Tripa de carneiro: Serve para que?

Você já reparou como nossa alimentação está repleta de coisas que nem ao menos sabemos de onde vêm, como é o caso da tripa de carneiro?

Todos sabemos que a tripa possui uma aplicação gigantesca no mercado de embutidos, mas quais? Será que é melhor a artificial ou natural? Qual você escolheria para ensacar sua linguiça artesanal? São muitas perguntas, às vezes sem resposta.

É por isso que mostrarei a você a utilidade da tripa de alta qualidade que somente o carneiro oferece. Conheça as dicas incríveis que separei!

Para que serve a tripa de carneiro em nosso dia a dia?

É raro encontrar uma pessoa que não aprecie algum tipo de linguiça, seja de frango, suína ou mesmo de carne vermelha. Entretanto, é ainda mais raro encontrar alguém que realmente saiba da sua composição.

Não que seja uma obrigação saber como é feita a linguiça, mas pode ser interessante se inteirar do processo produtivo. Em vista da quantidade de embutidos encontrados no mercado, é bastante comum não saber a respeito da tripa ovina.

Muito porque a maioria esmagadora das linguiças e produtos semelhantes, utilizam a tripa de porco como invólucro. Entretanto, conforme o mercado de ovinos cresce no Brasil, mais a encontramos entre as boas opções.

Nesse sentido, essa tripa em especial, é considerada fina, ou seja, sua aplicação se destina a produtos delicados e suaves. Entram nesse contexto de sabor os seguintes produtos:

  • Linguiça aperitivo: normalmente, o tipo aperitivo é aquela linguiça fininha e delicada, ideal para assar, fritar ou grelhar na churrasqueira.
  • Linguiça de frango: sempre que você encontrar a linguiça de frango fina, há uma grande chance de ser feita com a tripa mais fina.
  • Opções de linguiças gourmets: aqui o céu é o limite, pois as receitas gourmets vão além do tradicional, mas mantém-se a delicadeza com a tripa fina de cordeiro.

DICA EXTRA: para você não se perder nesse “balaio de gato” quanto às dimensões, espessuras e finalidades, anote isso aqui. Quanto mais delicada é a massa de carne, mais fino pode ser o calibre da tripa. Por exemplo, a massa de frango é bem sensível, tornando o enchimento da tripa do carneiro ideal.

No entanto, como estamos falando de um cenário mais artesanal, você pode caprichar nas misturas. Separei uma receita de linguiça artesanal na tripa fina e delicada de cordeiro que é um espetáculo.

Sugestão de receita de linguiça artesanal e ideia de combinação

tripa de carneiro

Nada melhor do que afirmar algo e comprovar na prática que as coisas realmente funcionam assim, não é mesmo? Dessa maneira, a sugestão envolve carne de cordeiro, muito tempero gostoso e um sabor que realça o paladar.

Ingredientes da linguiça

  • Tripa fina de cordeiro suficiente para dar conta da mistura
  • 2kg de pernil de cordeiro (carne limpa, sem cartilagem, gordura ou peles)
  • Sálvia, salsinha, cebolinha, tomilho fresco, cebola e alho desidratados a gosto
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • Pimenta calabresa, páprica doce e pimenta-do-reino a gosto

Comece moendo ou pedindo ao açougueiro para moer a mistura da carne para você. Em seguida, adicione todos os temperos à carne, misture por alguns minutos até ficar homogêneo. Depois é só ensacar a mistura na tripa, enrolando e fechando bem.

Infelizmente, nessa etapa você precisará de equipamento usado em fábrica de linguiça, como o ensacador. Por fim, deixe a linguiça recém-ensacada descansar alguns minutos e depois prepare. Veja algumas sugestões de preparo:

Acompanhe todo o processo de produção da linguiça da receita, através de um vídeo bem detalhado:

Qual o calibre da tripa do carneiro?

Outro ponto fundamental para quem está pensando em comprar, é conhecer os calibres. O calibre é a espessura da tripa, que pode ser mais grossa ou mais fina, dependendo do objetivo do ensacamento.

No caso da tripa ovina, a medição do calibre varia de 22mm a 24mm. Há quem diga que exista mais grossa, mas no mercado tradicional você encontra nessas especificações.

Portanto, procure adequar suas receitas ao calibre correto, evitando o rompimento e a perda de parte dos produtos e alimentos. Além do mais, existem algumas vantagens encontradas na tripa natural de carneiro:

  1. Beneficia a degustação, pois fica imperceptível no paladar.
  2. Facilita a produção e ensacamento, visto que a mistura moída corre com mais facilidade na hora de encher.
  3. A torção na hora de padronizar os gomos é aprimorada, ficando mais compacta e com menor resistência.

Uma tripa de ovino de qualidade com 90 metros, é capaz de ensacar cerca de 20kg a 25kg de mistura. O que é um bom rendimento, porque 25kg de linguiça é churrasco que não acaba mais!

Como escolher a tripa certa para seus preparos?

Como mencionado ao longo do conteúdo, a melhor tripa é a natural de carneiro mesmo. Porém, é indispensável se atentar ao limite da capacidade do calibre, espessura da massa e cuidado no ensacamento.

Outros pontos de atenção envolvem a compra consciente de produtores que entregam garantia de um produto 100% natural. Inclusive, que consigam comprovar os processos de hidratação e higienização do produto. Veja 3 pilares da escolha ideal:

  • Identifique a presença do selo de inspeção, que autoriza a comercialização do produto.
  • Tenha rigor com o estabelecimento escolhido, pois é um produto delicado. Afinal, falamos da tripa de um animal, concorda?
  • A não ser que você vá vender linguiça, a produção pequena e artesanal depende de qualidade, então, capriche.

Encontra com facilidade? Onde comprar tripa para fazer linguiça?

O primeiro passo é descobrir onde comprar tripa para fazer linguiça com preço bom e qualidade superior. Até algum tempo atrás, esse era um mercado mais restrito, pois não havia tanta demanda pela venda do produto artesanal.

No entanto, nos últimos anos houve um crescimento vertical expressivo. Se por um lado isso ajuda a proliferar a concorrência, por outro, amplia o leque de opções para comprar insumos.

Não à toa, a internet “está coalhada” de comércios eletrônicos que entregam a tripa de carneiro diretamente em sua casa. Então, se a intenção é venda, tenha um planejamento blindado e estude muito bem o mercado.

Afinal, agora você sabe “um pouquinho” mais sobre a tripa de carneiro, não é verdade? Desse modo, boas vendas caso vá empreender, mas bom apetite se a intenção é preparar embutidos deliciosos e diferenciados.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar com outras pessoas, pois tenho certeza de que irá surpreender muita gente. Até a próxima!