Isca de peixe na airfryer: Como fazer? Quanto tempo?

Você tem airfryer e o peixe está descongelado? Então, bora aprender a fazer uma deliciosa isca de peixe na airfryer, com muita suculência e sabor?

A aquisição de uma fritadeira elétrica não influencia apenas a saúde, com a redução do consumo de frituras. Isso porque a pessoa passa a ter uma gama gigantesca de receitas práticas, saudáveis e versáteis, como a isca sequinha.

Contudo, por mais simples que seja, a receita de peixe tem alguns macetes para deixar suculento. Quer saber quais são e como fazer perfeitamente? Confira!

Como fazer uma isca de peixe na airfryer?

isca de peixe na airfryer

Depois dos preparos com frango e, claro, da batata frita, o peixe na airfryer é muito consumido. Talvez porque a carne fique realmente suculenta ou pelo sabor delicado e preservado do pescado. Eu sei que o negócio é bom demais.

Entretanto, boa parte das pessoas acaba deixando ressecar, ou pior, grudar tudo no fundo da cesta. Isso geralmente acontece pela falta de untuosidade no tempero. Sabe aquela ideia de economizar no azeite? Então, isso faz toda diferença.

Nesse sentido, a receita escolhida de hoje, é uma isca bem simples e com temperos tradicionais para peixe:

Ingredientes

  • 500g de tilápia cortada em iscas médias
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de 2 limões siciliano
  • Tempero desidratado de limão e ervas a gosto
  • 2 a 3 ovos batidos e temperados
  • Farinha de trigo para empanar
  • Farinha Panko para empanar

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é temperar o peixe com sal, pimenta, suco de limão e demais especiarias escolhidas.
  2. Reserve na geladeira entre 40 a 60 minutos para fixar o sabor.
  3. Em seguida, retire da geladeira para chegar em temperatura ambiente.
  4. Depois, adicione azeite, misture e passe individualmente as tiras na farinha de trigo.
  5. Bata para retirar o excesso e passe imediatamente no ovo batido.
  6. Para selar o empanamento, é só envolver as iscas na farinha Panko.
  7. Quando empanar tudo, reserve alguns minutos para a Panko fixar bem.
  8. Enquanto isso, pré-aqueça a airfryer a 200° por 5 minutos.
  9. Disponha as iscas deixando espaço entre elas, não as amontoe.
  10. Por fim, frite por aproximadamente 7 a 9 minutos ou até dourar bem.

Preparo “vapt-vupt”, sem nenhum grau de dificuldade, mas com um resultado de restaurante.

Quanto tempo devo deixar o peixe na airfryer? Qual o tempo estimado para iscas?

Acima eu mencionei cerca de 7 a 9 minutos, correto? Porém, saiba que esse tempo é mera sugestão e não reflete necessariamente uma realidade única a todos. Além do mais, é fundamental virar as iscas na metade para um cozimento perfeito.

A temperatura de cocção será sempre de 200°, mas o tempo total provavelmente mudará de acordo com alguns aspectos, como:

  • Isca de espessura grossa: quanto mais grossa a tira de peixe, mais suculenta fica, né? Porém, maior será o tempo necessário para selar por fora e manter a suculência sem ficar cru.
  • Tempo estimado: nesse caso, o interessante é programar entre 10 e 12 minutos a 200°. Lembre-se de virar na metade do tempo e acompanhar a cor do empanamento.
  • Isca de espessura fina: se você pretende agilizar o processo porque quer um petisco de peixe super crocante, tenha atenção. Iscas finas ficam prontas rapidamente.
  • Tempo estimado: posso estimar um tempo entre 4 e 6 minutos para ficar no ponto. Só que é ainda mais indispensável acompanhar de perto para não esturricar.

