Ovo empanado: Aprenda como fazer o ovo diferente!

Podemos concordar que sem muita criatividade, o ovo empanado parece simples, mas o que você acha de aprender técnicas diferenciadas?

A pressa em acabar logo o preparo das refeições, nos tira a oportunidade de fazer comidas realmente diferentes e surpreendentes. Claro, não que empanar tradicionalmente o ovo diminua a degustação do prato, mas por que não inovar?

E para mostrar que até mesmo um simples ovo pode se tornar iguaria na sua cozinha, separei ótimas dicas. Vamos conferir cada uma agora?

Ovo empanado: como fazer uma receita bem diferente e fácil em 3 etapas

ovo empanado

Cozinhar, descascar e comer, essa é a rotina acerca do ovo. Ou então, quebrar, temperar e fritar ovo, quem nunca tirou vantagem desse preparo rápido e saboroso, não é mesmo?

Contudo, apesar de ambas preparações fazerem parte da nossa cultura, tem dias que tudo que queremos é sair da mesmice. Tem gente que parte logo para o churrasco de ovo, mas nem todos dispõem da boa e velha churrasqueira.

Logo, nada melhor do que aprender técnicas para pegar algo simples e aprimorar até escutar: “uau, que negócio maravilhoso”.

Pois saiba que é justamente essa a minha proposta hoje, ou seja, “explodir a sua mente” com engenhosidade e originalidade. Dessa forma, você poderá comemorar o Dia Mundial do Ovo em grande estilo.

Ingredientes

  • 7 ovos cozidos
  • 3 colheres (sopa) de maionese
  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã
  • Sal, pimenta-do-reino, ervas finas, páprica picante e pimenta branca a gosto
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 ovos batidos e coados
  • 1 xícara (chá) farinha de rosca
  • Óleo quente suficiente para fritar

Etapa 1: como cozinhar ovo para empanar depois?

Eu poderia simplesmente dizer: “olha, você só precisa saber como cozinhar ovo e está tudo certo”. Porém, isso não seria certo, já que há algumas “manhas” para chegar na consistência ideal para o preparo que proponho.

Isso porque, geralmente o ovo empanado é aquele cozido inteiro, empanado na farinha e frito. Dessa maneira, temos um empanado bem grande, cremoso por dentro e crocante por fora, é excelente e tradicional.

Só que como o tema de hoje é “transformar”, você precisará necessariamente de uma clara bem firme. Nesse sentido, tenha certeza de que o ovo não fique com a gema mole, fazendo assim:

  1. Encha uma panela com água e adicione os ovos lentamente no fundo.
  2. Ligue em fogo alto e aguarde levantar fervura.
  3. Assim que começar a borbulhar intensamente, abaixe completamente e conte cerca de 10 minutos.
  4. Se o seu fogão for mais fraco, pode deixar até 12 minutos.
  5. Retire da panela e passe em água fria para interromper seu cozimento.
  6. Agora é só saber como descascar ovo cozido e reservar.

Etapa 2: como temperar ovo para empanar + dica bônus para empanar

Com o ovo devidamente cozido e descascado, você deve cortar ao meio, sempre no sentido de uma ponta a outra. Além disso, retire a gema de cada ovo e reserve para usar depois.

O pulo do gato para trazer mais sabor ao preparo, é temperar cada etapa do empanamento. Por conseguinte, tempere os ovos batidos, a farinha de trigo e a de rosca, utilizando bons temperos naturais e sal.

Após temperar as misturas do empanamento, passe as claras na farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Repita isso com todas as claras e deixe alguns minutos descansando para que a camada do empanado fixe bem.

Enquanto isso, vamos agora ao “recheio” do ovo empanado. Dessa forma, no liquidificador ou mixer você colocará as gemas cozidas, maionese, vinagre, tempero e azeite.

O azeite exerce o papel fundamental de criar a liga necessária para bater essa mistura, além de trazer cremosidade. E por falar nisso, bata até ficar homogêneo e liso, pois essa mistura de gema vai dentro da clara frita.

DICA EXTRA: caso sinta dificuldade em bater estes ingredientes, vá colocando pequenas quantidades de água. Assim, você facilita o ponto perfeito para colocar na manga de confeitar!

