Peixe na airfryer: Quanto tempo? Como fazer?

Que as fritadeiras elétricas facilitam a vida das pessoas não há dúvidas, mas muita gente ainda não sabe como fazer peixe na airfryer de forma correta.

Dentre todas as possibilidades que esse equipamento oferece, fazer peixe é uma delas. E tenho que dizer, é possível fazer filés, postas, peixes inteiros e iscas, além de preparar incríveis receitas com molho diretamente no cesto, o que acha de aprender?

Então, continue acompanhando, pois selecionei as dicas mais sensacionais que vão ajudar você a aproveitar de verdade sua airfryer. Confira!

Quanto tempo para fazer peixe na airfryer?

É comum as pessoas acharem que a airfryer é “mágica”, já que essa tecnologia é realmente incrível e ajuda muito. Porém, assim como em todo tipo de preparo, como forno a gás, micro-ondas e forno elétrico, há muitos fatores a considerar:

  • Tipo do peixe.
  • Tamanho dos cortes.
  • Formato dos cortes, podendo ser em iscas, tiras, postas ou peixe frito inteiro.
  • Capacidade do equipamento.
  • Quantidade de peixe frito ao mesmo tempo.
  • Presença ou não de líquidos e molhos.

Portanto, tudo isso influencia diretamente no tempo total. Além disso, há a questão da temperatura que você deve controlar para que o alimento asse uniforme. Com isso, fiz uma pequena comparação simples a seguir que indica o tempo.

Veja uma relação do tempo em cada preparo

  1. Filé de peixe: por ser mais fino e geralmente frito sem empanar, o filé fica pronto em 5 minutos, mas para peixe mais sequinho deixe de 8 a 10 minutos no máximo, se passar disso resseca.
  2. Posta de peixe: a posta tem uma altura que varia de 2 a 3 dedos de altura e, nesse caso, o tempo médio é de 40 minutos, virando a cada 10 minutos para ajustar o dourado da pele.
  3. Filé de peixe empanado (espessura média): fritar peixe com farinha de trigo dá trabalho, mas não na airfryer, e o tempo médio é de 15 minutos, coloque no máximo 3 filés por vez.
  4. Iscas de peixe: o pulo do gato está em não colocar tantas iscas ao mesmo tempo, o tempo estimado é de 20 minutos, virando os pedaços com 10 minutos.
  5. Peixe inteiro: quando você for assar/fritar o peixe inteiro, coloque na potência máxima e não é necessário virar na metade do tempo, que normalmente é de 40 minutos.

DICA EXTRA: embora eu não tenha mencionado a temperatura, considere um pré-aquecimento e ajuste para 200° em todas as receitas, exceto o peixe inteiro, que deve ser frito em potência máxima!

Como fazer um bom peixe na airfryer: 3 passos práticos

Fazer peixe diretamente na airfryer não tem segredo nenhum, pelo contrário. É até mais fácil do que escolher um peixe para assar no forno. Afinal, basta temperar e deixar que o equipamento faça todo o trabalho pesado.

1. Escolha o peixe com sabedoria

Todo mundo se pergunta qual o melhor peixe para fazer na airfryer, já que é um equipamento bem diferente. A escolha do peixe é simples e funciona como em outras receitas de forno, por exemplo.

Nesse contexto, temos o filé de merluza que é vendido em postas, possui carne branca e é muito saboroso. Além deste, há também o salmão, é óbvio. Porém, ele acaba em segundo plano por ser mais caro, mas é um excelente peixe para fazer na airfryer.

Inclusive, você também pode optar por tilápia, cação, pescada branca, badejo, namorado e pintado.

Para a nossa sugestão de receita vamos preparar um maravilhoso filé de peixe temperado, grelhado e douradinho na airfryer. O peixe pode ser o da sua preferência, aqui vamos usar 2 filés de tilápia.

Afinal, não há nada mais gostoso do que fazer tilápia frita, não é verdade?

