Asinha de frango assada: 4 Receitas para fazer

Depois da coxinha, a asinha de frango assada é uma das carnes mais consumidas nas refeições diárias, mas é fundamental saber preparar.

Por mais que gostemos de um preparo, insistir repetidamente na receita acaba enjoando e atrapalhando o cardápio, não é mesmo? E quando falamos em asinha, não tem muito para onde correr, a não ser reinventar os temperos e ingredientes extras.

Sendo assim, você acaba de encontrar um verdadeiro tesouro, pois selecionei receitas maravilhosas para você conhecer e se deliciar. Vamos conferir?

4 receitas saborosas de asinha de frango assada para você fazer

asinha de frango assada

Sabia que incluir asinhas no cardápio é tão fácil quanto aprender como temperar asa de frango para churrasco? Além de agilizar “uma vida na cozinha”, nos permite criar combinações espetaculares em temperos e ingredientes complementares.

As opções mais simples incluem batatas, cenouras e vegetais assados na mesma receita. Porém, são as sugestões realmente únicas que separei para você que comprovam como podemos extrair preparações dignas de chef.

Nesse sentido, esqueça aquele preparo de asinha de frango na airfryer, pois é no forno que a carne ganha destaques surpreendentes!

1. Melhor receita de asinha de frango assada com batata + segredos

Costumo dizer que essa primeira receita é aquela que reúne o melhor de várias vertentes culinárias. Isso porque temos um tempero bem marcante, uma batatinha assada e uma carne inigualável em maciez. Para isso, precisaremos:

  • 2kg de asinhas de frango;
  • 4 dentes de alho triturados;
  • ½ colher (sopa) de açafrão;
  • 5 batatas médias descascadas e cortadas ao meio;
  • ½ colher (sopa) de tempero baiano;
  • 1 colher (sopa) de páprica doce;
  • Sal, pimenta calabresa e pimenta-do-reino a gosto;
  • Molho shoyu a gosto;
  • Suco de 1 limão.

Aqui não é necessário fazer nenhum tipo de marinada para frango, ou seja, basta adicionar temperos à carne e misturar. Claro, se você tiver uns 10 a 15 minutos sobrando, pode deixar na geladeira para aderir bem aos temperos.

Por último, coloque as asinhas numa forma, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180° por 60 minutos. Na metade do tempo, abra, regue a carne com o caldo e adicione as batatas, feche e volte a cozinhar.

“Nossa, tenho apenas forma de vidro, será que pode assar frango em travessa de vidro?”. Sim, isso não interfere em nada, pelo contrário, é até preferível no vidro, pois o resultado fica bem melhor.

DICA EXTRA: se for preciso, leve mais alguns minutos depois de aberto para dourar bem. Além da batata, experimente colocar cenoura, cebola e outros ingredientes que possam dar mais sabor e texturas!

2. Asinha de frango temperada com maionese de cebola

Já essa segunda sugestão, pode ser feita tanto no forno quanto na churrasqueira. Então, se tiver uma grelha sobrando por aí, utilize-a para uma cor dourada ainda mais apetitosa. Os ingredientes são:

  • 1kg de asinha de frango
  • Pimenta-do-reino, pimenta branca e cheiro-verde a gosto
  • 1 sachê de creme de cebola
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de maionese
  • 1 cebola picada bem fina para compor a receita

De maneira bem direta, adicione as pimentas, o sachê de creme de cebola, a maionese e a cebola. Em seguida, misture tudo muito bem para unir o creme de cebola à maionese.

Na churrasqueira, o tempo médio é de 30 minutos, numa distância de 40cm da brasa. Agora, no forno esse tempo pode ser um pouco maior, levando cerca de 40 a 50 minutos. Eu particularmente deixo 1 hora, que é para assar e dourar perfeitamente.

DICA EXTRA: quer deixar o churrasco mais tradicional e completo? Que tal preparar uma farofa de ovo deliciosa? Prefira utilizar ovos inteiros ao invés de colocar o cozido, pois assim a farofa fica úmida, retém mais sabor e valoriza a asinha!

