Paleta bovina serve para bife? Descubra a realidade desse corte!

Antigamente, cada carne tinha finalidades específicas, mas hoje, tudo se transforma em novos preparos. Será que a paleta bovina serve para bife?

Num primeiro momento pode parecer impensável que um corte do braço do boi tenha maciez e sabor. Afinal, costumamos assumir rapidamente que se trata de um corte mais duro e menos propenso a dar bons bifes.

O que acha de colocarmos um ponto final nessa dúvida? Então, você precisa acompanhar as dicas certeiras sobre esse corte magnífico!

Será que paleta bovina serve para bife? Descubra a realidade desse corte!

Preparar aquele delicioso bife acebolado feito com contrafilé já não é tão barato quanto costumava ser. Nesse contexto, para manter boas opções de carne vermelha na mesa, precisamos reinventar e sair em busca de outros cortes.

De maneira lógica, voltamos nossa atenção aos cortes considerados menos tradicionais para bife, pois na teoria são mais baratos. Contudo, o desafio está em encontrar uma carne que ofereça custo-benefício, mas que dê resultados na frigideira.

Afinal de contas, de nada adianta aprender como fritar bife, se o corte escolhido não favorece pedaços suculentos. Por conseguinte, temos a paleta bovina, localizada na parte dianteira do gado, região que compreende o braço bovino.

Entretanto, algo que pouca gente considera, é que o nome paleta não se resume apenas a um corte. Por exemplo, ao usar alcatra ou contrafilé, você sabe que aquela carne é precisamente um corte finalizado, pronto para consumir.

Por outro lado, quando você pede por paleta, provavelmente levará para casa não apenas um, mas diferentes cortes. Isso porque a paleta é composta por mais de um corte, e é aí que se encontra a parte que rende bons bifes.

“Nossa, mas parece que nunca ouvi falar nisso”. De fato, é pequeno o número de pessoas que entende a fundo essa questão. E como resultado, a pessoa sai falando mal, que o corte é duro, isso e aquilo.

Mas deixa de considerar que está preparando uma região da paleta que seria mais apropriada como carne de panela. A seguir, focaremos nas qualidades desse corte que caiu nas graças do brasileiro!

Quais as características da paleta de boi?

Costumo dizer que basta a vontade de comer algo diferente, para sermos capazes de transformar qualquer carne em bife. Segundo os especialistas no assunto, o ponto mais importante na escolha da carne é a qualidade do animal.

Dessa forma, se o gado teve bom tratamento e teve alimentação rica e balanceada, os cortes podem ser aproveitados igualmente. Não à toa, temos a carne acém que gera a mesma dúvida, ou seja, uma peça inteira que guarda mais de 11 cortes.

Nesse contexto, o ideal é conhecer cada particularidade da paleta, de modo a compreender suas vantagens na cozinha:

  • Localizada na parte superior do braço, próxima ao ombro.
  • Devido à localização, rende um corte gourmetizado chamado de Shoulder Steak, caríssimo nas churrascarias especializadas.
  • Quando inteira, a peça apresenta fibras longas facilmente identificadas.
  • A gordura da paleta é bem concentrada, fator que atribui mais sabor e suculência ao corte.
  • Versatilidade é a palavra-chave da paleta, uma vez que entrega diferentes cortes para distintas receitas.
  • Possui um custo-benefício altíssimo, quando comparamos qualidade e preço.
  • A peça inteira pesa aproximadamente 13kg.

DICA EXTRA: hoje em dia você consegue fazer com a paleta, o que somente o contrafilé oferecia. Além do que, pagando bem menos, pois a diferença de preço varia entre R$15,00 e R$20,00 o quilo.

Afinal, dá para fazer bife de paleta de boi?

Sim, se você pegar um açougueiro que entende a profissão e sabe tratar a paleta com “carinho”, é só vantagem. “Certamente que só dá para fazer bife com a parte mais nobre da paleta, acertei?”.

Não, errou, visto que praticamente todos os cortes da paleta proporcionam carnes únicas. E para provar isso, fiz questão de separar cada um destes cortes, além de vídeos bem detalhados da desossa.

Afinal, não há nada melhor para conhecer os cortes do que ver o açougueiro profissional trabalhando, não é verdade?

O que vem na paleta de boi: 3 cortes que dá para tirar da paleta

Uma boa paleta nos oferece ao menos 3 cortes incríveis. Aqui estou falando do peixinho, da raquete da paleta e, claro, do famoso miolo da paleta. Cada um destes cortes é muito utilizado em churrasco.

