Espetinho japonês

Vamos falar hoje sobre o espetinho japonês, que é um petisco tradicional no Japão, mas pouco conhecido aqui no Brasil, apesar da grande quantidade de japoneses e descendentes que vivem aqui no país.

No japão o nome dele é Yakitori e costuma ser muito vendido nas barraquinhas de rua, principalmente porque é um alimento rápido e delicioso. Geralmente ele é feito de frango, mas há também algumas pessoas que preferem preparar o espetinho japonês com peixe, portanto são opções interessantes para diferenciar, caso queira preparar um petisco em casa.

Então nesse artigo você encontrará a receita do espetinho japonês e algumas dicas rápidas para assa-lo e saborear. Acredito que irá gostar muito, afinal é algo simples e com sabor diferenciado!

espetinho japonês

Receita de espetinho japonês passo a passo


Para você que ainda não sabe como fazer o espetinho japonês, saiba que ele é bem parecido com o espetinho de frango, porém aqui no Brasil nós costumamos utilizar o peito de frango para prepara-lo, no entanto no Japão o mais utilizado é a sobrecoxa sem pele e sem osso. Então veja os ingredientes e o modo de preparo:

  • 4 Sobrecoxas de frango (já retiradas os ossos e peles);
  • 120 ml de molho Shoyu;
  • 120 ml de Saquê;
  • 3 Colheres de Mirin;
  • 4 Ramos de cebolinhas;
  • 2 colheres de açúcar.

Para preparar o molho você deverá colocar em uma panela o molho Shoyu, o Mirin, o Saquê e a açúcar. Misture tudo e deixe ferver por 5 minutos, aproximadamente.

Depois que tiver retirado o osso e a pele das sobrecoxas de frango, você deverá corta-las em cubos e ir colocando nos palitos de churrasco de forma intercalada, sendo que entre cada cubo deverá colocar um pedaço da cebolinha.

Uma boa dica que você poderá utilizar antes é molhar os palitos por cerca de 10 minutos, porque isso evita que ele queime quando estiver assando.

Como assar o espetinho japonês?


Geralmente é possível assar o espetinho tanto na churrasqueira comum quanto na grelha, porém a melhor opção costuma ser a chapa, porque o espetinho fica bem assado e facilita no momento de regar com o molho. Então o ideal é você deixar os espetinhos assar por cerca de 7 minutos de cada lado e ir virando, para que fiquem bem assados.

Aquele molho que eu ensinei como preparar anteriormente, você deverá utiliza-lo para untar a churrasqueira ou a chapa que estiver usando, e também para ir passando sobre os espetinhos com um pincel. Faça isso várias vezes enquanto ele estiver assando, porque esse molho dará um sabor muito bom ao espetinho.

No vídeo a seguir você poderá entender detalhadamente como preparar o espetinho japonês, desde o molho até o processo para assa-lo:

Experimente o Yakitori em sua cozinha!


Até aqui eu mostrei o passo a passo de como fazer este espetinho japonês e como você pôde notar, não é tão complicado assim. Além disso, ele é delicioso e tenho certeza que combina perfeitamente com aquele encontro entre amigos ou com o pessoal da família.

Tradicionalmente o Yakitori é servido com arroz, portanto é o que mais combina com esse petisco, mas você também poderá diferenciar com vinagrete ou algum outro tipo de acompanhamento. Então experimente esse churrasquinho japonês pouco conhecido pelos brasileiros e faça sucesso em casa!