Como dessalgar camarão seco? Aprenda tirar o sal rápido

Saber como dessalgar camarão seco pode ser um conhecimento muito útil, porque esse tipo de camarão geralmente vem bastante salgado, e por isso, exige um processo de dessalga antes do consumo.

Quem nunca se deparou com a situação de comprar camarão seco, incorporá-lo em uma receita e perceber que ele estava super salgado? Essa experiência é comum, pois, às vezes, as pessoas podem confundir o camarão seco com o fresco, resultando em surpresas desagradáveis.

Porém, hoje vamos fornecer algumas informações que podem ajudá-lo nesse sentido, com um passo a passo de como dessalgá-lo de forma rápida, ideal para esses momentos em que somos surpreendidos, além de uma receita deliciosa e outras dicas úteis.

Portanto, se você tem essa dúvida e quer saber mais sobre isso, continue acompanhando a leitura para aprender como preparar e utilizar esse ingrediente da melhor forma possível.

Como dessalgar camarão seco? Veja como tirar o sal de forma rápida

como dessalgar camarão seco

O processo de como dessalgar camarão seco geralmente é simples e pode ser realizado de várias formas. Abaixo, vamos aprender como fazer de forma rápida, especialmente quando não temos muito tempo. Confira o passo a passo:

  1. Lave o camarão: Em primeiro lugar, coloque os camarões secos em uma peneira e lave-os em água corrente para remover o sal superficial. Assim, você consegue eliminar parte do sal mais facilmente solúvel.
  2. Coloque os camarões em uma tigela: Então, disponha os camarões em uma tigela e despeje água ferventes, cobrindo-os completamente.
  3. Deixe descansar por alguns minutos: Depois, deixe-os na água fervente por 15 a 20 minutos. O calor ajudará a dissolver o sal mais rapidamente do que o método tradicional de imersão em água fria.
  4. Prove para verificar a dessalga: Após o tempo de descanso, prove um para verificar se o sal foi removido a um nível desejado. Se ainda estiver muito salgado, você pode repetir o processo ou deixar os camarões em água fria por um curto período para remover o sal restante.
  5. Enxágue: Por fim, após atingir o nível desejado de dessalga, enxágue bem em água corrente para remover qualquer resíduo de sal.

Este método é mais rápido do que o processo de imersão em água fria, mas é importante ficar de olho no tempo, pois deixar os camarões por muito tempo na água fervente pode resultar em uma textura excessivamente cozida.

Se você tiver mais tempo, pode ser interessante utilizar o método tradicional, que consiste em deixar os camarões de molho em água fria por pelo menos 4 a 6 horas, ou preferencialmente durante a noite, trocando a água a cada 2 horas.

Nesse caso, o tempo de molho pode variar dependendo do tamanho e da espessura dos camarões, bem como da quantidade de sal inicialmente presente.

Bolinho de aipim com camarão seco

Após a dessalga, vamos aprender a preparar esse delicioso bolinho? Fica uma delícia, perfeito para servir como petisco ou lanche. Veja abaixo a receita completa:

Ingredientes:

  • 500g de aipim (mandioca) cozido e amassado
  • 200g de camarão seco dessalgado
  • 1 cebola média, picada
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1 pimentão vermelho, picado
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • Salsinha e cebolinha a gosto, picadas
  • Sal e pimenta a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo: 

  1. Antes de tudo, descasque e cozinhe o aipim até que fique macio. Em seguida, amasse-o até obter um purê. Em seguida, certifique-se de dessalgar os camarões seguindo as instruções mencionadas anteriormente. Após isso, pique-os finamente.
  2. Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola, alho e pimentão até que fiquem dourados. Adicione os camarões dessalgados e refogue por alguns minutos. Reserve.
  3. Logo após, em uma tigela grande, misture o purê de aipim, o refogado de camarão, o ovo, a farinha de trigo, a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta. Mexa bem até obter uma massa homogênea.
  4. Então, com as mãos levemente untadas, pegue pequenas porções da massa e modele bolinhos. Posteriormente, em uma panela, aqueça óleo suficiente para fritar os bolinhos. Na próxima etapa, frite os bolinhos em óleo quente até que fiquem dourados por todos os lados.
  5. Certifique-se de virá-los para que cozinhem uniformemente. Ao final, retire os bolinhos da panela e deixe escorrer o excesso de óleo em papel toalha. Por último, sirva os bolinhos de aipim com camarão seco quentes, acompanhados de molho de sua preferência.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Para concluir, aprendemos hoje como dessalgar camarão seco, apresentando uma sugestão para realizar esse processo de forma rápida. Porém, se você dispõe de mais tempo, é possível utilizar o método tradicional de deixar os camarões de molho em água fria e ir trocando a água.

Além disso, compartilhamos uma deliciosa receita de bolinhos de camarão seco para você experimentar em casa. Temos certeza de que você ficará surpreso com o resultado.

Por fim, esperamos que as dicas e informações de hoje tenham sido úteis. Também gostaríamos de saber se você conseguiu dessalgar o camarão rapidamente utilizando nossas sugestões.

Então, deixe seu feedback nos comentários e não se esqueça de compartilhar este texto com amigos e familiares que também podem se beneficiar dessas dicas.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!