Como fazer pescoço de peru? Aprenda a receita fácil

Se você estava em busca de uma receita bem diferente e curiosa, precisa aprender como fazer pescoço de peru.

Só lembramos de assar peru em época de Natal, quando a família se reúne e as receitas são elaboradas, concorda? Não à toa, 26% da criação nacional é exportada e o consumo interno é de 74%. Em sua maioria, destinada ao processamento industrial.

Contudo, é uma carne muito saborosa que pode ser consumida com mais frequência. Então, vamos descobrir tudo sobre esse preparo?

Como fazer pescoço de peru com uma receita que é pura facilidade

como fazer pescoço de peru

Por ser uma ave de grande porte, a carne do pescoço de peru é bastante volumosa e tem sabor inconfundível. Inclusive, uma curiosidade é que a carne se parece muito com a rabada, não em sabor, mas na aparência.

Um grande mito atrelado à carne é que se trata de um preparo gorduroso e calórico. Porém, a verdade é oposta, já que oferece um prato bastante leve e saudável. Claro, quando adicionamos bacon, calabresa e ingredientes ricos em gordura, qualquer preparo se torna calórico.

Sendo assim, agora você aprende cada detalhe de como fazer pescoço de peru na panela de pressão. Afinal, é a receita mais tradicional e que valoriza as qualidades da carne!

Ingredientes

  • 700g de pescoço de peru limpo e cortado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • 3 cebolas médias picadas
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • Açafrão, colorau e páprica doce a gosto
  • Água suficiente para cobrir a carne

Essa receita é muito parecida com a tradicional carne de panela. Nesse sentido, se você quiser adicionar ou substituir algum dos ingredientes, fique à vontade.

Modo de preparo rápido

  1. Aqueça um bom fio de azeite na panela.
  2. Tempere a carne com sal, alho, açafrão, páprica, colorau e pimenta-do-reino, misture para incorporar.
  3. Para espalhar melhor o tempero, coloque azeite ou um pouco de manteiga derretida.
  4. Em seguida, ponha a carne na panela quente e vá mexendo para refogar por completo.
  5. Nesse momento, acrescente tomate, extrato de tomate, cebola e misture.
  6. Por último, adicione água até cobrir, corrija os temperos e feche a panela.
  7. Assim que pegar pressão, conte entre 15 e 20 minutos para uma carne macia, mas que não desgruda do osso.

É essencial que a carne não desmanche a ponto de soltar do osso. Isso porque nessa consistência a carne perde parte da sua beleza. Afinal, nada melhor do que desgrudar do osso na hora de acompanhar aquele arroz soltinho.

Além do mais, quem sabe como fazer carne de panela de pressão, entende que existe um ponto perfeito da carne. E o pescoço de peru é maravilhoso nesse aspecto, pois oferece tal qualidade.

“Poxa, fiz certinho, mas o caldo ficou ralo, mas ralo de verdade, como consertar?”. De fato, essa receita costuma ficar com o caldo mais líquido. Isso acontece porque a carne não tem tanta gordura para espessar o molho.

Uma das melhores maneiras de engrossar caldo da carne é adicionar um pouco de amido de milho dissolvido em água. É tiro e queda ao juntar à panela!

DICA EXTRA: como tirar o cheiro forte do pescoço de peru?

Algumas carnes precisam de um cuidado extra para eliminar as impurezas naturais, como gordura, pelanca e pele. Um bom exemplo é fígado de frango frito, que exige uma boa escaldada antes da preparação.

E na hora de exercitar seus novos conhecimentos sobre como fazer pescoço de peru, essa dica é fantástica. Para isso, você precisa de água, sal, vinagre ou suco de limão:

  1. Antes de mais nada, limpe os cortes da carne, retirando toda gordura e nervura.
  2. Em seguida, coloque numa panela e cubra com água.
  3. Adicione sal, suco de limão, vinagre ou uma mistura equilibrada dos dois.
  4. Quando levantar fervura, conte 2 minutos em fogo médio/alto.
  5. Por fim, retire, elimine a água da escalda e o pescoço está pronto para usar na receita.

Como diversificar as receitas de pescoço de peru?

Eu preferi mostrar uma receita simples para que você pudesse confirmar que não há segredos no preparo. Contudo, a receita cozida é muito versátil e você pode agregar muitos outros ingredientes.

Diante disso, gostaria de destacar três ingredientes que trazem um sabor incrível: cenoura, batata e alho-poró picado. Então, após o primeiro cozimento de 15 minutos, abra e adicione estes ingredientes.

Depois feche novamente e conte cerca de 10 minutos após pegar pressão. Olha, saiba que o resultado é uma receita completa, encorpada e de um sabor marcante. Veja a seguir algumas sugestões bacanas para diferenciar os preparos:

  1. Você pode aprender como fazer caldo de pescoço de peru, cozinhando até apurar e engrossar, fica bem diferente.
  2. Receita de pescoço de peru na pressão com cerveja preta, cebola, tomate, alho-poró e mandioquinha salsa.
  3. Receita de pescoço cozido com pimentão amarelo e vermelho, caldo de legumes, bastante alho e mandioca cozida.
  4. Sugestão de pescoço de peru com batatas, agrião e espinafre.
  5. Sugestão diferente de pescoço de peru cozido com pé de porco.
  6. Experimente o pescoço cozido com taioba e servido com angu.

Em vista destas sugestões gostosas, dá para concordar com quem diz que pescoço de peru é carne de terceira? Claro que não né? Então, não deixe de colocar sua personalidade, temperos e técnicas que apenas você sabe fazer!

Não espere o fim do ano para fazer pescoço de peru em sua casa!

Vamos combinar que fazer pescoço de peru não é a escolha mais comum do dia a dia. Pelo contrário, você encontra 10 pessoas que sabem como fazer pescoço de frango, mas é raro alguém que faça peru.

Embora algumas pessoas acham que o motivo é o sabor ou qualidade, a razão é a dificuldade para encontrar. Veja por você, quantas vezes já encontrou pescoço de peru no supermercado que frequenta? Com certeza poucas vezes ou nenhuma, certo?

Infelizmente, o consumo é pequeno e a carne é destinada para outros fins. Em contrapartida, agora você aprendeu perfeitamente como fazer pescoço de peru, não é verdade?

Então, sempre que encontrar pode comprar, porque é uma iguaria muito saborosa e todos vão amar aí na sua casa. O único ponto “negativo” é que poderia ser uma carne mais barata, já que custa entre R$28,00 e R$38,00 o quilo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se as receitas te surpreenderam e fizeram você ficar com vontade de comer, não esqueça de compartilhar nas redes sociais. Assim, mais gente passa a consumir também. Até a próxima!