2. Prepare os temperos para peixe mais incríveis

Na hora de escolher os temperos para peixe é interessante ter bom senso, ou seja, escolher ervas e especiarias que combinam com carne branca. Dessa maneira, você pode usar bastante ervas frescas, especiarias, pimenta branca e sal na medida.

O limão é um grande componente ácido que realça o sabor do filé, ainda mais quando falamos numa carne branca.

Além do que, é possível preparar uma deliciosa marinada para peixe. A marinada consiste em combinar ervas, um componente ácido (limão, vinagre e vinho branco) sal e o tempo necessário para pegar o sabor na carne.

Continuando nossa receita, utilize:

  • Azeite de qualidade
  • Sal, pimenta branca e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de ½ limão siciliano + raspas
  • Páprica doce a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 ramos de tomilho fresco

Para temperar basta colocar o alho, o tomilho, a páprica, pimentas, sal, azeite, suco de limão e as raspas. Por fim, espalhe bem dos dois lados e estão prontos para fritar.

3. Leve na airfryer e espere pela explosão de sabor

O principal ponto de atenção é garantir o pré-aquecimento da airfryer a 200° por 5 minutos. Veja como deve ser o processo correto:

  1. Com a airfryer pré-aquecida, abra o cesto e coloque os filés.
  2. Deixe pequenos espaços entre eles.
  3. Agora, feche e configure 5 minutos a 200°.
  4. Quando acabar o tempo é só analisar se está no ponto desejado.
  5. Coloque mais 2 minutos para um peixe mais sequinho e crocante.
  6. Ou retire com 5 minutos para uma carne mais suculenta.

Essa receita fica incrível com um toque a mais de tomilho fresco por cima, ou quem sabe um molho cítrico de laranja. Aliás, prepare uma salada maravilhosa como acompanhamento para peixe assado. Acompanhe o vídeo da receita:

E pode colocar peixe no papel-alumínio na airfryer?

Se você se perguntou em algum momento se pode colocar peixe no papel-alumínio na airfryer, a resposta é sim. Seja devido ao antiaderente gasto ou pelo excesso de tempo na hora de fritar, muitas vezes o peixe gruda no fundo.

É recomendado forrar o fundo com papel-alumínio para ajudar no cozimento e não grudar no cesto. Entretanto, o tempo pode variar, já que o alumínio agiliza o cozimento do peixe. Por isso, fique de olho com mais frequência!

Inclusive, esse truque é utilizado pelos “profissionais da airfryer” e ajuda até mesmo as pessoas que querem saber como fazer peixe na airfryer sem ficar ressecado. Afinal, a umidade é preservada e a carne fica suculenta!

DICA EXTRA: prepare um suculento filé de peixe ao molho no papilote

peixe na airfryer

E por falar em usar o papel-alumínio, tenho uma sugestão única que vai mudar a forma como consome peixe. Você já considerou fazer um peixe macio, saboroso e com molho na airfryer?

Para a maioria das pessoas a quem sugiro essa receita, eu sempre ouvi: “mas o molho vai vazar todo e fazer uma lambança”. Tomando os devidos cuidados é possível preparar receitas no papilote.

  1. Escolha o filé de peixe.
  2. Prepare um molho, de preferência, mais grosso e com legumes e vegetais.
  3. Utilize batatas ou cebolas para fazer uma “cama”.
  4. Abra uma folha grande de papel-alumínio.
  5. Coloque as batatas cozidas no centro do alumínio e os filés por cima.
  6. Espalhe o molho sobre os filés e feche no formato de papilote.
  7. Leve à airfryer em potência máxima por 12 minutos.

Essa receita fica ainda mais maravilhosa com salmão, pois absorve bem os líquidos, experimente. Acompanhe o vídeo da receita sugerida:

Agora é com você extrair o melhor da tecnologia da airfryer!

Depois que ajustar o tempo e a temperatura adequados para fazer peixe na airfryer, temo em dizer que nunca mais irá utilizar forno, micro-ondas ou qualquer outro eletrodoméstico, pois a facilidade e o resultado são surpreendentes, simples assim.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite e compartilhe com outras pessoas que também têm o equipamento para que possam criar receitas incríveis. Até a próxima!