Tempero para pernil no liquidificador: Receita simples para temperar

Preparar aquele tempero para pernil no liquidificador é algo fantástico na cozinha e a etapa preferida de muitas pessoas. Você já sabe o que usar?

A grande vantagem de liquidificar os temperos, é a gama considerável de combinações que podemos fazer. Algo bem diferente do tempero seco que, se colocado em excesso, surte efeito contrário na carne, a exemplo das pimentas.

Portanto, se você assa pernil, mas sente que falta alguma coisa, isso acaba hoje. Acompanhe uma receita simples, mas que fascina até os cozinheiros mais experientes!

Tempero para pernil no liquidificador: receita simples e de muito sabor

Quando algum amigo me chama para degustar um bom pernil assado, reconheço que tenho um comportamento estranho. Isso porque eu sempre fico de olho nos temperos que ele vai utilizar e, na maioria das vezes, acabo me intrometendo.

Eu acho o “fim da picada” se propor a temperar carne suína para assar no forno, e usar temperos industrializados. Então, a primeira e mais importante dica é: tempero para pernil, especialmente no liquidificador, tem que ser fresco e natural.

Consequentemente, saiba que é essencial colocar alho, cebola, cheiro-verde, alho-poró e, claro, temperos naturais para carne. Nesse contexto, opte por ervas como tomilho, alecrim, manjericão, orégano, sálvia e por aí vai.

Portanto, nada de colocar cubos de caldo ou temperos industrializados, aqueles de saquinho. Além de fazer mal devido aos conservantes, traz artificialidade ao pernil assado. Dito tudo isso, anote os ingredientes desse maravilhoso tempero simples:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 2 xícaras (chá) de azeite ou óleo
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta da sua preferência
  • 8 dentes de alho com casca e tudo
  • 1 colher (sopa) de colorífico
  • 2 cebolas roxa médias picadas
  • 2 cebolas branca médias picadas
  • 5 folhas de louro
  • Mix de alecrim, sálvia e tomilho
  • 1 colher (sopa) de sal ou a gosto
  • Pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta-da-Jamaica a gosto
  • 6 dentes de alho amassados com toque de açafrão (para colocar dentro da carne)

Modo de preparo simplificado

  1. Comece adicionando os ingredientes líquidos, como vinho, azeite e molho de pimenta.
  2. Em seguida, acrescente os temperos desidratados e as cebolas, dê uma leve misturada.
  3. Por cima, coloque os temperos frescos e as folhas.
  4. Por último, acrescente o sal e as pimentas.
  5. Uma estratégia valiosa é colocar o sal aos poucos enquanto bate.
  6. Desse jeito, dá para você provar e garantir que não fique salgado.
  7. Não existe obrigatoriedade de bater mais ou menos.
  8. O ponto perfeito é quando você notar que os sólidos sumiram e virou apenas uma mistura homogênea.

Você viu algum ingrediente que não simpatiza muito? Prefere o coentro ao invés do cheiro-verde? Ou você é daquelas pessoas que adoram um toque mais apimentado? Sem problemas, basta trocar, adicionar ou retirar.

No fim das contas, o importante é você amar seu tempero e, sobretudo, o sabor que ele dá na carne. Que tal conferir com seus próprios olhos? Para isso, vou deixar o vídeo da receita, combinado?

DICA EXCLUSIVA: qual o jeito certo de temperar pernil?

O preparo acima rende uma barbaridade de tempero. Se brincar, dá para temperar um pernil traseiro de 5kg ou mais. “Tudo bem, mas como temperar pernil de porco? Quero experimentar logo essa receita”.

É aqui que a maior parte das pessoas fica aborrecida, pois o tempo costuma ser longo. Na realidade, esse tipo de tempero é ideal para marinar pernil de porco. É obrigatório deixar horas e horas curtindo no tempero?

