Como temperar carne para hambúrguer: Qual o melhor tempero?

Com a popularidade dos hambúrgueres artesanais, muitas pessoas se interessaram em aprender a fazer esse lanche tão amado. Mas afinal, como temperar carne para hambúrguer?

Essa pode parecer uma pergunta simples, quando pensamos na versão clássica, entretanto, existem diversas combinações e cada uma delas vai oferecer um resultado diferente. Então, a ideia aqui é experimentar alternativas.

Por isso, preparamos esse texto, aqui você vai aprender como temperar a sua proteína desde a forma mais básica a para versões mais elaboradas. Dessa forma, você pode decidir depois quais especiarias funciona melhor para o seu paladar.

Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como temperar carne para hambúrguer

Como temperar carne para hambúrguer

Antes de tudo, vamos falar do que é tradicionalmente utilizado. Esse tempero é considerado o clássico e utiliza poucos ingredientes, apenas para realçar o sabor da carne, sem modificar muito as suas características.

Nesse caso utiliza-se apenas o sal e a pimenta do reino, ou outro tipo semelhante. Uma dica amplamente recomendada pelos chefes de cozinha em geral é deixar para temperar os discos de carne enquanto são selados na chapa.

Ao fazer isso, o tempero penetra de forma mais uniforme na carne, liberando seus sucos internos e conferindo um resultado final mais suculento.

Dito isso, vamos conferir outras alternativas de como temperar carne para hambúrguer e ter resultados diferentes, mas igualmente deliciosos.

1 – Dry Rub

O dry rub, conhecido como “massagem seca” em tradução literal, é um tempero especialmente desenvolvido para realçar o sabor dos hambúrgueres.

Assim, se trata de uma técnica culinária que consiste em aplicar uma mistura de ingredientes secos sobre a carne, proporcionando uma explosão de sabores. Isso porque, com a combinação certa e a “massagem” os sabores se fundem e penetram profundamente nas fibras da proteína.

Vale mencionar que, esse tempero pode ser personalizado de acordo com as preferências individuais. Todavia, para exemplificar, os mais utilizados são:

  • Páprica, que pode ser picante, doce ou defumada;
  • Pimentas, como por exemplo a do reino, pimenta preta, pimenta vermelha em flocos, pimenta calabresa, etc;
  • Alho em pó;
  • Cebola em pó;
  • Ervas secas, como orégano, manjericão e coentro;
  • Açúcar mascavo;
  • Gengibre em pó;
  • Raspas de limão ou lemon pepper;
  • sal e outras especiarias.

Observação: A massagem seca é uma técnica recomendada para carnes que requerem cozimento rápido em temperaturas elevadas.

2 – Marinada

A marinada é uma técnica amplamente utilizada para a preparação de várias proteínas. Mas você sabia que pode também recorrer a esse processo para garantir muito mais sabor para a sua carne de hambúrguer?

Pois é! E o mais legal desse processo, além de deixar o sabor dos temperos muito mais marcantes, é que também é muito versátil e você consegue usar vários ingredientes para preparar marinadas diferentes e deliciosas.

Vamos ensinar uma que é simplesmente perfeita! Todavia, lembrando que você pode ajustar a marinada de acordo com o seu gosto, utilizando óleos e especiarias que você prefere. Dito isso, confira a nossa sugestão:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pimenta do reino recém moída;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Meia cebola picada;
  • 1 raminho de salsa picada;
  • 1 pimentão vermelho picado sem as sementes;
  • ¾ lata de cerveja clara

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, coloque 1 quilo de carne moída;
  2. Adicione todos os temperos, exceto a cerveja;
  3. Misture muito bem até que os temperos estejam uniformemente distribuídos na carne;
  4. Em seguida, adicione a cerveja aos poucos, enquanto amassa a carne com as mãos ou com um garfo;
  5. Continue amassando e misturando até que a cerveja esteja completamente incorporada à carne;
  6. Reserve a mistura na geladeira por 30 minutos para que os sabores se acentuem e a carne fique mais firme;
  7. Após o tempo de descanso, modele os discos de hambúrgueres do tamanho desejado e prepare a proteína normalmente.

3 – Tempero mexicano – ingredientes frescos

Essa é uma outra possibilidade bastante interessante que você pode experimentar. Lembrando que quando se fala em comida mexicana, automaticamente associamos a pimenta, certo? Por isso, na sugestão que vamos mostrar abaixo, obviamente, ela está inclusa.

Entretanto, você pode ajustar os ingredientes frescos de acordo com o seu gosto pessoal e assim, descobrir novas combinações.

Ingredientes:

  • 1 tomate, sem sementes, picado;
  • 1/4 de cebola, picada;
  • 1 pimenta jalapeño, picada;
  • 6 colheres de chá de mostarda;
  • Pitada de alho e sal a gosto;
  • 500 g de carne moída

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, misture o tomate picado, a cebola picada, a pimenta jalapeño, a mostarda, o alho e o sal;
  2. Acrescente a carne moída à mistura e misture bem até incorporar completamente;
  3. Se a mistura de carne ficar muito mole, você pode adicionar um pouco de farinha de rosca para ajustar a consistência;
  4. Reserve a mistura na geladeira por 30 minutos antes de moldar e preparar os hambúrgueres.

Dica geral: se você quer uma crostinha caramelizada em seu hambúrguer, experimente aplicar, com a ajuda de um pincel de preferência, uma mistura úmida com ingredientes como: molho inglês, azeite de oliva, molho barbecue e ketchup. Para fechar com chave de ouro, use uma pitada de açúcar mascavo.

Conclusão

Em resumo existem várias formas de como temperar carne para hambúrguer, você pode ir experimentando essas e outras combinações.

Por se tratar de um alimento versátil que permite várias versões, você pode explorar a sua criatividade e encontrar os temperos que mais funcionam no seu caso. Faça aí na sua casa, depois conta pra gente qual sua receita favorita, vamos gostar muito de saber.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!