Acompanhamento para sarapatel: Veja o que combina

O acompanhamento ideal para sarapatel deve complementar e equilibrar suas características próprias, ou seja, por ser um prato tradicionalmente potente e rico em sabores, precisa de guarnições mais neutras, ou com sabores que se contrastam.

Então, é comum haver dúvidas quando se está preparando essa receita tradicional da culinária nordestina. Afinal, seja em um almoço de domingo em família ou em uma celebração especial, cada escolha de acompanhamento será um diferencial para o seu paladar.

Mas não se preocupe! Se você pretende preparar essa iguaria aí em sua casa, continue a leitura, pois selecionamos algumas opções que combinam perfeitamente com essa receita. Tenho certeza que será um sucesso absoluto.

Receita de farofa crocante para acompanhar sarapatel

Acompanhamento para sarapatel

Primeiro, vamos te ensinar uma receita de farofa que deliciosa que harmoniza de maneira incrível com esse prato. Em seguida, vamos te mostrar outras sugestões de acompanhamento para sarapatel que, com certeza, você também irá amar.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de mandioca (pode ser fina ou grossa, de acordo com sua preferência)
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou óleo
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de bacon em cubos
  • 1/2 xícara de linguiça calabresa em rodelas finas
  • 1/2 xícara de castanhas de caju ou amendoim torrado (opcional)
  • Sal a gosto
  • Salsinha picada para finalizar

Modo de preparo

  1. Primeiramente, em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio ou aqueça o óleo.
  2. Depois, adicione a cebola picada e refogue por alguns minutos até ficar translúcida.
  3. Acrescente o alho picado e refogue por mais um minuto até liberar o aroma.
  4. Em seguida, adicione o bacon e a linguiça calabresa à frigideira e frite até ficarem dourados e crocantes.
  5. Se estiver utilizando castanhas de caju ou amendoim, adicione-os à frigideira e torre levemente. Minha dica é utilizar um deles, pois traz um sabor e textura muito especial à receita.
  6. Após esse passo, é hora de adicionar a farinha de mandioca. Mexa bem para que a farinha incorpore todos os sabores dos ingredientes.
  7. Continue mexendo e tostando a farinha por alguns minutos, até ficar bem crocante e dourada.
  8. Para finalizar, tempere com sal a gosto. Lembre-se de que a linguiça e o bacon já têm sal, então ajuste de acordo com seu paladar.
  9. Desligue o fogo e finalize a farofa com salsinha picada, que trará um toque de frescor ao prato.

Agora é só aproveitar sua farofa crocante e servi-la com o seu sarapatel. Sem dúvidas é o acompanhamento perfeito! Vai trazer textura e complementar muito bem esse os sabores do prato.

Acompanhamento para sarapatel: Veja o que combina

Agora confira as nossas sugestões de acompanhamento para sarapatel, todos simples, mas que funcionam muito bem. Não tem erro! É só escolher:

  1. Arroz branco: Como todos sabem, o arroz branco é uma escolha clássica para acompanhar o sarapatel. Ele não pode faltar, não é mesmo? O arroz ajuda a equilibrar os sabores e é uma base mais neutra que permite que o sabor do sarapatel se destaque. Além de ser muito acessível e de baixo custo. Só vantagens, hein?
  2. Feijão verde: Já o feijão verde é uma opção comum na culinária nordestina e combina muito bem com o sarapatel. Ele adiciona nutrientes e uma textura macia que complementa a consistência do sarapatel.
  3. Vinagrete: Para trazer um frescor e acidez para seu prato, nada melhor que um vinagrete fresco e picante. Os sabores cítricos e levemente apimentado do vinagrete contrastam bem com a riqueza do prato.
  4. Pão: Ao contrário do que muitos pensam, o sarapatel também pode ser acompanhado de pães, como pão francês ou pão de milho. Na verdade, eles são ótimos para absorver os molhos e sabores do prato. Fica uma delícia!
  5. Mandioca ou purê de batatas: Uma ótima escolha é também a mandioca cozida ou o purê de batatas, eles agregam uma textura suave e macia, equilibrando a intensidade do sarapatel.
  6. Pirão: Por fim, mas não menos importante, temos o pirão, ele é uma opção típica da culinária nordestina, feito a partir do caldo do próprio sarapatel engrossado com farinha de mandioca. E por isso, além de acrescentar uma textura cremosa e mais sabor ao prato, conseguimos aproveitar ao máximo todos os elementos da receita. Nada é desperdiçado.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Assim, podemos ver que existem diversos acompanhamento para sarapatel e escolher opções que combinam é fundamental para garantir uma combinação perfeita em seu prato.

Espero que essas sugestões tenham te ajudado a escolher o melhor cardápio para o dia do sarapatel em sua casa. Tenho certeza que qualquer uma dessas opções que mostramos hoje, combinará perfeitamente.

Além disso, você para experimentar diferentes combinações e descobrir seus acompanhamentos preferidos. Deixe um comentário para a gente saber qual dos acompanhamentos foi o sue favorito.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!