Óbvio que não, mas quanto mais tempo em contato com os temperos, mais sabor a carne pega, isso é fato. Considerando o tempero e um pernil com 4kg, recomendo marinar por 18 horas ou de um dia para outro. Faça assim:

  1. Coloque a peça de pernil numa tábua.
  2. Faça furos ao longo de toda a carne, não precisa atravessar, apenas perfurar.
  3. Em seguida, transfira o pernil para um saco próprio e grande para temperar.
  4. Despeje toda a mistura batida no liquidificador.
  5. Antes de fechar, certifique-se de movimentar a embalagem para que o tempero entre em contato por completo.
  6. Agora sim, retire o ar, feche e amarre bem a boca do saco.
  7. Leve à geladeira pelo tempo desejado.
  8. No momento do preparo, transfira todo o conteúdo para uma assadeira e asse como sua receita mandar.

Um truque maravilhoso é colocar alho nos buracos que fizer no pernil. Porém, prefira o alho em pasta, batido com um pouco de açafrão. Como resultado, o interior da carne fica espetacular e o alho não queima no forno.

DÚVIDA FREQUENTE: quanto tempo um pernil temperado pode ficar na geladeira?

É muito comum temperar o pernil com bastante antecedência, mas existe um limite nesse tipo de conservação, vamos por partes. Quando você tempera carne, automaticamente inicia-se seu processo de deterioração.

Isso acontece devido ao manuseio, pois, por mais limpas que as mãos estejam, ainda há um nível baixo de contaminação. Por isso, recomenda-se armazenar carne temperada por 3 dias no máximo, posto que as carnes de porco são mais perecíveis.

Além do que, apenas 48 horas são suficientes para a carne absorver máximo tempero, ou seja, após é apenas exagero. Apesar disso, um ponto de atenção é quanto ao uso de vinagre e limão na base de temperos.

Por exemplo, a marinada feita com estes elementos não deve ultrapassar 24 horas. Afinal, são ingredientes que podem acentuar demais a potência do tempero. Em alguns casos, transfere à carne um sabor puxado para o “azedo”.

Quantas colheres de sal para temperar porco? Saiba como dosar na medida!

tempero para pernil no liquidificador

Já aconteceu de você preparar pernil ou lombo e a carne terminar insossa? Ou ainda pior, ficar com aquele sabor pesado de sal em excesso? Portanto, o desafio está em achar o equilíbrio perfeito para que o sabor seja realçado certinho.

Consequentemente, é indispensável aprender a quantidade de sal por kg de carne quando se fala em temperos. Por esse motivo, os especialistas na arte de temperar porco, sugerem a relação a seguir:

  • Marinada curta: existe uma estimativa bacana de que 18g de sal é suficiente para 1kg de carne de porco. Convertendo, utilize 1 colher (sopa) de sal, especialmente na marinada curta, entre 2 e 4 horas.
  • Marinada média: já no tempero da marinada entre 8 e 14 horas, o interessante é diminuir para 15g de sal. Isto posto, pode usar a mesma medida da colher, mas um pouco mais rasa.
  • Receita de marinada longa: aqui falamos de marinar por mais de 18 horas, podendo chegar a 24 horas facilmente. Desse modo, coloque cerca de 12g por quilo, ou o equivalente a 2 colheres (chá) de sal.

É muito mais fácil corrigir o sal depois do que tentar diminuir a salinidade do tempero, o que é impossível. Você precisa considerar que carne suína fica muito mais embebida do que carnes vermelhas, isto é, qualquer exagero fica evidente

Só falta experimentar seu novo tempero para pernil no liquidificador!

Quando paramos para analisar o tempero para pernil no liquidificador que você aprendeu hoje, vemos que é simples. Em compensação, é o equilíbrio entre as quantidades, acidez, sal, gordura e especiarias, que promove um sabor único.

Ainda não se decidiu pelo assado para fim de ano? Que tal provar um delicioso pernil temperado no capricho, hein? Aproveite e boa degustação.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais, em particular com quem ainda usa tempero pronto. Dessa maneira, você mostra como é fácil criar sabores complexos, concorda? Até a próxima!