Como temperar asa de frango para fritar? Veja o melhor tempero!

Asinha de frango tem sabor fantástico e ótima versatilidade, contanto que você saiba como temperar asa de frango para fritar. E aí, você tem um tempero especial?

Na maioria das vezes, as pessoas escolhem assar por não saberem a combinação certa para passar nas asinhas ao fritar. De fato, a fritura envolve um cuidado maior com os ingredientes, visto que pode queimar com facilidade, amargando a carne.

Mas não se preocupe, pois você aprenderá o melhor tempero para passar na asinha. Além é claro, das ótimas dicas de sempre e sugestões exclusivas!

Como temperar asa de frango para fritar com uma combinação de temperos de “mestre”

como temperar asa de frango para fritar

Depois da coxinha de frango, a asinha é uma das partes mais consumidas, e não é para menos. Afinal, a asinha de frango assada na churrasqueira faz parte da “bíblia do churrasqueiro”, concorda?

Porém, quando falamos de fritar na panela ou frigideira com óleo, a conversa muda um bocadinho. Isso porque os temperos têm que ser bem pensados no sentido de fazê-los grudar na carne.

Já imaginou escolher bons temperos naturais para carne, mas acabar com parte deles queimado no óleo, que desagradável, né? E esse é um dos principais “erros” de quem geralmente assa na grelha e “migra” para a frigideira.

No fim das contas, na churrasqueira basta jogar aquele sal de sempre e algum outro condimento e grelhar. A brasa é responsável por fortalecer o sabor e caramelizar a asinha.

Ingredientes

  • 700g de asinha de frango
  • 4 dentes de alho em pasta (bem processado)
  • 1 colher (chá) de colorífico
  • 1 colher (chá) de cebola desidratada
  • Suco de 1 limão
  • Mix de alecrim, açafrão-da-terra, curry e pimenta branca moída na hora a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite suficiente para criar umidade e gordura

Primeiramente, o mix sugerido vai do seu gosto, pois são ingredientes opcionais. O restante, procure manter todos, pois o resultado fica show de bola.

Tudo que você deve fazer, é dar uma boa limpada nas asinhas e adicionar os temperos secos e alho. Em seguida, junte o suco de limão, sal, pimenta e massageie bem a carne.

Por último, dose o azeite até notar que a gordura é suficiente para deixar a carne ainda mais molhadinha. Desse modo, reserve por 20 minutos para fixar os temperos no frango, e leve para fritar.

Como temperar asinha de frango para fritar na airfryer?

Olha, admito que não é todo dia que escolho fazer asinha de frango na airfryer. Pessoalmente, nada substitui o resultado que somente a fritura em óleo proporciona e, no caso da asinha, isso fica evidente.

No entanto, nem sempre estamos com o estômago bom e a fritura precisa ser evitada a todo custo neste contexto. Então, nos resta partir para a airfryer, que entrega um resultado fantástico da mesma forma.

Porém, é crucial saber que nesse tipo de preparo, a carne tem que estar consideravelmente mais úmida. Se no óleo, a gordura cumpre o papel indispensável de preservar a suculência da asinha, na airfryer isso não acontece.

“Nossa, mas então vou fazer em óleo mesmo, não gosto de carne ressecada”. Tenha calma, respire fundo e saiba que tem como fugir desse resultado. Nesse sentido, o objetivo é trazer um ingrediente querido por muitas pessoas, a manteiga.

Isso mesmo, a manteiga é responsável por dar sabor, textura e, sobretudo, uma camada extra de gordura. Essa combinação garante asinhas no ponto, ultra suculentas e dignas até daquele almoço de domingo com frango, por que não? Veja uma sugestão:

  • 500g de asinha de frango
  • 1 colher (sopa) de cebolinha picada
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher (café) de páprica defumada
  • 1 colher (chá) de colorau
  • Azeite a gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Novamente, coloque todos os ingredientes na asinha, misture bem e reserve. Contudo, o tempo aqui pode ser de 2 horas, para pegar realmente os sabores. A manteiga entra como uma pasta que agrega o restante, aprimorando o sabor.

