Porco é carne vermelha ou branca? Entenda de uma vez por todas

A nutricionista orientou você a comer menos carne vermelha, mas já que você ama carne suína, surgiu a dúvida. Afinal, porco é carne vermelha ou branca? E agora?

Essa é uma grande pegadinha na culinária e poucas pessoas realmente sabem responder corretamente. Se para algumas pessoas isso não faz a menor diferença, para outras, é imprescindível conhecer a resposta. Onde você se encaixa nesse cenário?

Não importa muito na verdade, pois hoje você aprenderá tudo sobre o assunto de uma vez por todas. Confira o conteúdo até o final e garanta uma alimentação segura!

Afinal, porco é carne vermelha ou branca? Agora você entende de uma vez por todas

Porco é considerado carne vermelha, segundo a classificação dos órgãos sanitários, bem como através do consenso na comunidade gastronômica. Por incrível que pareça, aquela bela peça de lombo de porco rosada e apetitosa, é carne vermelha.

Nenhuma outra carne gera tanta polêmica quanto a de porco. Talvez o frango e seus perigos, mas os cortes suínos estão sempre na mira das pessoas. Geralmente eu discordo da maioria das dúvidas, pois a resposta mais óbvia é sempre a mais certa.

Contudo, quando eu penso em porco, confesso que algumas vezes já me confundi “bonito” na cozinha. Isso quando a gente não passa vergonha na frente dos amigos, não é mesmo?

Pensa bem, você compra uma deliciosa copa lombo suíno, especialmente para aquela pessoa que não come carne vermelha. Daí você descobre que preparou carne vermelha e, muitas vezes, a pessoa ainda come porque também não sabe [risos].

“Mas cá entre nós, por que a carne de porco é considerada carne vermelha? A classificação não é feita a partir da cor da carne em si?”. Confira a seguir a verdade sobre o processo de classificação dos cortes de porco.

O que determina se a carne de porco é vermelha ou branca?

Se o processo de classificação fosse estabelecido pela cor da carne, sem dúvidas, o porco seria carne branca. Entretanto, algumas organizações levam em consideração um fator bem específico e que foge do conhecimento popular.

Nesse contexto, estou falando da concentração de mioglobina, que é uma proteína responsável pela irrigação da musculatura dos animais. Por acaso você já se perguntou o que é aquele líquido vermelho que sai da carne? Então, é a mioglobina.

Por ter uma estrutura similar à hemoglobina, a mioglobina favorece a tonalidade avermelhada das carnes. Entretanto, no caso do porco é como se a concentração de mioglobina ficasse no meio termo.

Isso porque ela está presente numa concentração que a classifica como carne vermelha. Todavia, não tem a mesma intensidade do que em uma alcatra ou contrafilé, compreende?

Classificação geral segundo a OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como carne vermelha todas as carnes derivadas de mamíferos. Dá uma olhada no comparativo abaixo:

  • Classificação das carnes vermelhas: entram na lista as carnes de coelho, cordeiro, carneiro, bovino e suíno. Todas estas, independentemente da tonalidade da carne, são todas carnes vermelhas.
  • Classificação das carnes brancas: frango, peixe e a maioria dos frutos do mar. Afinal, esses últimos possuem baixíssimos níveis de mioglobina.

Eu deixei uma carne de fora da lista propositalmente, vamos ver se você relaciona, darei alguns segundos. E então, conseguiu lembrar de alguma? Bem, a carne de avestruz é a única exceção à regra, sabia?

Embora seja uma ave, a sua carne se enquadra na classificação das carnes vermelhas. No fim das contas, quem já consumiu sabe que o avestruz tem uma carne avermelhada maravilhosamente apetitosa.

Conheça as características da carne de porco que ninguém fala a respeito

Só não aproveita a carne de porco quem realmente não curte muito ou pensa que carne de porco é remosa. Mas eu adianto aqui que a carne suína fresca e comprada de lugares confiáveis, não oferece nenhum risco à saúde. Nem tampouco é remosa.

Dito isso, veja algumas das principais classificações dessa maravilha versátil que nos agracia com tantas receitas imperdíveis:

  1. Classificação geral: além da mioglobina, aspectos como textura, sabor e perfil nutricional são base estrutural para sua denominação.
  2. Valor nutricional: a carne de porco é muito injustiçada, pois é uma fonte de proteína de altíssima qualidade. Você encontra vitamina B, ferro, zinco, selênio, entre outros.
  3. Substituição na alimentação: às vezes, é preferível consumir porções menores de porco, do que comer carne bovina regularmente. Além de ser carne magra, contribui e muito para uma dieta equilibrada.

Pronto, aqui tem mais três bases para você considerar a carne de porco em sua alimentação. Obviamente que você não deve abusar, ainda que seja uma carne magra.

Não é porque o porco é carne vermelha, que você vai mandar ver no toucinho de barriga, certo? O bom senso continua sendo o maior aliado na alimentação!

Porco é carne vermelha ou branca segundo a orientação e classificação da Anvisa?

porco é carne vermelha ou branca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não dispõe de texto oficial sobre o assunto. Porém, ela se posiciona igualmente à classificação da OMS.

Nesse contexto, o porco apresenta características e semelhanças com a carne branca. Inclusive, possui similaridade à carne vermelha em termos nutricionais, nível de gordura e perfil de aminoácidos.

Só que é a sua concentração de mioglobina que a torna parte ativa do time das carnes vermelhas.

Embora tudo isso não passe de mera curiosidade para a maioria, algumas pessoas dependem dessas informações para garantir refeições balanceadas. Então, espero ter ajudado você independentemente da sua necessidade.

Saber a verdade se porco é carne vermelha ou branca é crucial para quem depende da alimentação controlada

Você está naquele churrasco com os amigos, a churrasqueira está estalando e a carne cheirando longe. De repente alguém solta um: “e aí, porco é carne vermelha ou branca?”, só para criar aquela contenda de sempre.

No entanto, de supetão você responde com assertividade e se torna a referência no churrasco [risos].

Brincadeiras à parte, é fundamental compreender a verdade dos alimentos, isso evita problemas futuros, né? Assim, você pode comer de tudo e ter uma dieta rica em variedade e zero restrições.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você acredita que foram válidas, por favor, passe-as à frente. Compartilhe nas redes sociais para alcançar mais pessoas e até a próxima!