Molho para contrafilé: 5 Melhores opções para servir

Você prepara um belo steak de contrafilé e acha que não tem como melhorar, mas já provou molho para contrafilé?

A harmonização acertada do molho consegue elevar a qualidade e o sabor da carne, mas é essencial conhecer as melhores opções. Para isso, reuni algumas ideias para complementar e dar um toque de mestre para o seu contrafilé.

Sendo assim, não deixe de ler o conteúdo, aposto que vai encontrar o molho ideal para agradar o paladar de todos. Olha, você vai querer fazer essa receita toda semana, pode apostar!

5 melhores opções de molho para contrafilé para servir à vontade

molho para contrafilé

Você pode fazer o melhor e mais suculento contrafilé, mas sem o molho para carne certo, a experiência fica incompleta. Não há nada mais gratificante ao paladar, do que pegar um pedaço de carne e mergulhar naquele molho cremoso.

Me recordo uma vez que estava num restaurante especializado em corte de carne americano, obviamente pedi o contrafilé, né? Daí o garçom perguntou: “qual molho vai querer para acompanhar seu steak?”.

A princípio, confesso que achei desnecessário, mas acabei escolhendo o molho de chimichurri típico argentino. Minha nossa, que sabor dos deuses!

Enquanto eu cortava a carne, o molho escorria e a garfada vinha acompanhada daquele “hummm” prolongado e olhos fechados. Portanto, experimente pelo menos uma das versões que trago até você, não se arrependerá!

1. Opção ousada de molho picante de vinho tinto com cebola e bacon

Normalmente eu costumo deixar as opções mais elaboradas por último, mas hoje quero chegar com os “dois pés na porta”. Isso porque nossa primeira sugestão é um incomparável molho picante, feito com vinho tinto, cebola e bacon, que tal?

Vale ressaltar, que o molho fica levemente apimentado, então, se não gostar de picância, é só deixar as pimentas de fora, combinado?

Além disso, o ponto principal é que o molho sempre será feito diretamente na frigideira da selagem. Desse modo, se você souber como selar a carne, provavelmente conhece aquele caramelizado que sobra no fundo. Precisamos muito dele, anote:

Ingredientes

  • 60g de manteiga em temperatura ambiente
  • Ramos de tomilho e alecrim a gosto
  • 3 dentes de alho com casca
  • 2 pimentas dedo-de-moça inteiras (sem semente)
  • 2 folhas de louro
  • 60g de bacon picado
  • 1 cebola grande picada
  • 250ml de vinho tinto seco (vinho de boa qualidade)
  • 200ml de caldo de carne caseiro (pode ser de legumes também)

Durante a fritura do contrafilé, é interessante adicionar manteiga, ramos de alecrim e tomilho, alho e pimentas. Tudo isso vai aromatizar e dar sabor à carne, bem como criar a base do molho.

Em seguida, quando o ponto de carne preferido tiver concluído, retire e reserve. Na frigideira, adicione e frite primeiro o bacon, não é necessário tirar a pimenta e os ramos. Na sequência, coloque a cebola e dê uma boa refogada.

Feito isso, acrescente o vinho, misture e deixe reduzir pela metade, juntando o caldo de carne e mexendo novamente. Por fim, retire os ramos e a pimenta, seu molho está pronto, magnífico e irresistível.

Agora é só voltar a carne no molho e deixar por 2 minutos, para ganhar temperatura e sabor outra vez!

2. Molho de gorgonzola é para fugir do clássico molho branco

Quer dizer que você gosta de uma pegada mais cremosa com queijo? Vou adiantar que nem todo mundo gosta de gorgonzola, mas vale muito a pena como uma experiência nova.

Sabe o que é melhor dessa sugestão? É que o preparo é tão simples, que todo mundo pode fazer. De forma rápida, coloque 140ml de creme de leite fresco numa panela e adicione 1 pedaço de 100g de gorgonzola.

Deixe essa mistura derreter até incorporar, claro, em fogo baixo. Para trazer brilho e realçar o sabor, adicione 1 a 2 colheres (sopa) de manteiga. Além do mais, tempere com pouco sal e pimenta-do-reino, é suficiente.