Iscas grossas têm ao menos um dedo e meio de espessura, são as minhas preferidas, ultra suculentas. Tiras finas possuem menos de um dedo de espessura e a crocância é a grande vantagem. Com aquela cervejinha então, é inigualável

É importante salientar que cada airfryer possui um tempo de funcionamento único. Dessa maneira, a dica primordial é fazer, testar e adequar ao seu equipamento, beleza?

2 ideias diferentes para empanar iscas de peixe para fritar na airfryer

Apenas com o passo a passo acima você vai longe nas receitas de peixe empanado na airfryer. Por exemplo, tem um preparo de isca empanada que não leva nem farinha de trigo, dá para acreditar?

Nesse contexto, a técnica consiste em empanar peixe com fubá, criando assim uma crosta sensacional e super apetitosa. O segredo, no entanto, é acrescentar um pouco de amido de milho na hora de temperar.

Como resultado, o amido aumenta a aderência do peixe ao fubá, parece até mágica. Considerando as muitas variações existentes, decidi trazer duas que considero geniais. Tenha sempre um bom preparo na manga para pegar todos de surpresa.

1. Versão saudável de isca de peixe na airfryer empanada na quinoa

Considerando que os peixes de carne branca são extremamente saudáveis, por que não estender esse benefício, né? Então, ao invés de usar farinha branca, farinha de rosca ou Panko, que tal empanar as iscas em quinoa cozida?

Não vou negar, é uma receitinha bem diferente e a crosta parece que não vai ficar crocante. Contudo, quando a quinoa começa a perder líquidos, ela fica crocante e sela perfeitamente o exterior do peixe.

Os temperos podem ser diversificados, como preferir, o truque é passar no ovo antes e depois na quinoa. Outra coisa, para essa receita eu sugiro cortar pedaços mais grossos de peixe. Assim, fica mais fácil e prático criar o empanamento.

2. Receita de isca de peixe picante feita na airfryer é sucesso

Por fim, temos outra versão inacreditável de peixe na airfryer, que é a isca empanada picante. Para quem procura uma versão bacana de petisco gourmet não há nada igual. Só que a diferença mesmo é substituir o suco de limão por laranja.

Ingredientes

  • 400g de iscas de merluza em tiras médias
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta jalapeño a gosto
  • Açafrão e páprica picante a gosto
  • Suco de laranja para umedecer
  • Azeite para dar sabor
  • Farinha de trigo suficiente para empanar

Depois que temperar e marinar o peixe com sal, pimentas e suco de laranja, basta empanar na farinha de trigo.

O pulo do gato é misturar açafrão e páprica picante à farinha, dando mais sabor à crosta. Por fim, frite pelo tempo sugerido para a espessura da sua isca e bom apetite!

DICA EXCLUSIVA: prepare um molho bem cremoso para aperfeiçoar a experiência

É uma obrigação dizer a você que o resultado da isca na airfryer é bastante diferente da frita em óleo. Aqui não há aquela selagem perfeita que somente o óleo quente proporciona.

Então, muita gente pode achar um preparo mais ressecado, isso é normal. Por outro lado, minha última sugestão é para você escolher uma boa receita de molho para comer com peixe frito.

Pode ser uma versão mais simples de maionese misturada com ketchup e mostarda. O molho tártaro oferece muito sabor e é fácil de fazer. Dá para combinar com molho de mostarda caseiro bem temperadinho, enfim, tudo que achar melhor.

Com isso você vai oferecer um petisco simples para receber amigos, mas com um preparo que transparece cuidado.

Anote em seu caderno de receitas essa deliciosa isca de peixe na airfryer

A isca de peixe na airfryer vai além da praticidade, pois é uma alternativa fantástica para enriquecer as refeições. Além do que, é uma baita fonte de inspiração para compor cardápios de petiscos completos e repletos de qualidade.

Nesse momento, a sua obrigação talvez seja descobrir qual o melhor peixe para fazer na airfryer. Aí sim você vai arrasar de ponta a ponta nas preparações.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, repasse-as nas redes sociais para simplificar a vida de mais pessoas. Até a próxima!