Carne para fazer hambúrguer: Qual é a melhor? Como preparar?

Toda pessoa tem a sua preferência quando o assunto é carne para fazer hambúrguer, mas convenhamos, sempre tem aquele corte mais indicado.

Então, é fundamental conhecer suas características, seu marmoreio, porcentagem de gordura e fibras, além do sabor é claro. Afinal, a maioria dos cortes podem dar excelentes hambúrgueres, desde que preparados da forma correta.

Portanto, confira dicas incríveis que separei para ajudar você a montar um “hamburgão” com muito sabor e suculência!

Qual é a melhor carne para fazer hambúrguer?

Se a escolha se resumisse apenas a uma carne, essa carne possivelmente seria a fraldinha. Ainda mais quando você pega um corte de boa procedência, a fraldinha entrega:

  • Maciez
  • Sabor
  • Suculência
  • Gordura na medida
  • Possibilidade de blends (mistura de carnes) magníficos.

Igualmente fantástico para hambúrguer, temos o acém, que é uma carne com mais gordura, a alcatra, que é simplesmente um dos melhores cortes do boi, é ideal e pode ser combinada, por exemplo, com a fraldinha, que agrega uma gordurinha a mais.

Além destes, você também pode optar por outros cortes moídos como:

  • Contrafilé
  • Peito bovino
  • Patinho
  • Coxão duro
  • Maminha
  • Picanha

Experimente a costela bovina para variar!

A costela moída tem ganhado os cardápios das hamburguerias brasileiras. Desse modo, não se espante se você encontrar alguém afirmando que a costela é realmente a melhor carne, pois não seria nenhum exagero.

Justamente por isso que decidi fazer um tópico específico sobre a costela. Em determinadas regiões pode não ser o corte mais em conta, ou seja, quanto mais qualidade tiver a carne, mais salgado será o preço.

Entretanto, se você utilizar apenas a costela no hambúrguer, não é necessário incluir outra carne. Definitivamente, a costela supre todas as “necessidades” do hambúrguer, uma vez que oferece:

  • Sabor inconfundível.
  • Maciez e suculência.
  • Quantidade ideal de gordura.
  • Dispensa tempero extras, pois a carne tem sabor diferenciado.

Se aqui utilizamos somente a costela, o mesmo já não acontece com a fraldinha que mencionei há pouco. Em outras palavras, você até pode fazer um hambúrguer só de fraldinha, mas a probabilidade de ter um hambúrguer menos suculento é grande.

Dessa forma, a alternativa é trazer uma fonte de gordura extra, podendo ser com adição de bacon, ou quem sabe outro corte, como o acém, por exemplo, a isso damos o nome de blend.

Por que eu escuto tanto sobre a palavra “Blend”?

Chegamos à moda atual, o famoso blend. O blend nada mais é do que a composição, a mistura que forma o hambúrguer. Segundo os profissionais, a regra é clara:

  • O hambúrguer perfeito precisa ter 20% do seu peso em gordura.

Com isso, no exemplo anterior temos duas coisas que já sugerem isso, a mistura da carne com bacon ou outro corte. “Ah, mas será que tem mesmo necessidade de fazer isso”?

Difícil dizer, mas fato é que todo mundo se baseia nisso agora. Na realidade, a intenção é alcançar o equilíbrio para o hambúrguer perfeito.

3 ideias de blends perfeitos para seu lanche!

Se você está em busca de máxima suculência e sabor, mas sem correr o risco do hambúrguer gorduroso, siga as composições:

  1. Blend equilibrado com 2 cortes: 500g de acém (50%) + 500g de peito bovino (50%) dá a proporção ideal de gordura.
  2. Blend com costela: 700g de costela (50%) + 300g de acém (50%) para um hambúrguer saboroso e robusto.
  3. Opção de blend com 3 cortes: 320g de acém + 320g de costela + 320g de peito bovino + 40g de bacon magro para um hambúrguer com sabor único e inesquecível.

Como preparar hambúrguer para acertar no sabor: 5 passos práticos

carne para fazer hambúrguer

1. Escolha a carne

Como você já viu, há uma infinidade de opções, tudo dependerá da ocasião, ou seja, se for um preparo caseiro, para a família e amigos, não há muito segredo. Nesse sentido, escolha a carne que agrade a todos e não foque no conceito de blend.

Contudo, se for comercializar, a conversa muda. Frequentemente você terá que atender as preferências do cliente, e tenho que adiantar que hoje em dia as pessoas estão exigentes. Sendo assim, analise o melhor blend para você trabalhar na cidade!

2. Modele o hambúrguer

Independentemente do blend escolhido, a etapa da modelagem do hambúrguer não muda, veja como fazer:

  • Pegue uma porção de carne entre 160g a 200g.
  • Utilizando um aro modelador, posicione a carne no centro e vá pressionando para acomodar no disco.
  • A altura ideal para hambúrguer de 200g é de 2 cm de espessura e 10cm de diâmetro.
  • Depois de modelar reserve para que a carne assente.

DICA EXTRA: não utilize aros pequenos ou grandes demais, sempre na medida, pois corre o risco do hambúrguer fino ou grosso demais, influenciando na hora de assar.

3. Evite tempero em excesso

Muitos acham que o tempero do hambúrguer deve ir na mistura da carne, mas não é assim. O ideal é salpicar o tempero na hora de assar, já que o intuito é deixar o sabor da carne brilhar. Então, o tempero ideal é sal e uma pitada de pimenta-do-reino.

4. Escolha o método de preparo

Para quem busca uma experiência próxima do defumado no paladar, sabe aquele gostinho de churrasco? Então, a sugestão é usar a grelha, pois a fumaça gerada traz esse defumado.

No entanto, aqui a espessura da carne precisa ser um pouco maior para não ressecar. Além disso, você pode usar frigideira, que dá certo, mas tem que ser uma grossa e com teflon em dia.

5. Encontre o ponto certo da carne

Cada pessoa gosta do ponto da carne de um jeito, mas o tradicional hambúrguer tem que ser ao ponto, que é quando a carne fica rosada, retendo umidade e suculência. Por isso, o hambúrguer deve ser grelhado por poucos minutos.

E então, já está se preparando para fazer o melhor hambúrguer, com os acompanhamentos mais deliciosos? Quando bem feito, grelhado na medida e com os ingredientes certos, não há lanche melhor, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!