Etapa 3: como fritar ovo empanado diferente para deixar crocante e macio

Bom, nesse momento você está com o recheio pronto e as claras devidamente empanadas, correto? Então, é hora de falar da fritura das claras:

  1. Para isso, coloque ao menos 2 dedos de óleo em uma panela e aqueça até iniciar borbulhas.
  2. Em seguida, coloque entre 3 e 4 claras empanadas e frite somente para dourar o exterior.
  3. Não é preciso fritar demais porque a clara é delicada e a fritura excessiva acaba com a consistência macia.
  4. Por último, quando fritar todas as claras, basta colocar a mistura da gema com maionese em uma manga de confeitar.
  5. Feito isso, decore o centro da clara com o recheio, salpicando cheiro-verde fresco por cima.
  6. Prontinho, seu ovo empanado diferente está pronto.

Ideia muito bacana, fácil de fazer e interessantíssima como petisco de boteco para servir à galera. Porém, mais do que isso, é uma receita criativa para sair da mesmice diária, mostrando como o ovo é versátil.

Se você não se contentou com o passo a passo detalhado, pois ainda não está acreditando nessa sugestão, sem problemas. Afinal, fui em busca de um vídeo detalhado para auxiliar você enquanto prepara a sua receita:

DICA EXCLUSIVA: transforme o “recheio” com ingredientes diferentes

O grande diferencial dessa receita é justamente o preparo separado que fazemos com as gemas do ovo, concorda? Na sugestão nós colocamos maionese, vinagre de maçã, azeite e temperos.

Contudo, saiba que você pode incluir quaisquer complementos que achar interessante. Você gosta muito do sabor do alho? Então, que tal assar alguns dentes de alho, amassar e incorporar à mistura?

Você não perde uma oportunidade de preparar molho de mostarda? Então, olha que genial: adicionar um pouco de mostarda em grãos em conserva. Ou quem sabe, bater tomate cereja e pedacinhos de picles em conserva lhe pareça bom?

Em outras palavras, é nesse momento que você pode realmente deixar este preparo com a sua cara na cozinha, aproveite!

2 ideias de ovo empanado diferente que podem interessar a você

Eu sempre digo o seguinte: toda receita dá para ficar melhor, ou pelo menos mais diferente. E quando trazemos o ovo para essa realidade, as possibilidades são infinitas.

Dessa maneira, separei outras 2 ideias para diferenciar o empanamento do ovo, assim, você sempre terá uma receita de ovo para o jantar, não é mesmo?

1. Receita de ovo empanado com carne moída e bacon

Minha primeira sugestão extra pode até encarecer a refeição, mas espere até ver o resultado fantástico. Que tal enrolar o ovo cozido com uma fina camada de carne moída, fatias de bacon e fritar até ficar bem douradinho?

O segredo para uma fritura sequinha é não exagerar na espessura da camada da carne moída. Além disso, não esqueça de temperar bem a carne!

2. Ovo empanado como você nunca pensou em fazer + dica de massa caseira

E para fechar nosso majestoso conteúdo criado a partir das facilidades do ovo, tenho uma receita inacreditável. Isso porque você deverá cozinhar o ovo perfeitamente firme, refogar carne moída bem temperada e preparar uma massa caseira sensacional.

Aí está uma excelente alternativa para quem não sabe o que fazer com carne moída, de acordo?

Ingredientes da massa

  • 3 + ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1/3 xícara (chá) de óleo
  • 2 sachês de caldo de galinha em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (café) de sal

Ingredientes do recheio

  • 500g de carne moída temperada (pode ser carne acém, patinho ou músculo)
  • 9 ovos cozidos
  • Salsinha picada a gosto
  • Sal, pimenta-do-reino e cúrcuma a gosto

Embora seja um preparo muito simples, pois basta misturar e está pronto, vou deixar o vídeo da receita. Assim, você tem a oportunidade de pegar todos os detalhes, ou seja, elimina qualquer chance de errar:

Ovo empanado diferente assim você só encontra aqui mesmo

Quando você imaginou que fazer ovo empanado poderia ser tão divertido e criativo ao mesmo tempo, né? Não tenho outra coisa a dizer a não ser: agora a “bola da vez” está com você, é só aproveitar para ter mais uma mistura barata e flexível na cozinha.

Vou ficando por aqui, mas com a sensação de ter passado a você boas ideias de receitas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você conhece alguém que não sabe como fritar um simples ovo, talvez com ovo cozido a pessoa possa florescer na cozinha. Então, compartilhe nas redes sociais e até a próxima!