Tripa de boi: Como fazer? Dicas para fritar

O que acha da ideia de aprender os macetes e os truques para fazer tripa de boi frita, bem sequinha e crocante?

A tripa é uma comida que muita gente passa longe e não come por nada, apesar de ser uma iguaria nordestina. Porém, depois que você aprende a limpar e a preparar com os cuidados necessários, é um dos melhores petiscos.

Sem mais delongas, fique agora com o seu novo manual de como fazer tripa bovina, seguindo a tradição das receitas antigas. Vamos conferir!

Como fazer tripa de boi: 4 passos para um consumo seguro e saboroso

Todo o processo de “manutenção” da tripa bovina, se assemelha demais às etapas de como fazer tripa de porco frita. Gosto de tocar nesse ponto porque quem come as vísceras bovinas, certamente se engraça bastante com as suínas.

Dessa forma, basta seguir os mesmos cuidados, ou seja, comprar com qualidade, ter capricho na higienização e temperos. Feito isso, você nem se lembra que está colocando tripa de um animal na boca!

E outra, as pessoas ficam nessa de “aí porque eu não como, o sabor deve ser horrível”. Porém, mal sabem como é feita a linguiça e a industrialização dos alimentos.

Não à toa, o consumo de carne processada cresce exponencialmente de forma alarmante anualmente. Portanto, não será uma tripa bovina a grande vilã, não é mesmo? Vamos lá!

1. Como a tripa deve ser comprada?

Confesso que encontrar a tripa para comprar não é uma das tarefas mais simples. Isso se deve à baixa procura do pessoal, que prefere outros “miúdos”. Contudo, você encontra de duas maneiras:

  • Produto fresco, devidamente higienizado e pronto para consumo.
  • Produto praticamente in natura, ou seja, não houve manipulação, a não ser a secagem da tripa.

Nesse contexto, prefira sempre a tripa fresca e limpa, pois a garantia de procedência é maior. Isso sem contar que o produto in natura demanda uma limpeza mais minuciosa, como a retirada da gordura interna.

“Então, o negócio é que já procurei e quase não se acha”. Sim, compartilho da mesma dificuldade. Entretanto, nada que uma boa conversa com o aquele açougueiro camarada não resolva, pois ele consegue separar para você.

2. Como limpar a tripa bovina para fritar?

Bom, agora que você comprou um alimento de qualidade e bem limpinho, é hora de limpar ainda mais. Mesmo que o estabelecimento tenha o máximo cuidado, não há limpeza melhor do que aquela que a gente faz. Veja o que vai precisar:

  • 1kg de tripa bovina lavada e picada em pedaços pequenos
  • 3lts de água
  • 1 ramo de alecrim
  • 6 folhas de louro
  • 1 limão Taiti cortado em rodelas
  • Pontas de cebola com casca lavada
  • ¼ xícara (chá) de vinagre branco de álcool
  • ¼ xícara (chá) de sal grosso (ajuda bastante a escaldar)

Coloque água numa panela grande e adicione os ingredientes, menos a tripa. Assim que ferver, junte a tripa com cuidado. Nesse momento, a água perde temperatura, então, quando ferver novamente, escalde por 20 minutos.

Se estiver com tempo, pode repetir o processo de escalda mais uma ou duas vezes. A partir da segunda não é necessário adicionar nenhum ingrediente, lembre-se de escorrer e lavar sempre que finalizar a escalda.

Por último, passe a tripa num escorredor e lave bem para retirar o excesso de limão, vinagre e demais ingredientes. Pronto, o alimento está o mais neutro possível.

Todavia, se ainda assim você acha que pode eliminar ainda mais resquícios do açougue, escalde por mais tempo. Tem pessoas que deixam escaldar por 40 minutos, outras levam à pressão.

3. Qual o melhor tempero para tripa frita de boi?

tripa de boi frita

Se você sabe como temperar fígado bovino para fritar, já saiu na frente da “concorrência”. O ponto mais importante ao temperar, é saber que a tripa absorve bem os temperos. Então, se exagerar no curry, por exemplo, o sabor fica pronunciado.

O mesmo vale para limão, páprica e por aí vai. Desse modo, você pode temperar com o que achar melhor e tiver disponível. Diante disso, vou deixar algumas sugestões bacanas para nortear sua receita.