Quando perceber que está cremoso, desligue e sirva sobre a carne. Parece simples demais, né? E é, mas a dica de ouro é servir num sanduíche com contrafilé selado na frigideira, gostou? Então, fique com o vídeo completo:

3. Sugestão diferente de molho de pimentas e alho-poró com maionese

Trazendo mais uma opção potente para você, a ideia é grelhar os ingredientes, seja na churrasqueira ou no forno. Com isso, você pode usar pimenta dedo-de-moça, pimenta biquinho, pimenta Cambuci e pimenta de cheiro.

Além do mais, pique 1 alho-poró fino, 1 tomate sem semente e coloque tudo numa panela própria para grelha ou numa assadeira. Um toque diferenciado é temperar com azeite, sal e pimenta-do-reino, para realçar os sabores e deixar ainda mais especial.

No forno, você consegue ver os ingredientes murcharem e começarem a assar levemente. Já na brasa, tudo é mais rápido e fica com aquele aspecto de tostado no fogo. Em seguida, transfira para uma tábua e pique tudo muito bem.

Para finalizar esse molho incrível, adicione 2 xícaras (chá) de maionese e um toque de mostarda de Dijon, se preferir. Misture os ingredientes até ficar homogêneo e sirva o molho espesso e repleto de sabor como acompanhamento para contrafilé.

4. Receita de molho de damasco e vinho para refeições sofisticadas

A quarta opção é para fugir de vez do padrão de molho para bife frito. Na realidade, costumo dizer que muita gente até pode torcer o nariz, mas espere até experimentar. Afinal, olha a combinação de ingredientes:

  • ¾ xícara (chá) de geleia de damasco
  • 1 cenoura ralada
  • 1 talo de salsão picado (sem as folhas)
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga gelada
  • 3 grãos de pimenta-do-reino
  • Sal a gosto

Para fazer, tudo que você precisa é de paciência, pois é necessário refogar os ingredientes e deixar o vinho reduzir. Depois disso, entre com a geleia de damasco e finalize com a manteiga.

Simples, de um sabor delicado e que valoriza demais o contrafilé. É uma opção bem diferente da tradicional carne ao molho madeira, mas ideal para impressionar a todos!

5. O molho de mostarda não pode faltar, mas dê um toque especial à receita!

Clássico dos clássicos, nunca encontrei alguém que não amasse um bom molho de mostarda para carne. Com filé mignon fica incrível, com cortes suínos fica delicioso, agora, com contrafilé, nos entrega um sabor indescritível e inesquecível.

Existem incontáveis versões de molho de mostarda, mas a opção que apresento a você não existe igual. Portanto, mantenha a mente aberta porque temos uma extensa lista de ingredientes valiosos para o melhor molho que já provou:

Ingredientes

  • 25ml de vinho branco seco
  • 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
  • ½ colher (sopa) de mostarda Ancienne (leva grãos de mostarda na receita)
  • 2 colheres (sopa) de mostarda amarela tradicional
  • 150g de creme de leite fresco (ou nata)
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (chá) de mel
  • 1 colher (sopa) rasa de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Apesar de ser um molho simples de fazer, deixarei o passo a passo em vídeo. Dessa maneira você observa certinho o ponto, a etapa adequada para incorporar os ingredientes e, sobretudo, o resultado esperado.

Assim sendo, não deixe de fazer, pois esse molho para contrafilé é falta de educação e todos vão elogiar.

Qual molho para contrafilé realmente fisgou sua atenção?

Fica até complicado escolher apenas um molho para contrafilé numa lista completa como a de hoje, não é verdade? Acredito ter mostrado boas opções para todos os gostos, agora cabe a você escolher a sua preferida.

O importante é fazer sempre para não perder aquela sensação boa de comer comida de qualidade feita pelas nossas mãos.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você conhece alguém que sempre usa mostarda pronta na carne, compartilhe. Assim você expande os conhecimentos de outras pessoas, né? Até a próxima!