos conferir?

Cuidados Para Fazer Um Bife Suculento e Saboroso


Todo mundo vive em busca do bife perfeito, aquele suculento e ao ponto, com uma leve douradinha, já deu até fome só de imaginar, não é verdade?

Mas para conseguir essa delícia não tem segredo. São coisinhas básicas e simples que deixarão seu bife perfeito. Aliás, quanto mais simples melhor, aproveite sempre o sabor natural dos cortes.

A primeira coisa é escolher uma carne boa para bife que vou te explicar no próximo tópico, mas basicamente, quanto mais gordura maior será a suculência. E cuidado também para não escolher uma carne passada ou estragada, se quiser saber como verificar indícios, tenho um artigo que fala sobre isso.

A segunda coisa que você precisa prestar atenção é na espessura do corte. Um bom filé precisa ter no mínimo 1 dedo de espessura, por que?

Você pode perceber que, sempre quando o bife é mais fino ele fica mais ressecado. E se você quer garantir um bife suculento, peça para o açougueiro cortar um pouquinho mais grosso, faça o teste.

Outra coisa super importante na hora de fazer o seu bife é a temperatura. O ideal para a cocção perfeita do bife é em fogo médio, mas a frigideira precisa estar quente na medida, nem tão quente para não queimar e ressecar, nem tão fria para perder o ponto da carne.

E por fim, a escolha da frigideira. Você precisa escolher uma frigideira de excelente qualidade para não usar tanto óleo. Um fio de azeite ou óleo já é suficiente para fritar o seu bife deliciosamente.

E quanto ao tempero? Nada de incrementar vários tipos de temperos diferentes. A carne vermelha quanto mais natural melhor, de preferência coloque somente sal e pimenta depois de pronto.

Um segredo é que o sal costuma desidratar os alimentos, portanto se você colocar sal no tempero antes de fritar, sua carne poderá perder muito seu suco natural, ficando desidratada e ressecada.

carne boa para bife

Qual Carne Boa Para Bife Escolher?


Normalmente as carnes com suculência garantida são os cortes da parte traseira do boi. Você pode perceber que estas partes contêm mais gorduras e pouca quantidade de músculos, alguns cortes são até marmorizados, esses sim são perfeitos.

1. Contrafilé

Esse corte é inconfundível, afinal possui como característica uma borda fina de gordura e também alguns sinais de marmorização. É um tipo de corte muito macio e fácil de ser preparado, não precisando fritar por muito tempo. O ideal é 2 minutos de cada lado.

2. Alcatra

É um tipo de carne magra e suculenta. Tem como característica um corte maior do que o contrafilé. Também é uma carne super macia, sendo ideal para vários tipos de preparo além do bife. É conhecida como o tipo de carne mais versátil na cozinha dos brasileiros.

3. Patinho

É um tipo de carne magra com grande concentração de marmorização. Ela fica no limite do coxão mole. Exige um tempo de preparo rápido para que o bife fique bem suculento e macio. É geralmente escolhido para fazer bife à milanesa, pois pode ter uma espessura mais fina garantindo a mesma suculência. Porém, cuidado com o tempo de preparo para não ressecar.

4. Coxão mole

O coxão mole já é uma carne mais limpa visivelmente. É uma peça bem grande que pode pesar até 10 quilos e o corte é bem parecido com o patinho. Possui bem pouca marmorização e quase nada de gordura. É também um tipo de carne magra e bem mais macia que o corte patinho.

5. Filé mignon

O filé mignon é considerado o corte mais nobre do boi, tanto que é usado nas mais altas gastronomias. Um filé limpíssimo, com boa marmorização e suculência inconfundível. O preparo ideal é com espessura de o mínimo de 1 dedo para ficar bem saboroso. Normalmente a peça deste corte possui aproximadamente 2 quilos.

6. Picanha

A picanha também é um dos cortes mais nobres do boi e é a preferida nacionalmente para qualquer tipo de preparo de bife e muito usada para churrasco. A peça de picanha do boi contém aproximadamente 1,1k. A capa de gordura que envolve a carne é o atrativo e característica única da picanha.

A espessura para preparo ideal é de 1 dedo, quanto mais grossa mais suculenta e tenra ela será. A gordura da carne é que dará todo aquele sabor, sendo necessário somente sal para tempero.

Espero que você tenha gostado destas dicas e curiosidades sobre como escolher carne boa para bife. Estes são os melhores cortes que já provei e que deram os bifes mais suculentos.

Se você gostou do conteúdo não deixe de compartilhar para inspirar outras pessoas a preparar bifes deliciosos também. Aproveite e veja também o artigo com ideias de acompanhamento para bife que postamos aqui.

3 comentários

  1. Me deu aguá na boca que não resistir e tive que fazer um churrasco .

Os comentários estão fechados.