Como temperar camarão para molho?

Você não tira aquele molho cremoso, cheio de aroma e sabor da cabeça. Mas não saber como temperar camarão para molho está prejudicando seus planos?

Conquistar sabores primorosos no camarão é algo relativamente simples que pega muita gente desprevenida. Talvez porque sua delicadeza crie a ideia de complexidade na gastronomia. Não se preocupe, minha missão hoje é amparar você.

Para isso reuni tudo que eu sei sobre tempero, camarão e molho. E não é que rendeu muitas dicas maravilhosas e sabores ainda mais impressionantes. Confira agora!

Como temperar camarão para molho: 4 ideias de temperos super diferentes

como temperar camarão para molho

Quem tem o hábito de trazer essa culinária para o dia a dia, costuma aproveitar muitas refeições celestiais. Eu poderia muito bem destacar o molho de camarão para peixe, que reúne justamente o que você quer aprender.

Nesse caso, seria o tempero para o camarão que vai no molho e complementa aquele delicioso peixe assado na brasa. Por mais que mudemos essa receita, o ingrediente para o sucesso acaba sendo o tempero do camarão, não tem jeito.

Que não seja pela falta de criatividade que você deixe de saborear um molho delicioso com camarão, descubra boas ideias!

1. Quer uma pegada mais tradicional e leve? Aposte na combinação de alho e limão!

Começando por uma versão mais delicada, a união do alho com o limão é surpreendente, embora pareça simples demais. Na verdade, esse tempero é o básico que proporciona receitas mais equilibradas, diferentemente do alecrim.

O alecrim na carne é maravilhoso, mas usar no camarão da forma incorreta, pode pesar seu sabor. Como resultado, o molho provavelmente acabará com um sabor acentuado que mascara o restante do preparo. Então, dá uma conferida nessa ideia:

Ingredientes

  • 4 dentes de alho bem picados
  • Suco de 1 a 2 limões siciliano
  • 1 ramo de tomilho fresco debulhado
  • Salsinha picada a gosto
  • Sal, pimenta-do-reino e toque de ervas finas a gosto
  • Azeite a gosto

“Só tenho o limão Taiti, pode ser?”. Até pode, mas daí a quantidade precisa ser menor, já que ele é bem mais ácido do que o siciliano. Agora, se quiser uma pegada mais cítrica e frutada, experimente usar o limão galego ou vinagre, aí sim fica bacana.

Modo de temperar

  1. Depois que você limpar os camarões, coloque-os num recipiente.
  2. Em seguida, acrescente temperos, deixando limão e azeite por último.
  3. Dessa forma, misture azeite no limão, batendo levemente com um fuê.
  4. A intenção desse processo é emulsionar os líquidos.
  5. Por fim, junte aos camarões, corrija o sal e deixe reservado entre 15 a 20 minutos.

Esse é o tempo perfeito para fixar os sabores no tom delicado do camarão. O resultado é uma carne suave, mas que dá ao molho a harmonia perfeita para você complementar com outros ingredientes.

2. Tenha sempre um tempero natural para valorizar o sabor do camarão

Tempero muito utilizado no preparo de ceviche de camarão, a sugestão a seguir é realmente maravilhosa. Para falar a verdade, é simplesmente uma das melhores escolhas para camarão.

Afinal, ao mesmo tempo que entrega sabor, valoriza sua nuance natural. E o melhor de tudo, é que mesmo que você exagere na adição dos componentes, dificilmente vai prejudicar a receita.

É o que eu sempre digo sobre o chimichurri na carne: é um mix saborosíssimo, mas que sobressai facilmente. Nesse sentido, selecionei um mix de componentes que uso com muita frequência em casa, então, vá sem receio:

  • Folhas de manjericão fresco picadinhas
  • Salsinha batidinha
  • Leve toque de coentro para não desequilibrar
  • Tomilho fresco debulhado a gosto
  • Azeite a gosto
  • Alho em pó ou granulado para realçar os demais temperos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

DICA EXCLUSIVA: na hora de temperar, certifique-se de que as ervas frescas estejam bem picadas. Isso ajuda na liberação do perfume natural, que vai impregnar no camarão. Se não gostar de coentro fresco, mude para a versão em pó, é sensacional.

3. Deixe a economia de lado e prepare um tempero para camarão à base de vinho branco

Já a nossa terceira dica hoje, é uma forma de se desafiar na cozinha. Isso porque geralmente ficamos “marinando” entre o óbvio e o seguro, certo? Contudo, assim a gente nunca alcança novos patamares, ou seja, as habilidades ficam engessadas.

Ah, tem a questão de deixar a economia de lado às vezes, fator primordial para ter novas experiências. Tudo se resume à utilização do vinho branco seco.

“Ah lá, já vem você querendo me fazer gastar rios de dinheiro”. Que nada, você não precisa comprar aquele vinho importado caríssimo. Basta ser um vinho que você consiga tomar tranquilamente, é suficiente.

Para se ter ideia, eu já vi pessoas criarem até petiscos de camarão, de tão excepcional que fica, anote:

  • Manteiga de qualidade
  • 100ml a 150ml de vinho branco seco
  • Toque de azeite para agregar sabor
  • Alho laminado a gosto
  • Cebola roxa cortada em lâminas finas a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Folhas de sálvia fresca

A ideia da receita é fazer um pré-cozimento rápido dos camarões na mistura dos ingredientes acima. O interessante é reduzir brevemente o vinho, colocando a sálvia por último e os camarões por alguns minutos. Depois você apenas finaliza no molho.

Gostaria de ressaltar duas coisas. A primeira seria quanto ao camarão, que precisa ser de tamanho médio/grande. Dessa maneira, a carne suporta perfeitamente o cozimento.

Por último, nos temperos naturais eu sugeri a sálvia. Saiba que essa erva aromática tem uma pegada mais apimentada, logo, maneire no restante das pimentas, combinado?

4. A união da páprica e do tomilho resulta num molho fenomenal

A quarta e última sugestão é a essência da praticidade e sabor quando você aprende como temperar camarão para molho. Você não precisará nem encontrar tomilho fresco, já que pode usar a versão desidratada. Veja só:

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de páprica picante
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco
  • ½ colher (chá) de cominho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ½ colher (chá) de alho em pó
  • Azeite a gosto
  • Suco de ½ limão siciliano

Sem segredos, basta misturar os ingredientes aos camarões numa tigelinha. Em seguida, reserve por alguns minutos para absorver os temperos e combine no molho.

Essa sugestão é tão boa, que você pode tanto selar os camarões antes quanto incorporá-los ao molho para cozinhar juntamente.

No vídeo abaixo, você verá uma outra maneira de combinar camarão e molho. Nesse caso, a pessoa temperou a base do molho e juntou os camarões, dá certo também e pode ajudar você:

Como temperar camarão para molho é fácil e dá para inovar bastante

Aquilo que parecia um bicho de sete cabeças, acaba de ficar muito mais simples, não é mesmo? Afinal de contas, você aprendeu praticamente todos os macetes sobre como temperar camarão para molho.

Utilize esse novo conhecimento em prol de receitas magníficas e tire elogios de todos à mesa.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe tudo nas redes sociais. Dessa maneira, todos podem aprender algo novo sobre um ingrediente tão difundido em nossa culinária. Até a próxima!