Acompanhamento para salmão ao molho de maracujá: O que combina?

O sabor já é marcante, e encontrar um bom acompanhamento para salmão ao molho de maracujá é desafiador.

Esse molho não costuma ser a primeira escolha quando falamos em salmão, precisamente por restringir novas combinações. A gente sempre fica com o pé atrás, pensando se aquela escolha combina no paladar e agrada os convidados, né?

Considerando que eu já passei por isso muitas vezes, esse conteúdo vai ajudar você a não correr riscos. Quer conhecer boas opções para uma refeição incrível? Confira!

Prove 5 melhores ideias de acompanhamento para salmão ao molho de maracujá

Não importa se você fez salmão assado no forno, frito ou grelhado, pois molho de maracujá será sempre a referência. Isso porque seu sabor é único, tem uma pegada bastante ácida e acaba marcando o paladar.

Nesse contexto, a primeira coisa é excluir acompanhamentos que briguem pelo protagonismo. Preparos apimentados certamente encobrirão o gostinho sensacional do maracujá.

Além disso, acompanhamentos para salmão que sejam adocicados também têm o potencial para arruinar sua experiência. É por isso que essa lista exclusiva para você, dança entre o equilíbrio e a harmonia perfeita dos sabores. Vai lá e arrasa!

1. Salteado de batata bolinha com legumes e cogumelos é para fugir da mesmice

Talvez nem todos tenham a batata bolinha em casa, mas dá para usar a Monalisa tradicional. Gostaria de apresentar a você uma guarnição simples de fazer, mas que engrandece muito a experiência com salmão e maracujá.

O primeiro passo é cozinhar as batatas em água com sal até ficarem macias. Em seguida, aqueça manteiga e azeite numa frigideira e coloque as batatas, dourando rapidamente por 4 minutos em fogo médio.

Na sequência, junte alho picado, ramos de alecrim fresco e cozinhe mais 2 minutinhos. Para finalizar, adicione cogumelos frescos da sua preferência e salteie apenas para dourar, corrija os temperos e bom apetite.

DICA EXCLUSIVA: a única ressalva é não exagerar na pimenta. No mais, você pode colocar alho-poró ou cenoura pré-cozida, todos agregam textura ao acompanhamento. Percebe como nada vai interferir na apreciação do salmão?

2. Sofisticação e equilíbrio são qualidades do purê de mandioquinha e queijo Brie

acompanhamento para salmão ao molho de maracujá

Olhando a segunda sugestão, você para e pensa: “nossa, mas purê de mandioquinha não é simples demais?”. Aí eu venho dizer que você nunca terá uma satisfação tão grande quanto essa combinação.

A delicadeza do sabor da mandioquinha é realçada pelo queijo Brie derretido. Porém, nenhum destes componentes bate de frente com o sabor pesado do maracujá. Como resultado, cada garfada do salmão assado com molho e purê, é algo mágico.

Modo de preparo simples e rápido

  1. Coloque cerca de 400g de mandioquinha descascada e picada para cozinhar em água com sal.
  2. O tempo médio é de 5 a 10 minutos, acompanhe e veja a consistência.
  3. Em seguida, escorra e transfira para um processador.
  4. Agora, junte 1 colher de creme de leite fresco, 1 colher de manteiga de garrafa e 150g de queijo.
  5. Se for usar muçarela, pode adicionar diretamente no processador.
  6. Contudo, se você quer experimentar o Brie, é mais interessante finalizar o preparo numa frigideira com manteiga.
  7. Dessa forma, o purê fica mais aveludado e homogêneo.

Não é preciso exagerar no queijo, pois nós queremos apenas aquela consistência de “puxa-puxa”.

SUGESTÃO DE MONTAGEM DO PRATO: pegue um prato fundo e coloque uma boa porção de purê na base. Em seguida, posicione o salmão sobre o purê e despeje o molho para salmão de maracujá por cima. Faça agora e me agradeça depois!

