Como empanar frango sem farinha de rosca? 4 Opções para substituir + dicas valiosas

A adaptabilidade na cozinha é uma qualidade indispensável que nos ajuda a entender até como empanar frango sem farinha de rosca. Isso é mesmo possível?

Contar com a sorte nunca é uma boa alternativa no dia a dia, pois quando menos se espera, ingredientes desaparecem. Como bem sabemos, certos componentes são essenciais e possibilitam empanados perfeitos na hora de empanar frango.

Quer descobrir como substituir a farinha de rosca? Talvez porque também quer diferenciar as receitas? Então, as dicas incríveis de hoje vão ajudar muito você!

Como empanar frango sem farinha de rosca? Conheça 4 opções que substituem bem + dicas valiosas

como empanar frango sem farinha de rosca

No calor do momento em que você está sem ingrediente, o desespero bate e desistir é a saída mais atraente. Porém, ao empanar frango isso se torna ainda mais evidente, já que a crosta depende exclusivamente da combinação das farinhas.

Se a farinha de trigo sela a carne e o ovo cria aderência, a farinha de rosca consolida o preparo. Mas nem tudo na cozinha é “preto no branco”, ou seja, sempre tem um jeitinho abrasileirado para contornar essa questão.

Olha, depois que eu já presenciei gente fazendo churrasco sem churrasqueira, a presença da farinha de rosca é mero detalhe. A partir desse momento, você aprenderá as gambiarras culinárias para fazer o melhor frango empanado!

1. Combinação clássica de trigo e ovos é uma boa alternativa

Antes de mais nada, você precisa saber que quando tiramos um ingrediente da receita, o preparo se transforma. Nesse cenário, é totalmente viável empanar frango sem a farinha de rosca, mas a consistência e textura serão diferentes.

Em alguns casos, garanto a você que isso funciona como um benefício, já que o resultado é visivelmente superior. Para falar a verdade, eu uso pouco a farinha de rosca, pois acho que deixa um gostinho levemente amargo.

Diante disso, minha primeira sugestão é fazer frango empanado com trigo e ovo, só isso. “Será que funciona mesmo ou é só um improviso?”. Eu acho que a técnica surgiu como improviso, mas o efeito foi muito favorável.

Não à toa, o procedimento acabou se tornando uma receita real, olha que interessante, né? A técnica se resume a alguns passos bastante práticos, como:

  1. Tempere o frango com os ingredientes da sua preferência.
  2. Prefira versões secas e desidratadas para não interferir na consistência.
  3. Em seguida, junte 4 colheres (sopa) de farinha de trigo e 2 ovos batidos.
  4. Essa é a quantidade ideal para 1 quilo de frango, agora é só misturar.
  5. Como resultado, você cria uma camada aderente que deixa o empanado perfeito.
  6. Para finalizar, tempere a farinha de trigo e passe os pedaços de frango.
  7. É crucial pressionar para firmar bem, bater gentilmente para tirar o excesso e fritar na sequência.

A crosta fica única, a carne muito bem temperadinha e você nem sentirá falta da farinha de rosca. Como eu sei que tem sempre aqueles que duvidam, deixarei um vídeo de apoio:

2. Você já experimentou farinha Panko?

A segunda sugestão mora no meu coração. Eu a uso para empanar frango, carne bovina, como alcatra ou contrafilé e até mesmo peixes. Estou falando da farinha Panko, você conhece?

Muito utilizada na culinária asiática para empanamento, essa farinha tem uma moagem bem rústica e grosseira, mas tudo tem propósito. Logo, o objetivo é oferecer um empanado mais sequinho, crocante e com um sabor daqueles.

Assim sendo, o método ideal para empanar frango com farinha Panko fica a seu critério. Isso porque é possível passar a carne na farinha de trigo, no ovo e na Panko. Ou então, apenas no ovo e na Panko.

Essa é a sua maior vantagem, isto é, versatilidade para adequar como achar melhor. Além do mais, procure caprichar no tempero para frango empanado a ponto de formar uma mistura cremosa.