Quer ver o processo do tempero na prática? Então, acompanhe o vídeo da receita:

3. Experimente a asinha de frango picante + molho para balancear

Embora não sejam todos que adoram os sabores picantes, certamente é uma receita que pode ficar guardada na manga. Afinal, nunca sabemos quando vai acontecer aquele churrasco com os amigos, em que sempre tem um que ama tempero picante.

Ingredientes

  • 1kg de asinha de frango
  • 1 xícara (chá) de shoyu
  • Sal moderado e pimenta-do-reino a gosto
  • Molho de pimenta a gosto (utilize malagueta, jalapeño ou calabresa).
  • 20g de páprica picante
  • 30g de alho em pó
  • 100ml de ketchup
  • Suco de 1 limão
  • ½ xícara (chá) de azeite

Recomendo reservar o frango no tempero por 40 minutos, de modo a absorver os sabores.

Modo de preparo

Existem duas maneiras de assar essa asinha, ou seja, no forno ou na grelha. Se for usar o forno do fogão, pode precisar assar no papel-alumínio.

Geralmente utilizamos o alumínio quando o assado é grande, como frango inteiro. Aqui em casa eu não costumo usar, onde coloco direto na forma e levo ao forno a 200° por 50 minutos em média. Por outro lado, na churrasqueira funciona assim:

  1. Posicione a grelha da churrasqueira próxima à brasa forte.
  2. Em seguida, espalhe as asinhas deixando pequenos espaços entre os pedaços.
  3. Isso ajuda a assar de maneira uniforme.
  4. O tempo varia de acordo com a potência da brasa, mas 15 minutos de cada lado devem ser suficientes.
  5. Quando dourar tudo, pode retirar e servir.

4. Asa de frango com tempero cremoso sensacional

Se por um lado o tempero simples agiliza os preparos, às vezes “necessitamos” daquele mix único de condimentos, concorda? Nessa receita, criaremos um tempero realmente espesso, para envolver as asinhas e criar uma camada linda:

  • 700g de asinha de frango
  • 250g de maionese
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • Sal, pimenta-do-reino e páprica picante a gosto
  • 1 cebola picada
  • Suco de 1 limão siciliano
  • Cheiro-verde picado a gosto

Ao invés de ir jogando tempero por tempero na carne, prefira adicionar tudo numa travessa com maionese e aí misturar. Você perceberá que virou uma pasta, é assim mesmo. Mas caso prefira, adicione um pouco de azeite para diluir.

Depois disso, coloque as asinhas nesse tempero e misture até pegar em tudo. Por fim, transfira para uma travessa e leve ao forno preaquecido a 220° por 35 a 40 minutos ou até dourar por completo.

DICA: nesse preparo fica saboroso colocar algumas cenouras pré-cozidas por cima e até mesmo alguns tomates cerejas cortados.

DICA EXTRA: sempre que possível, prepare molhos para acompanhar a asinha!

Muitas vezes preparamos molhos somente como acompanhamento para churrasco, quando na verdade, podemos utilizá-los nas refeições, em especial com asinhas. E olha, boa opção é o que não falta, veja algumas sugestões divinas:

  1. Molho de mel e alho em pedacinhos.
  2. Molho de mostarda cremoso com ketchup, molho inglês, suco de limão, vinagre de maçã, açúcar mascavo e molho de pimenta.
  3. Opção de molho com suco de laranja traz um toque agridoce.
  4. Opção de molho barbecue com bacon defumado.
  5. Sugestão de molho de iogurte com leve toque picante.

Estas são apenas algumas sugestões dentre as inúmeras opções de molho para carnes. Experimente cada uma e combine com os temperos utilizados para temperar a carne!

Ter boas receitas curingas é sempre uma alternativa valiosa!

Temos que ter honestidade e dizer que o preço do quilo da asinha já teve mais em conta, não é verdade? Porém, dentre os preços atuais, a asinha ainda é uma das opções mais baratas, ou seja, devemos colocar mais receitas no cardápio.

Nesse sentido, agora você tem ao menos mais 4 receitas incríveis para diversificar durante a semana. O importante mesmo é estar sempre modificando e inovando nos temperos e ingredientes utilizados nos preparos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de asinha de frango assada, não esqueça de compartilhar com amigos e conhecidos, tenho certeza de que ajudará muitas pessoas. Até a próxima!