Peru na churrasqueira: Como fazer assado na brasa?

Convenhamos que assar peru na churrasqueira não é nada tradicional e chega a ser impensável para a maioria das pessoas.

Porém, quem procura maneiras criativas para diferenciar o assado de Natal ou em outras ocasiões, fazer na brasa é especial. No entanto, assim como toda grande ave, existem cuidados que você precisa ter, como o tempero e tempo de preparo.

Pensando nestas particularidades, desenvolvi um pequeno guia para instruir você a obter o melhor resultado possível. Então, já sabe, né? É só me acompanhar que não tem erro!

Peru na churrasqueira: como fazer assado na brasa em 3 passos

peru na churrasqueira

Você pode estar preparando peru em pleno mês de fevereiro, que as pessoas associam automaticamente com o Natal. Não à toa, essa ave é uma das principais carnes de Natal que você encontra em abundância.

Entretanto, a cada ano estamos encontrando o peru no mercado com mais antecedência. E isso abre espaço para que possamos “treinar” nossas habilidades na arte de assar peru. Dito isso, vamos logo aprender como assar peru na churrasqueira.

1. Como temperar peru para assar na brasa

Independentemente do método de preparo, o segredo está em como temperar peru, simples assim. “Ah, mas por que eu iria esquentar a cabeça, já que o peru vem temperado?”.

De fato, mas se pudesse reforçar os sabores, realçar determinadas características e deixar o peru ainda mais fantástico, não faria? Essa é a minha primeira sugestão, ou seja, caprichar no tempero, de modo que fique com gosto marcante.

Nesse momento, você tem dois caminhos: escolher temperos “rápidos” para agilizar o preparo. Ou então, apostar na marinada para frango, que é a técnica ideal para assados de respeito. Abaixo você encontra uma sugestão completa que é de salivar a boca:

  • 500ml de vinho branco seco
  • 500ml de cachaça
  • 250ml de água
  • 6 dentes de alho picados
  • 5 folhas de louro
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • Alecrim, tomilho, chimichurri, ervas finas e páprica defumada a gosto
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 1 cenoura picada
  • ½ alho-poró picado (apenas a parte branca)
  • Talo de salsão a gosto

Coloque o peru num saco plástico grande e acrescente os temperos naturais para carne. Em seguida, acrescente os líquidos e misture para espalhar na carne. Um segredo é temperar bem por dentro da cavidade da ave.

Além disso, coloque pedaços de manteiga com ervas sob a pele do peru, ajudando na retenção da umidade. Feito isso, leve à geladeira e deixe cerca de 12 a 18 horas. Esse é o melhor tempero para peru na brasa como você nunca provou!

2. Como assar peru na brasa de 3 jeitos diferentes

O método para assar o peru na brasa deve seguir as dimensões da ave que você temperou. Isso porque, peru de 3kg assa de maneira diferente de aves maiores, tanto em tempo quanto na forma de embalar. Sem contar a distância do braseiro.

Nesse contexto, você pode tentar assar da maneira que achar melhor, mas tenho três sugestões assertivas para assar corretamente.

Como assar peru na brasa no papel-alumínio?

De todos os preparos, no alumínio é o mais seguro e o que preserva mais suculência na carne. Vale lembrar que peru é uma ave com pouca gordura, por isso, resseca com facilidade. Quem costuma assar galeto na brasa entende bem disso.

Primeiramente, é importante fazer uma boa marinada e colocar pedaços de manteiga entre a carne do peito e a pele. Aliás, um equipamento indispensável para facilitar sua vida é ter um espeto giratório. Mas dá para fazer tradicionalmente à mão:

  1. Pegue o peru temperado e espete até atravessar bem a carne, garanta que está firme.
  2. Se você estiver usando um espeto giratório, esse é o momento de travar o espeto.
  3. Em seguida, besunte a ave com bastante manteiga e ervas.
  4. O segredo é dar umas 4 voltas de alumínio, garantindo que o vapor do cozimento asse a carne uniformemente.
  5. Depois disso, leve à churrasqueira a uma distância de 60cm do braseiro médio.
  6. O tempo varia, mas conte cerca de 1 hora para cada quilo da ave.
  7. Logo, um peru de 3kg deverá assar por 3 horas em média.
  8. Se não tiver o espeto que gira, pode dar um tombo no peru a cada 10 a 15 minutos.
  9. Por fim, volte o peru à churrasqueira e deixe mais 80 a 90 minutos, ou até dourar completamente.