DICA EXCLUSIVA: a substituição do óleo dá lugar a novas possibilidades na airfryer

Até aqui ficou claro que não é recomendado colocar ingredientes mais “pedaçudos” para fritar no óleo, correto? Estou falando de alho granulado, cebola picada, chimichurri, pimenta de cheiro picada e por aí vai.

Entretanto, a airfryer nos possibilita fazer justamente isso, ou seja, favorece a adição de mais ingredientes. Inclusive, até a manteiga ajuda nisso, uma vez que você pode fazer uma manteiga de ervas e passar nas asinhas.

Sabe aquela mostarda escura que você ama utilizar para preparar molho de mostarda para carne? Então, pode colocar na asinha. Ah, então você prefere uma opção mais sofisticada de mostarda com sementes? Use e abuse!

Você aprendeu por que colocar maionese na carne? Pois saiba que asinha e maionese é a combinação dos deuses.

Em outras palavras, você tem a liberdade para permanecer nas opções de segurança. Só que se preferir apostar em receitas diferenciadas, é totalmente viável criar mixes de temperos para frango que fazem nosso paladar “dançar de alegria”.

Se ainda assim tiver dúvidas, tudo que precisa fazer é se guiar pelo preparo de frango a passarinho na airfryer. Afinal de contas, são receitas muito parecidas que caminham lado a lado, tanto no tempero quanto na execução do preparo.

Como limpar a asa de frango para o tempero pegar melhor?

Certamente você sabe que praticamente tudo que encontramos no mercado em carnes e embutidos, passa rigorosamente pela industrialização, correto? Dessa maneira, acabamos consumindo carnes processadas, e está tudo bem.

Falo isso porque os cortes de frango, a exemplo da asinha, possuem um cuidadoso processo de manuseio. Como resultado, a carne chega completamente limpa, higienizada e pronta para o consumo.

Em contrapartida, do momento em que sai do frigorífico e chega à nossa mesa, a carne começa a deteriorar. Obviamente é uma coisa natural e, em muitos casos, nem faz tanta diferença.

Mas se a gente puder deixar tudo ainda mais seguro, é ainda melhor, né? Nesse caso, eu recomendo muito que você limpe a asinha antes de comer, seja frita, assada ou grelhada. Algumas pessoas falam que é mera frescura, mas eu julgo como indispensável.

Nesse contexto, faça questão de tirar as pontinhas e o excesso de gordura e pele. Além do que, muitas asinhas possuem a falange exposta, mas que não fica bacana quando fritamos, por isso, retire. Agora, para higienizar faça assim:

  1. Pegue uma vasilha grande e encha com água.
  2. Em seguida, adicione 3 colheres (sopa) de sal.
  3. Agora, coloque suco de 1 limão.
  4. O último ingrediente é o vinagre branco, e 2 colheres são suficientes.
  5. Por último, mergulhe as coxinhas e deixe de molho entre 5 e 10 minutos.
  6. Depois é só escorrer, lavar em água corrente e seguir com o tempero.

Essa mistura retira todo aquele “limo” que geralmente vem na carne, reduz a gordura e elimina o “cheiro de açougue”. Pode apostar que seu tempero vai ficar muito mais saboroso e apetitoso!

Entender como temperar asa de frango para fritar é só o começo da sua jornada

Viu que não tem dificuldade em como temperar asinha de frango, e como isso está apenas na cabeça das pessoas? Não existe segredo, mas sim alguns conceitos lógicos que fazem toda a diferença no resultado.

E nesse momento você pode dizer que aprendeu muita coisa interessante, até mesmo como limpar asa de frango para temperar. E isso sim faz muita diferença, já que deixa a carne mais “receptiva” aos temperos adicionados, explore e aproveite tudo!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você conhece alguém que sempre torra ou que deixa a asa insossa, não deixe de compartilhar o conteúdo, combinado? Até a próxima!