Porém, recentemente ganharam lugar especial na mesa da refeição semanal, bem como no cardápio do fim de semana. Sem mais delongas, vamos falar sobre cada um em particular e como aproveitar suas vantagens.

1. Corte peixinho da paleta

Até algum tempo atrás, o patinho era sinônimo da verdadeira carne magra. Só que chega em cena o peixinho, corte que fica na frente da paleta, possui muita maciez e suculência. Tudo num belo formato cônico que enche os olhos dos amantes da carne.

Por conta dessas qualidades, muitos têm o peixinho como o filé mignon da paleta. Inclusive, o corte é tão magro e tão saboroso, que nem mesmo na carne Angus há tanta presença de gordura entremeada.

No entanto, nem tudo são rosas, pois para consumir peixinho em bife, o açougueiro precisa saber tirar a cartilagem central. É uma cartilagem que começa na parte grossa do corte e se estende ao longo do interior.

Feito isso, frite o peixinho em bife e tenha uma deliciosa carne macia, mas não frite demais. Afinal, o baixo teor de gordura pode fazer a carne ressecar facilmente. Confira o vídeo abaixo da desossa do corte:

2. Corte raquete da paleta

Se você for fã dos termos americanizados e gourmets, a nossa famosa raquete pode ser chamada de Shoulder Steak. Traduzido, shoulder significa ombro, que é justamente de onde sai a raquete.

“Mas conta aí, essa parte da paleta bovina serve para bife?”. Sim, embora tenha uma faixa de colágeno que passa no interior da carne, é bem favorável para fritar naquela temperatura alta.

O corte fica localizado num ponto de difícil acesso, fator que contribui para o desconhecimento do público. Se você já ouviu falar do osso da pá da paleta, saiba que a raquete fica justamente abaixo desse osso.

Dentre as melhores carnes para churrasco, a raquete tem ficado em evidência na cena churrasqueira. Além de oferecer um espetáculo de bife, o pessoal compra muito como medalhão.

Por conseguinte, você pode dar aquela selada na frigideira e finalizar no forno, mantendo máxima suculência na carne. Combina com molhos, cogumelos salteados, legumes grelhados ou mesmo com aquele arroz e feijão tradicional.

Quer saber mais sobre suas características? Então, pegue todos os detalhes no vídeo abaixo:

3. Corte miolo da paleta

Chegamos agora ao “grand finale” das carnes que compõem a paleta bovina, que é o miolo da paleta. Dificilmente você encontra um bom corte do miolo em pequenos açougues.

Isso porque é um corte que fica centralizado na parte mais nobre da paleta. Por conta disso, é mais vantajoso para o comércio vender essa porção fracionada em outros cortes, do que avulsa. Afinal, acaba “sobrando” as pontas da peça.

Sendo assim, em estabelecimentos especializados ou mesmo açougues com maior fluxo de vendas, você encontra facilmente. O único ponto de atenção está na forma como você vai fritar.

De nada adianta pegar uma carne nobre dessa e cortar em bifes finos, correndo o risco de ressecar. Pelo contrário, prefira bifes de ao menos 1 dedo de espessura e frituras em alta temperatura para selar a carne.

Sugestão de preparo rápido para um bife perfeito

paleta bovina serve para bife

  1. Bife alto de miolo da paleta.
  2. Tempero natural para carne simples com sal e pimenta-do-reino.
  3. 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga.
  4. 1 fio de azeite para não queimar a manteiga.
  5. Alta temperatura e carne para dentro da frigideira.
  6. Adicione 1 raminho de tomilho fresco.
  7. Deixe 2 minutos e meio de cada lado, regando com a gordura quente e ajudando a selar a superfície da carne.
  8. Tire, reserve por 3 minutos e corte para um dos melhores bifes que já comeu.

Sabe o que pode deixar tudo ainda melhor? Comprar para experimentar o miolo da paleta feito em Dry Aged, que tal? Se tudo isso parece apenas uma ilusão de tão gostoso que fica, confira o vídeo em que o açougueiro retira o miolo. É lindo de ver!

Versatilidade e sabor resumem a paleta bovina

Agora que você viu que paleta bovina serve para bife e mais ainda, como é possível tirar vários cortes, é o momento de ter uma conversa séria com seu açougueiro de confiança, não é mesmo? O que achou das sugestões e informações sobre esse corte maravilhoso?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam servir para incrementar seu cardápio e trazer mais sabor à mesa. Mas não deixe de compartilhar, pois pode ajudar muita gente, combinado? Até a próxima!