Como fazer linguiça recheada: aprenda a fazer do zero + sugestões de preparo

Tem gente que não abre mão da linguiça tradicional simples, mas aprender como fazer linguiça recheada é algo sensacional.

Geralmente quando falamos em fazer, é normal pensar nos preparos, seja na churrasqueira, forno ou frigideira, não é mesmo? Porém, eu pensei diferente e mostrarei como fazer do zero, ou seja, da escolha dos ingredientes ao enchimento.

Além do mais, separei algumas sugestões de receitas que casam perfeitamente com uma boa linguiça repleta de ingredientes diferenciados. Vamos conferir as dicas?

Como fazer linguiça recheada do zero? Passo a passo exclusivo para você!

Você até pode fazer linguiça de frango, mista e defumada, mas a linguiça de porco é a rainha das refeições. No churrasco então, é um assado que acaba em poucos minutos. Entretanto, você já experimentou linguiça recheada de muito sabor?

Confesso que a recheada é um ponto fraco aqui em casa. Isso porque tenho comigo que quanto mais ingredientes na mistura, mais saboroso o embutido fica.

Logo de cara já penso em bacon, azeitona, temperos naturais e, por que não, pedacinhos de queijo? Portanto, mantenha a mente aberta a novas possibilidades, pois a partir de agora você nunca mais comerá linguiça simples!

1. Escolha os melhores ingredientes para a massa da linguiça

Tem certos dias que tudo que buscamos são preparos simples, que proporcionem experiências gustativas sem grandes complexidades. Nesse contexto, escolher entre pernil ou lombo, mais ingredientes básicos, é a melhor alternativa.

Contudo, nesse momento eu paro e penso: já que faremos linguiça recheada, por que não apostar alto, né? Com isso, a ideia é usar componentes realmente únicos, como uma boa azeitona preta, já imaginou?

Aliás, ir além do queijo coalho que, embora seja um ótimo queijo para churrasco, dá para diferenciar bastante. Dessa forma, uma sugestão incrível é usar algum queijo mais mole, como Emmental, por exemplo.

Nessa nossa receita, utilizaremos os ingredientes a seguir, mas daí fica a seu critério substituir ou incluir outros, combinado?

Ingredientes sugeridos

  • 1kg de pernil suíno moído
  • 15g de sal
  • 2g de sal de cura tipo 1
  • 0,5g de pimenta malagueta curtida
  • 0,5g de pimenta-do-reino moída
  • 150g de azeitona picada
  • 100g de queijo picado em cubos
  • Tripa suína hidratada suficiente para ensacar a mistura

Como você pode ver, fiz questão de colocar o peso de cada componente. Sendo assim, é crucial se manter próximo dessa margem, especialmente na adição do sal e do sal de cura.

DICA EXTRA: opte por uma receita mais ousada e diferente

É impossível falar de linguiça recheada e não lembrar da versão cuiabana. Feita com carne bovina, queijo coalho, leite, sal, pimenta bode, pimenta dedo-de-moça e pimenta-do-reino, certamente é uma explosão de sabores.

Já que falamos de carne vermelha, aposte em carnes com bom equilíbrio de gordura. Por exemplo, o peito bovino geralmente tem entre 20% e 30% de gordura, é uma alternativa. A própria fraldinha é uma candidata de peso.

2. Como deve ser feita a mistura e o tempo de descanso da massa?

Antes de misturar os ingredientes, saiba que essa etapa se divide em duas partes. Nesse sentido, a primeira delas é realizar a mistura dos ingredientes à carne de porco moída.

Para isso, misture sal, sal de cura, pimenta malagueta, pimenta-do-reino e outros temperos que preferir. O ideal é colocar tudo no pilão e moer até virar uma mistura homogênea.

Em seguida, coloque estes temperos na carne moída e misture até incorporar tudo. Aqui podemos dizer que é uma sova rápida para dar liga à linguiça. Feito isso, coloque a massa num saquinho plástico e reserve na geladeira por 12 horas.

Ao reservar por algumas horas, os sais aderem melhor ao restante da mistura, proporcionando um sabor apurado. Passado esse tempo, junte a azeitona e o queijo, tudo picado em cubos e volte a mexer.

No entanto, aqui existe um ponto de atenção crucial e diz respeito ao queijo. Por conseguinte, o queijo precisa estar bem gelado, se estiver quase em ponto de congelamento é melhor ainda.

Acontece que conforme você junta à massa, o calor das mãos amolece o queijo e isso pode desandar a mistura. Sem contar que corre o risco de o queijo simplesmente desaparecer na linguiça, fica a dica!

