Como fazer linguiça de porco: Dicas de preparo e receita

Se você está aqui procurando como fazer linguiça de porco, hoje é seu dia de sorte. Resolvi seguir a tendência atual do consumo, e falar um pouco sobre a questão da produção artesanal. Se você não sabia, fazer linguiça de porco artesanal é tendência!

Não teria como dar errado não é mesmo? Uma linguiça bem feita, seja a comprada no açougue, já é uma delícia. Agora imagina poder fazer sua própria linguiça, utilizando temperos selecionados a dedo por você, é muita vantagem, não é mesmo?

Foi pensando nisso que trouxe este artigo até você, pois você pode pensar em como fazer linguiça de porco, e achar complicado. Mas posso sem sombra de dúvidas te afirmar que, não existe complicação alguma ao fazer essa iguaria.

Claro, existem algumas coisas que deve levar em consideração, como a higiene no preparo e como escolher a melhor carne. Fique tranquilo e tenha a certeza que este conteúdo vai ser bastante útil para você

Confira então, como fazer linguiça de porco bem caprichada! Vamos lá!

Cuidados ao escolher e preparar linguiça de porco

O principal cuidado aqui, é escolher a carne para preparar sua linguiça artesanal, e prefira a de procedência conhecida. Quando você compra carne de porco, certificada e de qualidade, você já garantiu metade do sucesso ao preparar a linguiça.

Aspectos da carne para linguiça

Existem algumas observações que você pode fazer no ato da compra. A dica é sempre escolher as peças de coloração mais rosada. A peça que aparentar estar úmida é a ideal para fazer sua linguiça de porco.

Evite pegar aquela peça que aparenta estar molhada ou oleosa, certamente já passou do ponto. Os melhores cortes suínos, ainda mais para fazer linguiça artesanal, são os cortes mais magros.

Ao seguir essas dicas da escolha da carne, a resposta para como fazer linguiça de porco, vai estar na ponta da língua.

Como conservar melhor a carne?

É recomendado para quando você for preparar sua linguiça artesanal, que a carne seja a mais fresca possível. Portanto, se comprar a carne e não for utilizar ela nos próximos dias, o melhor é congelar essa carne. Congele em peça inteira mesmo.

Deixe para moer sua carne, pouco antes de ir para o preparo, isso irá garantir maior frescor e mais sabor. Mais uma dica importante é não colocar sua carne para descongelar fora da geladeira, coloque a peça em um recipiente e deixe na geladeira mesmo.

As dicas acima quanto a carne de porco, são voltadas basicamente para a produção de linguiça. Uma vez que a carne da linguiça é utilizada crua e moída.

Como fazer linguiça de porco?

Vale ressaltar aqui que, a carne passa pelo processo de moagem, ou seja, você vai precisar de um moedor para dar continuidade ao preparo. Caso não tenha um em casa, você sempre pode pedir para o açougueiro moer para você.

Em vista desse detalhe, é importante que você compre e peça de carne para moer, perto do momento do preparo. Você pode até congelar a carne já moída, mas o ideal é evitar ao máximo qualquer contato com a carne de porco antes do preparo.

Deixando as formalidades de lado, vamos ao que realmente importa. Vou te passar uma receita de dar água na boca, sabe aquelas receitas bem caseiras, então, é uma dessas que vou apresentar aqui.

Depois de aprender essa receita, você vai poder ajudar outras pessoas em como fazer linguiça de porco. Afinal, tudo que é artesanal tende a ser muito melhor.

Receita de linguiça de porco caseira

como fazer linguiça de porco

Ingredientes:

  • 1 kg de pernil de porco
  • 400g de toucinho limpo sem couro
  • 6 dentes de alho
  • 1 colher (café) de pimenta do reino a gosto
  • 1 ½ colher de sal a gosto
  • Ervas e especiarias a gosto
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Tripa de porco, preferencialmente salgada
  • Barbante para fazer amarrações

Modo de preparo:

Aqui que entra a parte do moedor, você precisa moer o pernil colocando junto o toucinho e o alho. Se for pedir no açougue para moer, peça para que utilizem o cortador mais grosso, e que moam apenas uma vez. Isso vai garantir mais sabor.

Pegue sua carne já moída, adicione o sal, pimenta do reino e as ervas e especiarias de sua escolha. Indico acrescentar tomilho ao tempero, fica divino. Agora essa mistura vai para a geladeira e permanecer por 3 horas, para pegar bem o sabor.

Quando se aproximar do momento de embutir sua carne temperada e deliciosa, você deve colocar a tripa que for usar, em uma bacia com água e vinagre. Isso leva em torno de meia hora para estar pronto. Em seguida lave em água corrente.

Agora coloque sua tripa para embutir no dispositivo próprio, ou seja, o funil. Tire da geladeira a mistura temperada e vá enchendo a tripa, a cada 10 cm você amarra com barbante. Depois é só curtir sua linguiça artesanal fresca e saborosa. Simples demais né?

Como fazer linguiça de porco? Um curso pode ser a solução!

E se te dissesse que tenho um curso ideal para te ajudar com essa pergunta. Além de aprender as receitas de vários tipos de linguiças, e se você pudesse começar a lucrar com isso?

Isso mesmo, por que não levar em consideração essa ideia? Pensa comigo, com o curso que vou te apresentar, você vai ser capaz de fazer deliciosos e diferentes tipos de linguiças artesanais.

Agora é só manejar a produção entre os amigos, familiares e também aos clientes que certamente você vai fidelizar. Tudo isso, porque o curso é completíssimo e abrange os diferentes tipos de linguiças que encontramos por aí.

Você já experimentou linguiça de peixe, por exemplo? Pode apostar que tem o modo de preparo no curso. Você aprenderá os diferentes tipos de temperos, níveis de moagem, tipos de tripas e dicas de conservação, tudo isso você só encontra no curso de linguiça artesanal.

Não bastasse todo o conteúdo que o curso oferece, as pessoas que adquirirem o curso, contam ainda com materiais bônus. São 2 livros bônus e 2 calculadoras virtuais. O primeiro livro fala da produção de molhos finos, já o segundo fala sobre congelamento de alimentos.

Se ficou interessado, não deixe de clicar aqui, você encontrará todas as informações que precisa sobre o curso.