Quanto tempo para dessalgar carne para feijoada?

O tempo para dessalgar as carnes da feijoada varia de acordo com o tipo de carne utilizada, do método de dessalga e da quantidade. Geralmente dessalgam-se as carnes de um dia para o outro, ou mesmo por 48 horas, cada região tem sua tradição.

A dessalga é um processo que você não pode negligenciar porque influencia diretamente no sabor e na qualidade do prato. Sendo assim, venha comigo descobrir exatamente quanto tempo para dessalgar carne para feijoada é suficiente!

Quanto tempo para dessalgar carne para feijoada?

quanto tempo para dessalgar carne para feijoada

Antes de compartilhar o tempo, eu costumo perguntar quanto tempo a pessoa tem para dedicar à dessalga. Vamos supor que sua feijoada será feita no próximo domingo, mas você já está no planejamento desde quinta-feira, certo?

Nesse cenário, não há necessidade de correr contra o tempo. Então, o tempo para dessalgar bem as carnes é de 24 horas. Podemos dizer que esse tempo funciona para todas as carnes, como carne seca, pé, orelha e rabo de porco, costelinha e lombo.

Aqui o método para dessalgar é o mais tradicional, ou seja, a dessalga em água gelada, com troca de água a cada 3 ou 4 horas. Obviamente, você pode estender o processo por mais 24 horas se achar necessário.

Afinal, é melhor preparar feijoada com as carnes sem sal para que você consiga acertar a mão no tempero, concorda? Na minha opinião, as carnes para feijoada mais “sensíveis” são os famosos pertences:

  • Pé suíno
  • Costela suína salgada
  • Rabo de porco
  • Orelha de porco
  • Bochecha de porco

Todas essas carnes têm textura, umidade e composição única, isto é, podem exigir processos distintos para uma dessalga correta.

Como tirar o sal da carne de porco para feijoada: 2 técnicas certeiras e seguras

Agora que você sabe que leva em média 24 horas para dessalgar as carnes da feijoada, vamos falar de praticidade? Você sabia que existem métodos de dessalga que podem encurtar o processo de horas para minutos?

Por exemplo, você já imaginou o tempo necessário e o trabalho para dessalgar carnes de uma feijoada para 50 pessoas? Aqui sim você precisaria começar com dias de antecedência, não é mesmo?

Pensando nisso, eu reuni algumas das técnicas mais eficientes para eliminar rapidamente a maior quantidade possível de sal. Vale ressaltar, como são métodos caseiros, é crucial experimentar as carnes antes de colocar na receita principal, tá?

1. Como dessalgar carne seca usando sal + sugestão de tempo

A primeira reação é sempre a mesma: “mas como assim, tirar sal da carne seca com sal?”. Nesse contexto, você colocará água numa panela até cobrir a carne, junto com 1 colher (sopa) de sal para cada quilo de carne.

Em seguida, ligue em fogo baixo e deixe a carne submersa até quase levantar fervura. Mas veja bem, você não pode deixar a água ferver, do contrário, não é mais possível eliminar o sal.

Quando você satura a água com sal e coloca carne salgada, o meio saturado força a saída da umidade da carne. E juntamente com a umidade, elimina-se também boa parte do sal presente no interior e exterior da carne.

Após o processo, prove a carne e, se for necessário, repita a fervura, mas agora sem a presença de sal. O tempo médio para dessalgar a carne com essa técnica varia pela quantidade de vezes que você a repetir.

Eu estimo cerca de 15 minutos para cada fervura. Ou seja, para 3 fervuras, o tempo médio é de 45 minutos para dessalgar bem a carne seca.

2. Como dessalgar pé, orelha, rabo e costelinha de porco para feijoada + sugestão de tempo

técnica ideal para dessalgar carne

Já nos ingredientes como pé, orelha, rabo e costelinha de porco, eu não recomendo a técnica com o sal. Isso porque esses ingredientes têm níveis distintos de umidade, e pode não surtir o efeito que você deseja:

  1. Primeiro de tudo, coloque todos os ingredientes em uma panela grande.
  2. Agora, cubra com água até passar pelo menos 1 dedo acima.
  3. Em seguida, ligue em fogo médio e aguarde esquentar.
  4. Novamente, é crucial não deixar ferver para que a carne não puxe definitivamente o sal.
  5. Então, ao notar a formação de bolhas de fervura no fundo, desligue.
  6. Por último, deixe a carne descansar na água quente entre 10 e 12 minutos.
  7. Na sequência, escorra e lave todas as carnes.
  8. Provavelmente será necessário repetir o processo de 3 a 4 vezes.

Em vista disso, falamos de um tempo médio entre 30 e 48 minutos. Bem diferente da dessalga de 24 horas, certo?

BÔNUS: qual técnica de dessalga para as carnes da feijoada é mais recomendada?

Eu sempre opto pela dessalga na geladeira, em água gelada e com a troca a cada 3 horas. Só para ilustrar, eu já dessalguei carne por mais de 48 horas. E posso dizer pessoalmente, nunca comi uma feijoada tão saborosa quanto aquela.

Desse modo, se você me perguntar, essa é de longe a mais recomendada, pois preserva totalmente as texturas e o sabor natural das carnes. Querendo ou não, quando você força a saída abrupta do sal, sobram resquícios internos de cristais de sal.

Não que fique ruim, mas você terá mais trabalho para acertar no tempero e cozinhar as carnes da feijoada.

E agora, quanto tempo para dessalgar carne para feijoada lhe parece mais promissor? O importante mesmo é experimentar as técnicas até você encontrar aquela que favoreça suas receitas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!