Lombo canadense: É de porco? Pode comer cru? Saiba tudo!

Sim, o lombo canadense é feito com carne de porco, mais especificamente do lombo que é o músculo magro do suíno. Famoso em diferentes receitas, é um frio que pode ser consumido cru, como em tábua de frios, mas é preciso moderação.

Quer saber mais sobre este embutido que tem o Canadá no nome, mas que é uma invenção bem abrasileirada? Então, confira o conteúdo feito para ajudar você a compreender melhor o que é o lombo canadense de porco. Não deixe de conferir!

Descubra basicamente tudo a respeito do lombo canadense

lombo canadense

O lombo ou lombinho canadense é um embutido feito com carne processada suína. A criação brasileira tem como inspiração um produto verdadeiramente canadense, que é o Back Bacon, termo derivado da localização do lombo suíno.

Nesse caso, o lombo suíno usado está nas costas do porco e recebe atenção por ser um corte magro, saboroso e versátil. Inclusive, a composição tradicional não leva o bacon da barriga suína, justamente para garantir um frio mais saudável e equilibrado.

O termo canadense no produto brasileiro é estratégia comercial para diferenciar os embutidos, mas ainda assim, manter a originalidade. Como resultado, criou-se um frio saboroso, parecido com bacon, misturado com presunto e versátil.

Como é produzido o lombo canadense?

Assim como muitos embutidos, o lombo tipo canadense recebe um tratamento de industrialização de cura e defumação:

  1. Primeiramente, o lombo suíno é processado, separado e curado por um período determinado pela indústria, isso varia bastante.
  2. Em seguida, a mistura passa pela defumação, podendo ser natural ou com uso de fumaça líquida.
  3. Essa etapa realça e transforma os sabores.
  4. Por fim, se cozinha o lombo para reforçar suas nuances e garantir máxima preservação.

Qual a composição do lombo tipo canadense?

Toda forma de embutido segue um rigoroso processo de fabricação, orientado e fiscalizado pelo Ministério da Agricultura. No contexto do lombo, o Ministério define a seguinte composição:

  • Matéria-prima: precisa ter 100% de lombo suíno, retirado das costas do porco, considerando os músculos magros.
  • Porcentagem de proteína: após cura e defumação, o lombo canadense deve conter no mínimo 16% de proteína.
  • Nível de gordura: não pode ultrapassar 8% da gordura total.
  • Umidade: se exige 72% de umidade no produto.
  • Carboidrato: não pode ultrapassar 1% do total.

Qual a diferença de lombo para lombo canadense?

A maior diferença entre lombo canadense e lombo é a forma como são industrializados. Ou seja, a escolha da carne, a cura, a defumação e o cozimento diferenciam completamente essa invenção que não é brasileira, mas que todo brasileiro ama.

Por falar nisso, você sabia que o termo bacon canadense é adotado somente nos Estados Unidos? Isso porque no Canadá eles consomem o “Back Bacon” (feito do lombo puro), que é a versão que nós brasileiros criamos aqui, por assim dizer.

Afinal, é uma alternativa incrível para apreciar o bacon, mas deixando de lado o excesso de gordura.

DÚVIDA: o que saber sobre o consumo de lombo tipo canadense cru?

Muita gente realmente fica preocupada em comer lombo cru, já que é de porco. Porém, a industrialização e todos os processos por trás, como cura, defumação e cozimento, garantem uma carne segura para consumo.

Então, você pode experimentar no café da manhã, incorporar nas saladas e até como aperitivo nas tábuas de frios. No entanto, nutricionistas e especialistas em alimentação advertem para o consumo de embutidos em geral.

Veja bem, por mais delicioso que o lombinho seja, é um alimento ultraprocessado. Na prática, quer dizer que ele é rico em sódio, extratos de carnes, conservantes, aditivos e substâncias sintetizadas, concorda?

Nesse cenário, o consumo deve ser ocasional e em pequenas quantidades. Sabendo comer com consciência, é possível consumir de tudo sem afetar a saúde. Por fim, troque a versão industrializada pelo preparo caseiro de lombo canadense:

3 sugestões rápidas com lombo canadense para incrementar as refeições

Por ter essa pegada meio bacon e meio presunto, o lombo é incrivelmente versátil. A primeira grande sugestão é substituir os embutidos pelo lombo, por exemplo, se a sua receita pede bacon frito, experimente colocar lombinho picado.

Sabe aquele “lanchão” recheado de presunto, tomate e muçarela? Então, substitua o presunto por lombo e tenha algo mais suave. A seguir, você verá sugestões rápidas, aproveite.

1. Sanduíche rápido de lombo canadense com provolone

Na correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo para planejar coisas muito elaboradas. Nesse momento, um lanche rápido “quebra o galho” e simplifica a vida. E por incrível que pareça, o lombinho é perfeito para isso, olha só:

  • ½ pão italiano rústico artesanal
  • 4 fatias de lombo canadense defumado
  • 2 fatias generosas de queijo provolone
  • Maionese caseira ou outro molho a gosto
  • Fatias de picles a gosto

2. Batata recheada é tradição

Quer um prato mais brasileiro e rápido de fazer do que batata recheada? A combinação de requeijão cremoso, queijo, cebolinha e bacon é inigualável. Porém, troque o bacon por pedacinhos de lombo defumado frito, fica suave, saboroso e leve.

Outro ingrediente que traz novas camadas de sabor é o verdadeiro catupiry que, combinado com o lombo, realça o defumado.

3. Escondidinho de frango

Aqui em casa nós temos a sexta-feira do escondidinho, onde variamos ao máximo toda semana. Com isso, algumas tentativas dão certo e outras nem tanto, mas uma surpresa fantástica no último encontro, foi usar cubos de lombinho canadense.

Primeiro eu refoguei levemente cebola e alho e já entrei com os cubos antes de colocar no recheio. Nossa vida, que resultado fenomenal, certamente entrou para o cardápio.

Quando você imaginou que se pode consumir o lombo canadense cru e ainda incrementasse as receitas, hein? Moderação e equilíbrio no consumo são a chave para ter sempre essa opção saborosa à mesa.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!