Acompanhamento para galinhada: Veja o que servir em 4 preparos que super combinam

Determinados pratos são tão saborosos que dispensam guarnições, mas o acompanhamento para galinhada é muito procurado. Não sabe o que servir?

Não existem grandes segredos para combinar preparos com a inconfundível galinhada. Esse prato tipicamente mineiro e goiano combina com tudo que você imaginar. Afinal, estamos falando de arroz com frango cozido e muitos temperos.

Mas caso esteja sem ideias, não deixe de aproveitar as sugestões maravilhosas deste conteúdo. Fiz questão de montar uma seleção especial para você!

Acompanhamento para galinhada: 4 preparos fáceis para servir

acompanhamento para galinhada

Na hora de compor a mesa daquele belo almoço de fim de semana, normalmente escolhemos um acompanhamento para frango assado. Isso porque é uma receita mais “fácil” de fazer do que galinhada.

Contudo, quando você serve à mesa uma galinhada caprichada, recheada de temperos frescos, como cheiro-verde, pode apostar, nada se iguala. Só que como todo prato típico, existem algumas guarnições que valorizam perfeitamente essa iguaria.

Há quem defenda a ideia de que nem precisa de acompanhamento. Eu sou da opinião de que quanto mais coisas gostosas na mesa, melhor e mais inesquecível fica a ocasião!

1. Banquete completo para servir com galinhada

Se você já teve que procurar aquele acompanhamento para galinha caipira, certamente já começou na vantagem aqui. Falo isso porque os contextos são similares, onde as receitas com galinha caipira geralmente se transformam em galinhada.

Para abrir seu apetite e instigar a fome, vamos começar com tudo. Na verdade, se trata de um banquete completo e não apenas uma única guarnição. Olha só que maravilha, que tal servir:

  1. Galinhada completa com arroz temperado com açafrão e curry.
  2. Tutu de feijão à mineira, com couve, bacon, linguiça e bastante alho.
  3. Uma porção generosa de torresmo sequinho e crocante feito da barriga do porco.
  4. Salada crocante de acelga, pepino japonês e repolho roxo.

E então, será que dá para resistir a tudo isso bem quentinho e servido com uma galinhada de respeito? Acredito que não, né? Então, vou deixar um vídeo bem completo de como fazer tutu. Mesmo porque, o restante é simples e a galinhada já está pronta!

2. Combine feijão gordo com batata-doce suculenta

Quer um acompanhamento rápido, simples de fazer e que combina como nenhum outro? Então, essa sugestão de feijão gordo vai turbinar sua galinhada. E não teria como ser diferente, pois a cremosidade dá uma umedecida sensacional no arroz com frango, anote!

Ingredientes

  • 500g de feijão cozido com 1 cenoura em cubos e louro
  • 200g de bacon em cubos
  • ½ linguiça toscana cortada em cubos
  • 1 gomo de linguiça (apenas a carne da linguiça)
  • 4 dentes de alho amassados
  • ½ cebola picada
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 2 tomates grandes cortados sem sementes
  • ½ pimentão vermelho picado
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto

Com o feijão já cozido, refogue o restante dos ingredientes, partindo do bacon, linguiça, calabresa, alho, cebola, temperos e tomate. Assim que refogar estes ingredientes, acrescente o feijão pronto, corrija os temperos e sirva em seguida.

Entretanto, a grande surpresa para trazer um toque a mais, é uma deliciosa batata-doce assada no forno. Nessa sugestão, você precisa de 1kg de batata-doce, azeite, sal e pimenta-do-reino, páprica doce e especiarias a gosto.

Corte as batatas em formato rústico, salpique temperos e azeite e leve ao forno preaquecido a 180° até dourar.

3. Já conhece a receita de macarrão na chapa?

Sempre que a gente fala em servir algo com a galinhada, automaticamente pensamos em preparos adicionais grandiosos. Porém, e se você tivesse uma opção rápida, fácil de fazer e que cai como uma luva?

