Cordão do filé mignon é bom para churrasco?

O cordão de filé mignon representa uma carne de alta qualidade, preço baixo e versátil, mas será que cordão do filé mignon é bom para churrasco? Atualmente você encontra muitas marcas que vendem a vácuo, mas é preciso atenção.

Ao longo deste conteúdo, mostrarei a você todas as qualidades, a estrutura e o que esperar do famoso cordão. Além do mais, você entenderá definitivamente para que serve o cordão do filé mignon e como preparar na sua grelha. Topa vir comigo?

Será que cordão de filé mignon é bom para churrasco?

cordão do filé mignon é bom para churrasco

Sim, o cordão do filé mignon é uma excelente carne para você churrasquear com facilidade, sem sombra de dúvidas. Nesse caso, a carne não compartilha apenas o nome com o famoso filé mignon, mas também todas as suas qualidades.

Vamos aos fatos, o cordão é um corte que fica bem na lateral da peça do mignon. Então, ele começa juntamente com a parte que os açougueiros chamam de “cabeça do filé mignon”. Mais especificamente, na parte mais grossa da peça.

O cordão segue a extensão da peça até a ponta mais fina, onde geralmente o pessoal tira para fazer picadinho. E o mais curioso aqui, é que o profissional nem precisa cortar o cordão para separá-lo do mignon.

Afinal, basta destacá-lo da peça principal e puxá-lo até soltar por completo. Porém, nem todo profissional tem experiência no corte e, consequentemente, você acaba levando para casa uma carne que não é bem cordão.

Portanto, posso garantir, é uma carne surpreendente. Aliás, ela oferece uma imensidão de preparos que nem mesmo o filé mignon é capaz de entregar.

Principais características e qualidades do cordão de filé mignon

Não basta descobrir que uma carne é boa para churrasquear, ou seja, você deve aprofundar seu conhecimento:

  • Corte em tira longa que percorre a lateral da peça do filé mignon.
  • Carne de extrema maciez devido às fibras curtas e suaves.
  • O cordão não apresenta quantidades significativas de gordura.
  • Sua versatilidade é ideal para testar novas receitas na grelha.
  • Dá para fazer picadinho, no estrogonofe e, claro, na grelha.
  • O termo cordão surgiu do seu formato cônico e comprido.
  • Exige uma limpeza (toalete da carne) perfeita e profissional.

Naturalmente, você já comprou a ideia de que cordão do filé mignon é bom para churrasco, certo? Porém, preciso que você foque no último tópico da lista “exige uma limpeza profissional”.

Veja só, quando o profissional desossa o boi e retira o filé mignon, a peça é visivelmente “feia”. Não por menos, você encontra retalhos de nervos, gorduras duras e membranas que precisam ser retiradas. E com o cordão isso é ainda mais importante.

A estrutura em si do cordão é a seguinte: porção longa de carne que fica sobreposta a uma tira de nervo duro.

Quer dizer então que ao grelhar a carne com essa nervura, provavelmente você vai odiar o cordão. E infelizmente isso acontece com frequência. Eu separei um vídeo que mostra certinho como você pode se assegurar de comprar cordão de qualidade:

BÔNUS: quanto custa o quilo do cordão de filé mignon?

Como geralmente o cordão pesa pouco, os grandes frigoríficos vendem em pacotes a vácuo de 1,2kg a 1,6kg. Dito isso, o preço médio do quilo varia entre R$32,00 e R$45,00 o pacote.

Mas é aquele negócio, procure marcas conhecidas, porque do contrário você corre o risco de comprar cordão sem a limpeza certa.

Como preparar cordão do filé mignon na churrasqueira de 3 maneiras deliciosas

Quando falamos em filé mignon na churrasqueira, não há muito o que fazer. Via de regra, você apenas tempera a carne e fica de olho para não passar do ponto, né? Entretanto, no cordão a coisa muda um pouco, principalmente por ser uma carne fina.

Em vista disso, eu juntei 3 formas de valorizar as qualidades e os sabores que você só encontra no cordão, aproveite o passeio gastronômico!

1. Espetinho de cordão de filé mignon com bacon e queijo

Sabia que dá para fazer uma das melhores receitas de espetinho de carne com cordão de filé mignon? E que além disso, você pode usar fatias de bacon carnudas, bem como fatias de muçarela?

Pois é, essa sugestão é perfeita para diferenciar seu churrasco com criatividade e sabor:

  1. Corte os cordões em cubos com 2 dedos de espessura.
  2. Em seguida, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino.
  3. Eu gosto de besuntar com azeite e espalhar chimichurri, mas é opcional.
  4. Depois, abra uma fatia de bacon e coloque uma fatia de queijo por cima.
  5. Na sequência, enrole nos cubos temperados de carne e espete.
  6. Assim, você cria uma camada de bacon crocante e queijo que derrete.

Essa é a opção ideal para servir de entradinha ou para baratear o churrasco, genial né?

2. Cordão de filé mignon no espeto com tiras de bacon (pirulito de mignon)

cordão de filé mignon com bacon

Na segunda posição de preparos com cordão do filé mignon no churrasco, uma ideia inusitada, diferente e muito, mas muito deliciosa. Então, ao invés de cortar o cordão em cubos, você vai prepará-lo inteiro.

Para isso, separe os temperos para churrasco da sua preferência e tempere os cordões. Em seguida, pegue fatias suculentas de bacon de qualidade e enrole o cordão junto com o bacon, como se fosse uma espiral.

Se for necessário, utilize mais bacon até finalizar o cordão. Uma vez que você enrolar os “pirulitos”, espete-os na transversal e leve à churrasqueira. O tempo médio para cada lado é de 10 a 12 minutos.

3. Tradicional cordão de filé mignon na grelha à jardineira

Como eu sei que tem gente aí que não abre mão do assado tradicional, aqui nós vamos de cordão do filé mignon direto na grelha. Para tanto, tempere a carne com um mix incrível de:

  • Sal triturado
  • Pimenta-do-reino
  • Azeite
  • Chimichurri
  • Toque de pimenta branca
  • Ervas finas

Pode parecer estranho temperar churrasco assim, mas confie em mim, é incomparável. Logo depois, leve à grelha, a uma distância de 40cm por 12 a 15 minutos de cada lado.

Enquanto a carne chega no ponto, aqueça azeite e manteiga numa panela e refogue ingredientes de uma seleta. Aqui você pode usar ervilha, batata, cenoura, brócolis e milho, tudo em pedacinhos pequenos.

Desse modo, tempere os ingredientes previamente cozidos e refogue até obter uma textura macia. Por último, corte a carne em cubos pequenos e sirva juntamente do preparo da refoga e, simples assim, aprecie um cordão de mignon à jardineira.

O resumo do conteúdo é que o cordão do filé mignon é bom para churrasco, mas depende de uma limpeza impecável. No mais, você está perdendo tempo por não experimentar algo tão sensacional quanto esse corte.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com outras pessoas e até a próxima!