3. Como encher linguiça com segurança, praticidade e produtividade?

Agora chegamos ao momento da verdade, ao momento da pergunta que não quer calar: como encher linguiça? Será que devo usar garrafa pet higienizada? Ou quem sabe um funil longo? Normalmente você pode:

  • Utilizar uma ensacadeira conhecida como canhão de enchimento.
  • Escolher o moedor de carne com função de ensacamento.
  • Comprar um funil simples na espessura da sua preferência.
  • Investir num ensacador simples tipo pistola para facilitar sua vida.

Particularmente eu recomendo o moedor, mas caso você não tenha, pode ser o funil que também dá super certo. Com isso fora do caminho, veja o passo a passo para encher, assumindo o moedor como exemplo prático:

  1. Primeiro de tudo, encha a parte superior do equipamento com a massa da mistura.
  2. Com todo cuidado, passe a mistura até aparecer na ponta do funil de enchimento.
  3. Nesse momento, “vista” a ponta do funil com a tripa hidratada e empurre uma quantidade suficiente para sua mistura.
  4. Na ponta você deve dar um nó para segurar a carne.
  5. Agora sim, ligue o equipamento e comece a encher a linguiça até acabar com a carne.

Viu só como são detalhes simples? Não tem dificuldade alguma para aprender como fazer linguiça recheada. Ah, vale dizer que você pode ir pressionando gentilmente a carne dentro da tripa para deixar tudo mais compacto.

“Nossa vida, mas não tenho moedor, apenas o funil, como fazer?”. O processo é o mesmo, basta vestir a tripa e encher manualmente empurrando grandes quantidades de mistura.

Por mais detalhado que esse passo a passo seja, gosto sempre de trazer um vídeo para auxiliar na prática:

DICA EXTRA: como tirar o ar da linguiça para um embutido perfeito?

Uma coisa que acontece nas primeiras vezes que você faz linguiça artesanal, é a formação de bolsão de ar. Conforme a mistura passa pelo invólucro, a entrada de ar é inevitável e acaba sobrando espaços indesejados.

Nesse cenário, nada que uma boa agulha de ponta grossa não resolva. Contudo, nada de usar agulha que fica “pra lá e pra cá”. Isso porque você deve higienizar e ter um utensílio próprio apenas para essa finalidade, certo?

E isso vale para todo tipo de linguiça, seja ao fazer linguiça de frango ou aquela toscana tradicional!

Como preparar linguiça recheada em 6 sugestões de receitas magníficas

como fazer linguiça recheada

Enfim chegou a hora de preparar a linguiça recheada por você com tanto carinho, apreço e sabor único. Infelizmente, não tem como diversificar tanto no preparo de linguiça. Isso porque fazemos no forno, na frigideira ou na churrasqueira.

Pessoalmente, acho que para aproveitar todo o sabor desse embutido caseiro, nada melhor do que levar à brasa, concorda? Inclusive, linguiça recheada é uma das melhores linguiças para churrasco, pois dificilmente fica ressecada e sem sabor.

Em vista disso, veja algumas sugestões fantásticas de preparo com a versão recheada de linguiça, é o sabor da felicidade:

  1. Linguiça recheada com provolone e jiló feita no churrasco na parrilla.
  2. Linguiça recheada com bacon, ervilha, azeitona e queijo, assada com vinagrete.
  3. Opção de linguiça com queijo e chimichurri assada na brasa.
  4. Opção de linguiça recheada com bacon e alho-poró assada no forno.
  5. Sugestão de linguiça na panela de pressão recheada com vegetais.
  6. Sugestão de linguiça recheada com tomate seco e especiarias assada na airfryer.

Um outro preparo sensacional é a manta de linguiça recheada, que pode ser preparada no forno ou na churrasqueira. E olha que interessante, encontrei um vídeo onde a pessoa ensina desde o preparo da mistura até o assamento, confira:

Torne-se uma pessoa expert em como fazer linguiça recheada

Existe uma advertência que todo mundo deve considerar na hora de aprender como fazer linguiça recheada. Você nunca mais enxergará a linguiça tradicional com os mesmos olhos.

Isso porque o resultado do recheio cria camadas de sabores difíceis de ignorar, e agora você sabe bem a respeito.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que você possa extrair o conhecimento necessário para fazer seu embutido brilhar. Compartilhe o conteúdo e mostre a mais pessoas como é fácil fazer diferente. Até a próxima!