Então, se prepare, porque essa sugestão de macarrão na chapa é a melhor coisa que você verá hoje. Certamente vai querer substituir as carnes para almoço de domingo por este macarrão, dá uma olhada no que vai:

  • 1 pacote de macarrão espaguete
  • ½ pimentão verde picado
  • 1 pimentão amarelo pequeno picado
  • ½ pimentão vermelho
  • 1 lata de milho
  • Ervilha a gosto
  • 150g de bacon em cubos
  • 100g de calabresa em cubos
  • 2 xícaras (chá) de frango picado
  • 2 tomates picados
  • 1 cebola média picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite ou manteiga a gosto

A receita consiste em cozinhar o macarrão pelo tempo indicado e refogar o restante dos ingredientes até apurar bem. Recomendo usar um tacho ou disco de arado, mas se não tiver, pode ser na boa e velha panela mesmo.

Depois que dourar e refogar, junte o macarrão, salpique cheiro-verde, misture e sirva bem quente com a galinhada.

DICA EXTRA: para quem escolheu a galinhada para o almoço de domingo com frango, nada melhor do que complementar a experiência com esse macarrão diferenciado. Pode fazer porque você vai se surpreender!

Sério, essa sugestão é tão saborosa que merece ser acompanhada pelo vídeo da receita:

4. Acompanhamento leve para galinhada com purê de grão-de-bico e salada refrescante

Sua galinhada tem um ar todo especial porque foi feita com coxa e sobrecoxa desossada? E, por isso, você gostaria de preparar um acompanhamento sofisticado e saboroso? Ah, você não perde por esperar, pois esse purê de grão-de-bico é puro sabor:

Ingredientes

  • 250g de grão de bico (de molho por 12 horas e cozido)
  • 2 folhas de louro
  • 4 colheres (café) de sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (café) de pimenta moída na hora
  • ½ concha da água do cozimento do grão de bico para processar

O segredo está em colocar o grão-de-bico no processador com parte da água do cozimento, temperos e azeite aos poucos. Vá adicionando e batendo até ficar cremoso e aveludado.

Nesse cenário, você não precisa levar ao fogo, mas caso queira adicionar um pouco de queijo, pode “fritar” brevemente. Na hora de servir, espalhe um fio de azeite e um pouco de cheiro-verde fresco picado. Olha, pode fazer bastante porque não sobra nada!

Na salada, utilize repolho-roxo, tomate cereja ou italiano, cenoura ralada, cebola picada, azeitonas verdes, sal, pimenta e orégano a gosto. Além destes ingredientes, traga também a crocância do pepino japonês e um bom fio de azeite.

Essa é uma excelente alternativa de salada para acompanhar frango, mas não deixe a criatividade de fora, combinado?

DICA EXTRA: que tal incrementar sua galinhada com pequi?

Já que a galinhada é um prato muito consumido em Goiás, nada melhor do que incluir o pequi na receita. Isso mesmo, ao invés de fazer outros preparos que alongam o tempo atrás do fogão, aposte nesta sugestão.

Para receitas que levam 1 frango caipira inteiro, você pode usar em média 20 pequis. Além do mais, deixe tudo mais saboroso com banha de porco, pimenta biquinho, pimenta dedo-de-moça e especiarias diversas.

Tenho certeza de que todos vão amar essa preparação diferente e cheia de sabor. Como sugestão para uma guarnição rápida, aproveite enquanto a carne apura para fritar polenta temperada com alho e ervas.

Não se preocupe com os detalhes da receita de galinhada com pequi, pois encontrei um vídeo muito bacana!

Já está montando sua refeição com o acompanhamento para galinhada perfeita?

Conseguiu pegar a essência de como harmonizar belas receitas com frango ou galinha caipira, que resultam no melhor preparo? De verdade, você pode fazer qualquer coisa que quiser, pois galinhada é muito democrática e agrada a maioria.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso tenham contribuído para você conhecer um prato que ainda não tinha ouvido falar, não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Assim, mais pessoas podem encontrar as melhores combinações para aquela reunião em família ou com amigos. Até a próxima!