Geralmente vai mostarda, molho shoyu, maionese e especiarias. Por último, empane na Panko, apertando para grudar bem e frite em seguida. Olha, confesso que você não vai comer um frango tão saboroso e crocante como esse.

O segredo é empanar e reservar a carne por 20 minutos. Aí sim o frango adere ao empanado, apenas experimente!

DICA EXTRA: faça sua própria farinha Panko caseira e economize rios de dinheiro

Antes que você vá ao mercado comprar Panko e me xingue mentalmente, saiba que não é um produto tão barato. Não que seja caro, mas é que a quantidade da embalagem é insuficiente, visto que a carne puxa muita farinha.

Eu já cheguei a pagar cerca de R$10,00 em 500g ou 400g. Obviamente que precisei comprar duas embalagens. Então, só de farinha gastei R$20,00, o que é inviável e fica mais caro do que o próprio frango. Dá para economizar? Sim, veja como fazer:

  1. Pegue aquele pão de forma quase vencido e corte todas as laterais e casca.
  2. Em seguida, coloque numa assadeira e leve ao forno a 150° até dourar levemente.
  3. O tempo médio é de 30 a 40 minutos, você sabe que está pronto quando ficar sequinho.
  4. Retire do forno, espere esfriar e passe por um ralador grosso.

Pronto, aí está a sua farinha Panko caseira, mais saborosa e perfeita para fazer o melhor frango empanado. Minha sugestão é filé de frango empanado na airfryer, corre lá fazer agora, não se arrependerá!

3. O empanamento com fubá é ideal de muitas maneiras

Vamos fazer uma aposta? Pergunte a uma cozinheira experiente sobre a técnica para empanar frango com fubá. Provavelmente ela dirá que é um preparo mais antigo do que “andar para frente” [risos]. Brincadeiras à parte, é a mais pura verdade.

Para fazer o empanado, basta temperar o frango, passar no ovo e envolver no fubá temperado com sal e pimenta. Se quer um resultado aprimorado, empane bem devagar, apertando o fubá contra a carne. Reserve por 10 minutos e a mágica acontece.

Por último, frite em óleo bem quente até o fubá amarelar lindamente. Aprecie com um delicioso molho para comer com frango empanado. Na receita a seguir, você verá que usando apenas fubá dá para empanar até sobrecoxa, aproveite:

4. Talvez seja o momento de conhecer novas farinhas para empanar

Chegando ao término das dicas de hoje, trago até você algo que pouca gente comenta. Eu diria que são dicas bem alternativas, pois envolvem a utilização de farinhas menos convencionais no frango empanado.

Algumas são mais saudáveis e outras trazem texturas diferentes. Sem falar das opções inusitadas e que você pensará a princípio: “isso não tem como dar certo, não é possível”. Pois bem, montei uma lista, confira para adquirir novos insights na cozinha:

  1. Batata doce em pó: de sabor mais adocicado, lembrando vagamente o fubá, a batata doce em pó é diferente. Sua moagem é bem fina e por vezes lembra a farinha de rosca, vale experimentar.
  2. Farinha de arroz: por ser rica em amido, essa farinha dá uma textura ótima ao frango. No entanto, vale dizer que a fritura não pode demorar, pois queima e amarga facilmente.
  3. Farinha de amêndoas: considerada uma farinha saudável, dá um acabamento incrível no frango. Aliás, uma alternativa é assar o frango empanado no forno, saboroso e prático.
  4. Opte pela farinha de coco: embora seja uma farinha usada mais para empanar camarão, no frango fica um arraso. Muita textura e sabor agradável, vai enriquecer demais suas receitas.

Como empanar frango sem farinha de rosca envolve criatividade e riscos necessários

Olha a quantidade de ideias deliciosas para você se aventurar na cozinha, né? Agora você não pode dizer que não sabe como empanar frango sem farinha de rosca. Afinal, provei que é possível transformar de muitas maneiras únicas.

Espero muito que tenha gostado das minhas e aproveitado o passeio até aqui. Leve esse conhecimento adiante ao compartilhar nas redes sociais, combinado? Até a próxima!