3. Risoto de limão siciliano combina? Fazendo com essa técnica fica sensacional!

Ah, o risoto e seu sabor indescritível, você já experimentou a versão de limão siciliano? Eu já escutei muita reclamação, principalmente quando sugiro como acompanhamento para salmão ao molho de maracujá.

“Mas se você disse que os sabores não podem brigar, limão e maracujá não resumem isso?”. Bom, se você usar o limão Taiti, possivelmente “não vai dar bom” isso aí.

Por outro lado, o limão siciliano tem um sabor cítrico mais suave, delicado e que complementa o alcance do maracujá. Vai na fé que é sucesso. Contudo, eu tenho uma dica especial para você que acha que isso não tem potencial.

Ao final do preparo, adicione um pouco de queijo ricota fresco esfarelado. Misture e sirva sob o peixe com o molho. A ricota quebra o cítrico do limão, eu acho que não é necessário, mas não custa conhecer esse macete, né?

O preparo do risoto é muito prático e consiste na seguinte ordem:

  1. Refogue alho e cebola no azeite com manteiga até dourar.
  2. Em seguida, adicione 120ml de vinho branco a cada 2 xícaras de arroz arbóreo, cozinhe até reduzir.
  3. Na sequência, comece a acrescentar o caldo de legumes caseiro.
  4. Para isso, coloque duas conchas e misture até reduzir.
  5. Repita esse processo com cerca de 1,5lt de caldo.
  6. Quando notar cremosidade, desligue o fogo e junte 1 colher de manteiga gelada.
  7. Enquanto a manteiga derrete, misture 1 xícara de parmesão ralado, raspas e suco de 1 limão e 1 gema.
  8. Por fim, leve essa mistura ao risoto e mexa até incorporar.
  9. Aqui seria o momento de colocar a ricota, caso escolhesse essa opção.

4. Combine o arroz negro com brócolis e tenha uma guarnição diferente

A quarta opção é uma verdadeira iguaria, pois combinaremos um arroz negro simples, com brócolis e salmão assado ao molho. Pessoalmente, até pouco tempo atrás nunca tinha experimentado esse arroz, mas que delícia.

Ele tem uma textura diferente, um sabor único e combina bem demais com brócolis. Por falar nisso, experimente saltear brócolis na manteiga e jogar alguns cogumelos frescos picados. Em seguida, salpique alho laminado e salteie alguns minutos.

A jogada de mestre é misturar estes ingredientes salteados quando o arroz estiver quase finalizado. Ah, no arroz é interessante combinar tomates cerejas e um pouco de alho-poró, fica um espetáculo!

5. Abobrinha recheada com cogumelos salteados e queijo branco

Tem gente que chama de prato vegetariano e fala mal, mas a abobrinha recheada com cogumelos é uma comida maravilhosa. O recheio de cogumelos com queijo fica cremoso, denso e cheio de sabor, mas nada que prejudique o peixe.

Esse legume tem um sabor bem suave que é complementado pelo cogumelo salteado em azeite e manteiga. O bacana é que você usa a própria polpa da abobrinha para avolumar o recheio. Ah, não esqueça do queijo branco ao final.

Indo além, dá para colocar tomate italiano, cebola roxa, azeitonas picadas, quem sabe uma seleta caseira, enfim, a versatilidade conduz. Se por algum motivo você não tiver experiência com a abobrinha porque vive de carne processada, confira o vídeo:

O acompanhamento para salmão ao molho de maracujá é apenas detalhe, porque o foco é o peixe!

Todas as ideias de acompanhamento para salmão ao molho de maracujá que apresentei hoje, são perfeitas e valorizam a experiência. No entanto, a chave para o sucesso é considerar a acidez da fruta e, sobretudo, o sabor do bacalhau.

Na dúvida, vá de arroz branco com uma salada para peixe que vai dar tudo certo também. Se prender na ideia de que apenas preparações complexas funcionam, é o caminho certo para servir uma refeição desbalanceada.

Espero muito que tenha gostado das minhas, de verdade, que você possa aproveitar cada uma das sugestões. Não deixe de compartilhar e até a próxima!