Linguiça frescal: O que é? Qual a diferença?

Existem vários tipos de linguiças no mercado, cuja classificação é feita principalmente a partir da diferença dos processos de produção, uma que se destaca é a linguiça frescal.

A linguiça frescal é aquela que não passa por nenhum processo de cura ou de defumação e geralmente a sua estocagem é feita em câmaras frias. Inclusive, é a mais indicada para fazer churrasco, pois tem um tamanho maior e um sabor mais suculento.

Além disso, ela é versátil e pode ser utilizada como ingrediente principal em diversas receitas. Portanto, além de destacar as principais diferenças entre ela e outros tipos disponíveis no mercado, vou compartilhar duas receitas maravilhosas nas quais você pode utilizá-la.

Então, não perca tempo! Continue a leitura.

O que é Linguiça frescal?

Linguiça frescal

Como mencionado anteriormente, a linguiça frescal é caracterizada por ser não curada, ou seja, não passa por processos de cura, defumação ou secagem como outras variedades.

Em vez disso, é produzida a partir de carne de porco moída ou picada, temperada com uma mistura de condimentos e especiarias, sendo então embutida em tripas naturais ou artificiais.

A principal diferença entre a frescal e outros tipos de linguiça, como a calabresa ou a defumada se dá justamente pois ela não é submetida a processos de conservação ou envelhecimento, o que a torna mais macia e suculenta.

Por isso, ela é geralmente consumida pouco tempo após a produção, e seu sabor e textura são mais semelhantes à carne de porco fresca.

Também, pode ser preparada de diversas maneiras, como grelhada, frita, cozida, bem como, assada. Além disso, é um ingrediente comum em muitos pratos da culinária brasileira. Assim, ela é frequentemente usada em churrascos, feijoadas, sanduíches e outros pratos tradicionais.

Vale ressaltar que os ingredientes e temperos utilizados na fabricação da mesma, podem variar de acordo com a região e o gosto pessoal, o que pode resultar em variações no sabor e na composição da mesma em diferentes lugares do Brasil.

Receita de Linguiça Frescal Assada com Legumes

Ingredientes:

  • 500g de linguiça frescal;
  • 2 batatas médias, cortadas em rodelas;
  • 2 cenouras médias, cortadas em rodelas;
  • 1 cebola média, cortada em rodelas;
  • 1 pimentão cortado em tiras, você pode escolher a cor;
  • 2 dentes de alho, picados;
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Ervas frescas (como alecrim, tomilho ou salsa) para temperar.

Modo de preparo:

  1. Antes de tudo, comece pré-aquecendo o forno a 200°C. E em uma tigela grande, misture as rodelas de batata, cenoura, cebola e pimentão. Regue com o azeite de oliva, adicione o alho picado, sal e pimenta. Misture bem para garantir que os legumes fiquem bem temperadinhos;
  2. Em seguida, coloque os legumes temperados em uma assadeira grande, espalhando-os em uma camada uniforme. Depois, faça pequenos furos nas linguiças com um garfo para evitar que elas estourem durante o cozimento e coloque-as sobre os legumes na assadeira;
  3. Após isso, leve a assadeira ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 30 a 40 minutos, ou até estejam douradas e cozidas por dentro, e os legumes estejam macios e levemente caramelizados. Durante o cozimento, vire-as e mexa os legumes ocasionalmente para garantir um cozimento uniforme;
  4. Para finalizar, retire a assadeira do forno e polvilhe as ervas frescas picadas por cima e sirva quente.

Macarrão com Linguiça Frescal e Molho de Tomate

Ingredientes:

  • 300g de macarrão (do tipo de sua preferência, como penne, fusilli, espaguete, etc.);
  • 300g de linguiça frescal, retirada da pele e despedaçada;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 cebola média, picada;
  • 2 dentes de alho, picados;
  • 4 tomates médios, picados;
  • 1/2 xícara de caldo de frango ou de água;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Manjericão fresco picado (opcional);
  • Queijo parmesão ralado para servir.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem, em água fervente com sal. Escorra e reserve. Enquanto o macarrão cozinha, em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio, adicione a cebola picada e o alho à frigideira e refogue até ficarem dourados e aromáticos;
  2. Em seguida, acrescente a linguiça frescal despedaçada à frigideira. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que esteja dourada e cozida por completo. Depois, acrescente os tomates picados junto à frigideira e deixe cozinhar por alguns minutos até que você perceba que eles começaram a amolecer;
  3. Posteriormente, despeje o caldo de frango ou água na frigideira e deixe o molho cozinhar por mais alguns minutos, permitindo que os sabores se misturem. Tempere o molho com sal e pimenta a gosto. Se desejar um sabor mais fresco, adicione manjericão picado ao molho nesse momento;
  4. Logo após, misture o macarrão cozido ao molho na frigideira e mexa bem para que o molho cubra todo o macarrão. Continue cozinhado por mais alguns minutos, mexendo um pouco, para que o macarrão incorpore o molho;
  5. Por fim, sirva a receita em pratos individuais, polvilhado com queijo parmesão ralado. Mas, cuidado para não exagerar. Prontinho! Aproveite o prato quente e delicioso!

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Em resumo, observamos que a linguiça frescal é um alimento bastante apreciado e versátil, oferecendo diversas opções de preparo. Ela se difere de outras linguiças, pela ausência de processo de cura e defumação, sendo necessário armazená-la sob refrigeração.

Ademais, por meio das receitas que compartilhamos, você certamente poderá explorar novas maneiras de preparar essa iguaria e descobrir refeições incríveis utilizando-a.

Gostou das receitas e das dicas? Compartilhe conosco nos comentários.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!