Sugestão 1 – Tempero simples para tripa bovina

  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída no pilão
  • Ervas finas
  • Chimichurri sem pimenta
  • Azeite para unir os sabores

Você pode ver que esse tempero é bem básico, mas isso tem um motivo. Na realidade, não exagere no início da temperagem, pois tripa permite você corrigir o tempero depois.

Aquele ditado que diz: “ é melhor pecar pelo excesso do que pela falta”, não se aplica aqui. No fim de contas, você consegue corrigir os sabores posteriormente. Agora, reduzir a salina é impossível uma vez que o alimento está frito.

Sugestão 2 – Tempero com um toque especial e intenso

  • 2 cebolas bem picadas (pode ser ralada fina)
  • 4 dentes de alho em pasta
  • Colorau, açafrão, cominho, páprica picante, manjerona e salsinha a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de ½ limão
  • Suco de ½ laranja
  • Tomilho debulhado a gosto

Coloque esse mix de sabores parecidos com temperos naturais para carne de frango, sobre a tripa escaldada, lavada e limpa. Reserve por 30 minutos para apurar bem o tempero.

4. Dicas certeiras de como fritar perfeitamente a tripa

Eu não diria que existem técnicas, mas sim cuidados extras na hora de fritar. Por exemplo, você pode fritar com pouco óleo, mas corre o risco de fritar desigual os pedaços.

O mesmo vale ao abarrotar a frigideira com óleo, onde acaba encharcando a tripa. E aí sim eu digo que não fica legal de comer. O ideal, portanto, é utilizar banha de porco. “Não tenho e por aqui não acho, e agora?”.

Nesse caso, você pode fazer torresmo frito e separar o óleo que solta da fritura. É uma maneira artesanal de fazer banha de porco. Em todo caso, utilize uma boa manteiga como fonte de gordura saborosa e saudável, fazendo dessa forma:

  1. Adicione 3 colheres (sopa) bem cheia de banha ou 2 colheres (sopa) de manteiga.
  2. Ligue em fogo alto e aguarde derreter.
  3. Se for usar manteiga, faça questão de mesclar com um pouco de óleo para não queimar.
  4. Quando esquentar, adicione a tripa já temperada e deixe.
  5. O pulo do gato é mexer aos poucos, de vez em quando para não queimar.
  6. Você perceberá que solta bastante água, é normal.
  7. Por sua vez, vá mexendo, pois, enquanto a água seca a fritura acontece naturalmente.
  8. Por fim, ao perceber que está tudo bem douradinho, retire e reserve em papel-toalha para retirar o excesso de gordura.
  9. Quanto mais enxuta, mais crocante fica a tripa.

Tirando todos os cuidados que devemos ter, você consegue notar como é um preparo rapidinho e simples? Além do mais, é uma ótima pedida como petisco para servir antes da feijoada, o pessoal “cai” matando em cima.

Vou deixar um vídeo abaixo que pode ser de utilidade para pegar mais detalhes, combinado?

DICA EXTRA: prepare uma maravilhosa farofa úmida de ovo na gordura

É impossível não sobrar bastante óleo da fritura. Com isso, minha última sugestão é coar a gordura e fazer farofa de ovo bem úmida e saborosa, que tal? Adicione bastante cheiro-verde, ovo mexido ao invés de cozido, pedacinhos de bacon, azeitonas, ervilha, entre outros ingredientes que preferir.

Abrir a mente a novos preparos é um ingrediente mágico na cozinha

Quem se limita na cozinha, geralmente acaba repetindo as mesmas receitas todos os dias. E a cozinha é lugar de abrir o leque de técnicas e métodos para trazer sempre sabores diferenciados à mesa.

Além disso, compartilhar a culinária de outros estados e, sobretudo, de outros tempos, é uma coisa fantástica. Hoje eu vejo a receita de carne de porco na lata, e imagino como deveria ser na época. Afinal, as pessoas realmente dependiam disso, olha que curioso?

E a tripa de boi é a mesma coisa, ou seja, seu consumo surgiu da necessidade de não desperdiçar nada, e até hoje é apreciada demais. Não perca essa oportunidade!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de como fazer tripa de boi. Se você, assim como eu, se surpreendeu com as receitas, compartilhe-as nas redes sociais para ajudar outras pessoas. Até a próxima!