“E vem cá, será que eu posso fazer peru recheado dessa forma?”. Sim, basta você escolher um bom recheio para peru e ser feliz, o preparo é o mesmo. Aliás, deixarei um vídeo aqui igualzinho ao preparo sugerido, inclusive recheado:

Como assar peru espalmado na brasa direto na grelha?

Essa ideia é para quem está sempre em busca de um preparo mais desafiador. Você já pensou em assar peru espalmado na brasa? Isso mesmo, ao invés do espeto, você tempera na marinada, abre a ave e coloca-a espalmada na grelha.

Contudo, o jeito certo de abrir não é pelo peito, mas sim pelo dorso. Dessa maneira, faça dois cortes onde se localiza a sambiquira, acompanhando a linha das costas do peru. Portanto, você deve retirar toda a parte da coluna.

Agora, vire o peru e pressione o centro do peito contra a bancada, até ouvir um estalo, está espalmado. Na sequência, besunte manteiga na carne, especialmente sob a pele, e leve à grelha com o peito voltado à brasa.

A distância aproximada é de 60cm a 70cm do braseiro médio, deixando dourar a pele por cerca de 1 hora. Para finalizar, vire o peru com a parte aberta voltada ao braseiro e deixe aproximadamente mais 1 hora.

O resultado é uma ave muito suculenta, com a pele crocante e um sabor bem apetitoso. Se você preferir, pode pincelar manteiga derretida ou até mesmo o caldo da marinada, apenas para garantir que não falte umidade!

Como assar peru na churrasqueira utilizando 2 espetos duplos?

Essa sugestão é focada em aves grandes, pesando mais de 3,5kg, mas também para quem tem um tempo sobrando. Isso porque a ideia é preparar a ave, temperar numa longa marinada e depois fazer o seguinte:

  1. Espetar a ave com dois espetos duplos, garantindo uma sustentação segura.
  2. Coloque o peru a uma altura de 80cm do braseiro médio/fraco.
  3. Se preferir, aumente o braseiro, mas será necessário girar constantemente a ave.
  4. O tempo médio é de 3 horas e 30 minutos aproximadamente, sempre lembrando de pincelar alguma gordura para manter úmido.
  5. Passado esse tempo, aumente o fogo para dourar, desça o espeto e vire a cada 10 minutos.
  6. Assim que dourar por completo está pronto.

Uma sugestão valiosa: se for utilizar esse método, invista num espeto giratório. Afinal, isso dará liberdade para você preparar aquela farofa para churrasco, concorda?

3. Qual o segredo para a carne do peru não ressecar na churrasqueira?

Eu não diria que existem segredos, mas sim cuidados que contribuem para uma carne mais saborosa e macia. Por exemplo, evite apressar o cozimento, seja ao aumentar o fogo ou virar a carne mais do que o necessário.

Segundo, aposte sempre na marinada, nem que seja por 4 horas apenas. A acidez de ingredientes como suco de limão, vinagre e vinho branco, amolece as fibras da carne. Por conseguinte, ela absorve mais líquidos.

Dessa maneira, mesmo que perca umidade no cozimento, é mais garantido que não resseque. Em todo caso, asse o peru na churrasqueira bem tranquilamente, sem pressa e apenas curtindo o momento!

Fazer peru na churrasqueira é fugir da mesmice com criatividade e muito sabor

Você não aprendeu apenas como fazer peru na churrasqueira, mas também dicas para uma ave digna daquela reunião em família. Estava sem ideias de como diferenciar o almoço de domingo com frango?

Então, aposte na combinação de braseiro, tempero incrível e carne naturalmente saborosa. Porque é isso que o peru na brasa nos proporciona, aproveite ao máximo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com pessoas que você tem certeza que não sabem como fazer peru.

Compartilhe as dicas nas redes sociais e mostre como é simples fugir do óbvio. Até a próxima!