5 Receitas com linguiça para fazer rápido

A não ser aos domingos que nos damos a liberdade de criar pratos sofisticados, durante a semana precisa ser prático, e as receitas com linguiça são boas alternativas.

Isso porque a carne está pronta – por assim dizer – basta você retirá-la da película para incorporar nos preparos. Quer mais facilidade que isso? Porém, mesmo diante de tanta praticidade, é crucial aprender como diversificar para não enjoar.

Então, resolvi separar 5 receitas incríveis para começar a fazer o quanto antes para a sua família e amigos. Acompanhe!

Receitas com linguiça: 5 ideias para fazer rápido e ganhar tempo

De ragus saborosos à tradicional linguiça frita com cebola, a linguiça é uma grande facilitadora na cozinha, e pode ser considerada um ingrediente curinga.

Pensando nisso, minhas sugestões de hoje abrangem alguns pratos já conhecidos, mas que serão incrementados com esse embutido altamente versátil, anote cada dica e macete para não errar em nada!

1. Incorpore a linguiça e transforme seu arroz do dia a dia

Chame de arroz à grega, arroz completo ou até mesmo arroz colorido, mas se você quer um preparo realmente rápido, essa primeira dica é para você. Nessa sugestão, utilize os seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • ½ lata de milho
  • ½ lata de ervilha
  • Cheiro-verde e sal a gosto
  • 1 cenoura pequena picadinha.
  • 1 tomate médio picadinho.
  • 4 gomos de linguiça.

A ideia dessa receita é fritar a linguiça até selar corretamente os pedaços. Em seguida, você retira a linguiça e prepara o arroz nessa mesma panela, colocando todos os ingredientes. Por último, volte a linguiça ao arroz e está pronto, só isso!

DICA EXTRA: caso ache que a linguiça tradicional de churrasco vai aumentar demais a sua receita, substitua pela linguiça fininha defumada que traz um sabor extra!

2. Risoto rápido de linguiça com repolho roxo

receitas com linguiça

Se você achou que a receita anterior rápida, é porque ainda não preparou o risoto rápido com linguiça e repolho roxo. Gostou da ideia? Então, siga o passo a passo:

  1. Frite 2 linguiças toscanas picadinhas até dourar por completo.
  2. Retire e reserve.
  3. Prepare o risoto na mesma panela.
  4. Vá incorporando o caldo e mexendo para liberar o amido necessário para engrossar.
  5. Quando estiver faltando ¼ do caldo, junte o repolho roxo em pedaços pequenos.
  6. Nesta etapa queremos utilizar a cor e manter o crocante do repolho.
  7. Por fim, ao notar que o risoto está quase “al dente”, volte as linguiças e finalize o preparo.

Essa receita não deve levar mais do que 20 a 25 minutos no máximo. Como resultado, terá um risoto maravilhosamente saboroso, cremoso e com um toque sensacional do sabor realçado da linguiça e do repolho roxo!

DICA EXTRA: para fazer o caldo do risoto, eu recomendo usar legumes, onde você deixa fervendo, por exemplo, alho-poró com condimentos por pelo menos 30 minutos, ou se preferir, junte alho-poró picadinho ao risoto para dar um sabor especial!

3. Acompanhamento de linguiça de pernil com limão e mel

Já essa terceira receita é para os amantes de pratos super aromáticos. Sabe aquele preparo que você abre o portão de casa, já sente o cheiro intenso que até instiga a fome? Então, é isso que você fará. Veja como é simples de preparar!

Ingredientes

  • 500g de linguiça fina
  • 6 colheres (sopa) de mel
  • 4 cenouras descascadas
  • Suco de 1 limão
  • 1 limão cortado em rodelas
  • Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto
  • Tomilho fresco (pode ser desidratado)

O objetivo dessa receita é saltear as cenouras em rodelas, a linguiça inteira ou em rodelas e as fatias de limão até dourar bem. Em seguida, você entra com o suco do limão e o mel, deixando deglaçar. Por fim, junte o tomilho, misture e é só degustar!

4. Salteado de legumes com linguiça toscana apimentada

Dentre todas as receitas até aqui, o salteado de legumes é uma das mais fáceis. Aliás, serve como acompanhamento de muitos outros pratos, como arroz branco com feijão carioquinha e risotos. Os ingredientes são:

  • ½ pimentão vermelho picado fino
  • ½ pimentão amarelo picado fino
  • Cebola roxa em rodelas finas
  • 2 linguiças tradicionais cortadas em rodelas médias
  • 4 dentes de alho amassados

Refogue o alho com a cebola até dourar e vá adicionando os pimentões, mexendo sempre para não grudar. Em seguida, quando murchar, acrescente a linguiça e a cebola roxa. O ponto é você quem sabe, ou seja, se prefere mais refogadinho ou gosta do crocante dos pimentões!

DICA EXTRA: uma outra forma de fazer é esmigalhar a linguiça, de modo que seu interior possa servir como uma espécie de “carne moída”. Afinal, além de ficar igualmente saboroso, é uma maneira de agilizar ainda mais!

5. Escondidinho prático com linguiça de pernil

Até hoje não me lembro de ter conhecido alguém que não gostasse de escondidinho. Só que como o nosso tema é linguiça, adivinha? Teremos sim escondidinho de linguiça de pernil.

Sendo assim, você pode preparar a tradicional receita com batata, mas recomendo fortemente que substitua pela mandioquinha, sabe por que? A batata convencional possui um sabor quase neutro, e a linguiça pode acabar pronunciada demais.

Em contrapartida, a mandioquinha salsa tem grande identidade no sabor, por isso, é ideal para combinar com ingredientes mais complexos, como a linguiça.

O método de preparo é o mesmo, apenas a linguiça deve ser frita antes e completamente “despedaçada”. Ah, antes que me esqueça, vou deixar um vídeo sensacional que vai ganhar espaço em seu livrinho especial de receitas:

Pronto, agora você sabe como criar inconfundíveis receitas com linguiça, tudo para agilizar e baratear suas refeições diárias!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas especiais. Aproveite para compartilhar com outras pessoas e até a próxima!