Qual a melhor carne para fazer bife a rolê?

Bateu aquela vontade de comer bracciola, mas você não sabe qual a melhor carne para fazer bife a rolê?

Pergunta difícil de responder, pois toda carne tem qualidades ideais para o preparo dessa receita incrível. E nesse momento, boa parte das pessoas acha que somente os cortes caros são recomendados, mas não é bem assim.

Para entender como escolher a carne certa, não tem outro jeito a não ser acompanhar o conteúdo. Vamos conferir?

Qual a melhor carne para fazer bife a rolê e o que você deve considerar?

qual a melhor carne para fazer bife a rolê

A estratégia mais assertiva para acertar na escolha da carne, é pensar naquela carne boa para bife. Isso porque o bife a rolê consiste justamente num bife mais fino, enrolado com ingredientes e amarrado, né?

Com isso, se você pegar costela de boi certamente não vai dar certo, pois as consistências e os formatos não batem. Desse modo, temos um excelente ponto de partida, pois entendemos se tratar apenas de carnes que rendem bifes apropriados.

Nesse contexto, você poderia pensar automaticamente: “bom, a picanha dá belos bifes, não é mesmo?”. Certo, mas você vai querer mesmo gastar uma grana na picanha para fatiar em tiras finas? Correndo o risco de perder suculência?

Considerando estas questões, posso afirmar do meu ponto de vista, que uma das melhores carnes para brachola, é coxão mole. Dá uma olhada nas suas características:

  • Tem excelente distribuição de nervos e gordura.
  • Por conta disso, apresenta maciez e um sabor agradável.
  • Suas fibras são curtas, o que facilita o corte e a mastigação.
  • Sua estrutura permite tirar bifes limpos e grandes, combinação perfeita para bife a rolê.
  • Oferece custo-benefício notável, devido à alta qualidade.

“Estava no mercado e o coxão duro, conhecido como chã de fora, estava na promoção, fiz bem em aproveitar?”. Demais, porque coxão duro também é uma carne muito boa, levemente mais rígida que o coxão mole, mas igualmente saborosa.

Portanto, desde que a carne possa ser cortada para bife, pode aproveitar todas. Inclusive, eu incentivo todos a fazerem o mesmo. Primeiro, porque assim você aprecia sabores distintos. Segundo, você nunca sabe como tal carne ficará no bife a rolê, né?

Qual a melhor carne de segunda para fazer bife a rolê?

O tempo em que existia distinção entre carne de primeira e de segunda ficou no passado, sabia disso? Atualmente, os produtores investem pesado na genética bovina, ou seja, temos excelentes carnes em praticamente qualquer lugar.

Gosto de dizer que sabendo tratar e preparar, até mesmo as consideradas “carnes de terceira” dão resultados maravilhosos. Claro, você não vai pegar o rabo bovino ou o ossobuco para bife a rolê, mas é apenas uma comparação.

Sendo assim, uma das melhores carnes que o pessoal fala que é de segunda, é a carne acém. Esse é simplesmente um dos cortes mais suculentos do dianteiro, é uma carne magra, mas ao mesmo tempo marmorizada.

Com uma riqueza indiscutível de colágeno, traz consigo o sabor que o osso proporciona à carne. Isso sem contar que quando cortado para bife, facilita demais a montagem do bife à rolê.

CURIOSIDADE EXTRA: entenda porque se chama bife a rolê!

Você já se perguntou a razão desse nome tão peculiar? Para os mais desapercebidos, pode soar com um significado estranho e que muitas vezes gera até mesmo piadinhas.

Um outro corte que também é assim, é a entranha bovina, que de entranha mesmo não tem nada. Pois bem, as pessoas consomem bastante bife a rolê, mas mal sabem que não é um prato tradicionalmente brasileiro.

Na verdade, sua origem real é desconhecida, já o nome deriva do termo francês “roulé”. Traduzindo para o bom português, temos “enrolado” como sinônimo de rolê. E como bem sabemos, se trata realmente de um pequeno bife enrolado. Curioso, né?

Para se ter ideia, na Itália existe uma versão que é chamada de Bracciola. Nesse caso, diz respeito aos preparos que levam: bife cortado fino, legumes e vegetais em palitos e cocção na pressão.

5 opções de carnes que vale a pena experimentar

Sempre que falo em escolher uma carne que seja melhor para determinada receita, faço questão de expandir o leque. Por mais que agora você saiba que coxão mole e acém são duas possibilidades bacanas, por que não ir além?

Sendo assim, montei uma listinha com outros cortes de boi que julgo serem fantásticos para seu bife a rolê:

  1. Bife de alcatra: essa é para quem não economiza no preparo. A alcatra é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores cortes, mas é também um dos mais caros. Seus diferenciais são a suculência e a maciez.
  2. Filé mignon: outro corte que dispensa comentários, exige um cuidado a mais. Isso porque é essencial cortar o filé mignon em medalhão, amassar e bater até espalmar bem, dá mais trabalho.
  3. Patinho: já essa carne é curinga na cozinha e, no bife a rolê, fica maravilhosa. Seu corte favorece e agiliza muito o preparo, mas é preciso cuidado para não ressecar, pois há pouca gordura.
  4. Carne peixinho: localizado na paleta bovina, o peixinho é muito parecido com o patinho, mas com a diferença do sabor mais marcante.
  5. Contrafilé: por último, mas não menos relevante, temos o contrafilé. É um corte que anda de mãos dadas com a alcatra, muito saboroso e com uma quantidade certeira de gordura.

Da lista, o contrafilé é talvez o corte menos usado para fazer bife a rolê, principalmente pelo preço e composição. Entretanto, vale experimentar essa carne muito saborosa e incomparável.

Sugestão de bife a rolê barato e com sabores diferenciados

Que tal unir o útil ao agradável, ou seja, usar coxão mole e combinar com uma receita econômica e apetitosa? Vamos anotar então?

  • Bifes de coxão mole
  • Linguiça toscana (apenas a carne moída)
  • Cebola
  • Cenoura
  • Salsão
  • Alho
  • Vagem
  • Extrato de tomate
  • Folhas de louro

Todas as quantidades ficam a seu critério, mas se olhar bem os ingredientes, dá para notar que fica barato. Ao invés de usar o bacon, vamos de carne de linguiça para dar volume e gordura.

Além disso, apostamos nos vegetais e legumes, como cebola, cenoura, salsão e vagem. Todos componentes de muito sabor e preço razoável. Para fazer essa receita, vou deixar um vídeo detalhado com o passo a passo, acompanhe:

O que achou de descobrir qual a melhor carne para fazer bife a rolê?

E então, as dicas atenderam suas expectativas? Ou estava imaginando outras carnes? Costumo pensar que quando queremos saber qual a melhor carne para fazer bife a rolê, devemos olhar para o orçamento e manter a mente aberta.

A partir desse posicionamento você passa a encontrar muitas possibilidades, seja com ingredientes mais naturais, como salsão e cenoura ou carne processada, como bacon e calabresa. O importante mesmo é caprichar nos temperos e saber que ficará delicioso.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, ajude outras pessoas a encontrarem a carne perfeita para suas receitas, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Afinal, bife a rolê é tão bom que todos merecem fazer, né? Até a próxima!