Sopa de peixe: Veja como fazer a receita tradicional

Disseram por aí que você está de olho no inverno, e que sempre quis aprender a fazer sopa de peixe. É verdade mesmo isso? Nossa, você está com sorte então!

Todo mundo logo pensa em canja, mas a sopinha feita com peixe fresco e temperos especiais é imbatível, concorda? Porém, o pessoal reclama que o caldo fica sem sabor, com você também é assim? Vamos dar uma guinada nessa realidade?

Para isso, você só precisa continuar a leitura, deixando a mente aberta para novas sugestões e dicas fabulosas. Sem mais delongas, fique com o guia definitivo!

Receita tradicional e saborosa de sopa de peixe imperdível

Eu vejo muita confusão entre sopa de peixe e caldeirada, por exemplo. E não é para menos, já que ambas as receitas resultam num caldo mais líquido e volumoso.

No entanto, precisamos diferenciar tais receitas para não comer “gato por lebre”. A sopa é aquela receitinha preparada de uma maneira mais delicada, com menos corpo e sabor suave.

Dito isso, separei um preparo cheio de personalidade, sabor marcante e muito ingrediente delicioso, anote o que precisará:

Ingredientes

  • 500g de peixe em pedaços médios (o peixe fica a seu critério)
  • 2 cebolas médias picadas
  • 1 cenoura em cubos
  • 2 tomates italiano sem pele e sem semente em cubos
  • 1 talo de salsão picado
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate ou caseiro
  • 2 folhas pequenas de louro
  • 1lt de caldo de peixe caseiro (use as rebarbas e cabeça dos peixes)
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão, sálvia, cominho e coentro em pó a gosto
  • Azeite para refogar os ingredientes
  • Cheiro-verde e coentro picados a gosto

Modo de preparo simples

sopa de peixe

  1. Tempere o peixe com pimenta e sal, reserve por 10 minutos.
  2. Enquanto isso, esquente azeite e refogue a cebola e o alho até dourar.
  3. Na sequência, junte tomate, cenoura e salsão, misture e refogue entre 3 a 4 minutos.
  4. Agora vem o pulo do gato, colocar o vinho branco, deixando apurar por 5 minutos.
  5. A técnica consiste em reduzir o líquido, consequentemente o álcool é evaporado.
  6. Quando o líquido reduzir pela metade, entre com extrato, folha de louro, caldo de peixe e temperos.
  7. Feito isso, cozinhe cerca de 15 minutos ou até os legumes ficarem macios.
  8. Somente agora é que o peixe temperado entra na panela, cozinhe por mais 5 a 6 minutos.
  9. Para finalizar, dê um toque extra com cheiro-verde e coentro.
  10. Sirva ainda bem quentinha, acompanhada de um bom pão caseiro.

Na minha opinião, existem dois segredos aqui. O primeiro seria o caldo de peixe, onde você cozinha as aparas e a cabeça de peixe com legumes. Então, a partir desse caldo você forma uma base saborosa para a sopa.

E o segundo segredinho, é não cozinhar o peixe por muito tempo, de modo que fique macio e ofereça textura. No mais, você pode incrementar com o que quiser, além de esmiuçar os temperos no seu preparo. Aliás, veja um vídeo que pode ajudar:

DICA EXCLUSIVA: você quer uma sopa de peixe ainda mais robusta?

Toda vez que eu falo em sopa, tenho ótimas recordações da minha avó. Isso porque ela tinha um jeito todo especial e inusitado de fazer sopa, especialmente de peixe. Ela não era dessas cozinheiras que se contentavam com receitas simples.

Na realidade, ela sempre dava um jeito de colocar a essência dela. Então, nada melhor do que espalhar as “esquisitices” que tanto marcaram sua culinária. E como falamos de sopinha de peixe, isso se torna ainda mais excepcional, veja:

  • Você pode colocar batata em cubinhos para trazer textura.
  • Na finalização, experimente adicionar creme de leite fresco para engrossar o caldo do peixe.
  • Disponha os filés de peixe inteiros para cozinhar uma carne mais suculenta.
  • Se preferir, dá para incorporar peixe desfiado para uma sopa mais “rala”.
  • Agora, o toque final é cozinhar tudo com arroz, fica um espetáculo.

Caso tenha gostado da ideia do arroz, dá para colocá-lo junto no início do cozimento, refogando por 2 minutos. Depois disso, adicione o caldo de legumes caseiro ou de peixe e cozinhe até chegar no ponto desejado.

Ah, não esqueça de experimentar açafrão, curry e tantos outros temperos naturais incríveis. Por conseguinte, ao final você junta creme de leite fresco e cozinha mais um minutinho para lapidar o preparo.

Qual peixe é melhor para fazer sopa?

Diferentemente da moqueca de peixe, a sopa exige um cozimento rápido do peixe, concorda? Na moqueca a gente costuma cozinhar tudo por cerca de 20 minutos. Por sua vez, o peixe de carne macia provavelmente vai derreter no preparo.

Já na sopa, é possível usar praticamente todo tipo de peixe, excepcionalmente porque é uma cocção breve. Então, é viável usar:

  1. Tilápia
  2. Merluza
  3. Corvina
  4. Garoupa
  5. Pescada branca ou amarela
  6. Badejo
  7. Linguado
  8. Cioba vermelha
  9. Tamboril
  10. Robalo
  11. Tambaqui
  12. Pacu

Portanto, você escolhe o pescado que o seu bolso permite e a sua localização oferece, combinado? Contudo, tenho uma última recomendação a fazer, diz respeito ao peixe ideal.

Muito se fala da costela de tambaqui, né? Nesse contexto, podemos fazer grelhada, assada na churrasqueira ou mesmo no forno. Isso porque é uma parte saborosa e tenra desse peixe amazônico maravilhoso.

Em contrapartida, depois que eu aprendi como tirar espinha do tambaqui, confesso que só uso ele para fazer sopa. Sua carne é firme e tem maciez, é um peixe mais gorduroso com um sabor indescritível no paladar.

Além do que, ele sozinho já tempera boa parte do caldo, justamente por ter muitas qualidades distintas. Vale a pena experimentar e encomendar com seu peixeiro de confiança!

Sopa de peixe é um prato que acalenta a alma e aquece o coração

Existem certas receitas capazes de nos reconfortar, não é mesmo? Tenho comigo que a sopa de peixe é precisamente uma destas preparações. Só que o melhor de tudo, é que é barato de preparar, rende um mundaréu de sopa e vai bem com tudo.

Quer servir uma mesa cheia de panificação caseira para uma noite de harmonização com sopa? Ótimo, é só marcar com o pessoal. Prefere planejar a noite de inverno com os familiares? Que tal servir uma sopa de robalo para impressionar todos?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de escarafunchar cada sugestão até obter a receita que procurava. Ah, o que acha de compartilhar nas redes sociais com os amigos? Mostre que você é uma pessoa antenada e até a próxima!