Como engrossar caldo de peixe: 4 técnicas que trazem a textura desejada

Se tem coisa mais frustrante do que fazer caldinho de peixe e ficar ralo, desconheço, mas e se você aprendesse como engrossar caldo de peixe fácil?

A partir de algumas técnicas bem simples e práticas é possível dar aquela engrossada que todo caldo de peixe merece. E outra, é uma alternativa eficiente para favorecer outros preparos, como o do pirão, por exemplo.

Então, fique agora com as dicas incríveis para corrigir seu caldo de peixe sempre que necessário. Confira!

4 técnicas de como engrossar caldo de peixe

como engrossar caldo de peixe

Com aparas de peixe ou somente com a cabeça, recheado de legumes e vegetais ou simples e bem temperado. O caldo de peixe é de uma versatilidade inigualável, mas infelizmente nem sempre sai como a gente imagina, não é?

Costumo dizer que só existe dificuldade na hora de tirar gosto de queimado da carne. Isso porque o restante é possível corrigir facilmente. Seja num toque a mais de sal ou no exagero ao colocar temperos, sempre tem como solucionar.

E com o caldo de peixe não é diferente, já que existem ao menos 4 técnicas que você pode experimentar em sua cozinha. Acompanhe e anote tudo certinho, pois logo após as dicas, tenho uma sugestão que vai ser uma grande surpresa!

1. Utilize uma mistura de farinha de mandioca e água

Resolvi começar com essa dica, pois acredito que todos tenham facilidade, tanto em fazer quanto ter os ingredientes em casa. Afinal de contas, vamos utilizar apenas a farinha de mandioca e água, somente isso já engrossa.

As proporções podem variar de acordo com a quantidade de caldo, então, dosar é necessário. Contudo, uma quantidade que pode servir de base é:

  • 80g de farinha de mandioca
  • 100ml de água (ou até formar a consistência desejada)

Para incorporar isso é fácil, basta dissolver a farinha com água em temperatura ambiente e adicionar ao caldo. Contudo, coloque somente no fim do cozimento e aos poucos, pois é onde você consegue visualizar a quantidade necessária.

DICA EXTRA: caso não encontre a farinha de mandioca, é possível utilizar também farinha branca (farinha d’água) dissolvida em água. Nesse processo a farinha absorve o líquido e “incha” e rende uma quantidade considerável de espessante!

2. Use o espessante natural da banana-da-terra

A banana-da-terra já é um acompanhamento para moqueca de peixe por natureza, onde as pessoas fritam. Entretanto, é possível transformar a banana numa espécie de espessante e incorporá-la ao molho.

Para isso você precisa amassar de 3 a 4 bananas para formar um purê de banana. Utilize também 1 + ½ colher (sopa) de manteiga, ½ xícara (chá) de água e tempero a gosto.

Depois que tiver formado uma massa densa é hora de levar ao caldo. Misture bem para juntar tudo e veja a mágica acontecer!

DICA EXTRA: “onde moro não consigo encontrar banana-da-terra, e agora?”. Caso seja mais fácil, pode cozinhar e usar a macaxeira (mandioca). Mas cozinhe sem sal para não perder o ponto do sal da receita!

3. Cozinhe partes do peixe com temperos para formar uma “liga”

Essa é uma dica tirada do fundo do baú, pois nunca havia visto antes, e gostaria de compartilhar com você. Na realidade, a ideia é combinar um caldo de peixe fenomenal, que é muito consumido em Aracajú, Sergipe. O passo a passo é o seguinte:

  1. Primeiramente, retire a espinha mais grossa do peixe.
  2. Em seguida, pique em cubos menores para ser cozida.
  3. Adicione água, sal, coentro e cheiro-verde picado.
  4. O truque está em adicionar ½ colher (café) de amido de milho a este caldinho.
  5. Misture tudo muito bem e incorpore ao caldo principal do peixe.

Além de ajudar a espessar, essa mistura favorece o apuramento do sabor, ou seja, realça os temperos da receita.

DICA EXTRA: se mesmo assim não engrossar como deveria, pode ser interessante fazer uma mistura menor de farinha de mandioca dissolvida em água, faça pouco e vá dosando até engrossar.

4. Coloque a técnica do Roux à prova

“Eu sabia que uma hora ou outra você viria com alguma técnica dessa”. Já perdi a conta de quantas vezes escutei isso. Entretanto, algum tempo depois a pessoa faz e vem me agradecer, pois funciona sempre.

Não se deixe enganar pelo nome francês, que é o Roux. Na realidade, o roux consiste em fritar a farinha de trigo na manteiga. O ponto de atenção é que existe uma proporção a ser mantida. Geralmente é quase a mesma quantidade de ambos.

Porém, muitas vezes é necessário colocar mais farinha do que manteiga:

  • 50g de manteiga
  • 55g de farinha de trigo

Modo de preparo do roux

  1. Em fogo baixo, coloque a manteiga numa panela ou frigideira de fundo grosso.
  2. Assim que derreter coloque a farinha.
  3. Em seguida, misture os dois ingredientes sem parar e vigorosamente.
  4. A ideia é acabar com todo grumo de farinha.
  5. Você vai perceber uma cor mais amarelada.
  6. Além disso, o cheiro inicial é de farinha crua, mas quando adquire essa cor, o cheiro passa a ser de farinha cozida.
  7. Por fim, essa mistura deve sair direto da frigideira para a panela com o caldo.

Uma dica valiosa é adicionar uma quantidade, misturar e avaliar se precisa de mais. Do contrário, você corre o risco de engrossar muito o caldo. Não se preocupe, pois deixarei o vídeo da receita a seguir:

Por que o caldo do peixe fica ralo?

Geralmente o caldo fica ralo pela falta de proporção entre líquidos e demais ingredientes. Aliás, quando você não adiciona um componente cremoso, como o leite de coco, também ajuda a ralear o caldo.

Outro ponto que precisa ser destacado, é cozinhar o caldo por tempo insuficiente, já que a mistura precisa do tempo certo de cocção para apurar a espessura do caldo.

Aproveite para transformar o caldo do peixe ralo num pirão saboroso

Você fez o caldo, tentou de tudo para voltar a consistência, mas ainda assim ele insiste em parecer água, o que fazer? Jogar fora todo o sabor, tempo, trabalho e dinheiro gasto na receita? Nem pensar, pois é possível transformar o caldo em pirão de peixe.

Para isso, basta colocar em média 1 xícara (chá) de farinha de mandioca. Só que vá colocando aos poucos, mexendo sempre e dosando a quantidade. Por fim, corrija o sal e tenha um pirão incrivelmente saboroso e grosso na medida!

Através das dicas, você conseguiu aprender como engrossar caldo de peixe? Acredita que agora tem mais confiança para tirar a receita de letra? Aproveite e faça sem medo, pois você sabe que é possível corrigir, caso seja necessário, não é verdade?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com a família e amigos, tem sempre alguém passando um perrengue para engrossar o caldo de peixe. Até a próxima!