Como aproveitar cabeça de camarão? Veja o que fazer e NUNCA MAIS jogue fora

Possivelmente você sabe o quanto camarão é versátil e saboroso, certo? E para evitar desperdícios, nada melhor do que aprender como aproveitar cabeça de camarão.

Convenhamos que para quem não sabe preparar corretamente, a cabeça é forte candidata a ir parar no lixo. Porém, se você soubesse a quantidade de maneiras fantásticas de reaproveitar, nunca mais jogaria fora. É um preparo melhor que o outro.

Esse conteúdo contém fortes emoções, mas você pode consumi-lo sem moderação. Afinal, cada uma das dicas foi pensada em sua comodidade e praticidade!

Como aproveitar cabeça de camarão: 4 formas criativas de reaproveitar para NUNCA MAIS jogar fora

Todo alimento acaba gerando sobras, isso é inevitável e até mesmo esperado. Se conseguimos reaproveitar sobras de peixe, quem dirá de camarão, que é mais prático e versátil de preparar, concorda?

Além do mais, é a coisa mais prazerosa você pegar um ingrediente considerado descarte imediato, e elaborar sabores excepcionais. Sendo assim, se você não tem ideia de como fazer isso com facilidade, hoje seus problemas acabam, veja essa lista!

1. O clássico caldo com cabeça de camarão + 4 ideias de preparos

Não importa qual alimento você esteja preparando, mas caldo é sempre a melhor alternativa. Você só precisa usar ingredientes que seriam descartados, misturando com diferentes temperos naturais e pronto, o caldo sai no jeito.

Contudo, a maioria das pessoas nunca pensaria em colocar cabeça de camarão no caldo, pois parece que não dá certo. No entanto, se dá para fazer caldo de peixe com as aparas, cabeça e rabo de peixe, imagina com camarão.

Só que a vantagem do caldo com o crustáceo é a versatilidade, onde dá para ir muito além do caldinho. Nesse caso, um simples preparo pode se transformar numa espécie de sopa encorpada, apetitosa e muito saborosa.

O princípio básico da preparação é cozinhar os ingredientes em fogo baixo. Para isso, lave muito bem as cabeças, retirando toda impureza. Depois basta juntar com coentro, ervas frescas, tomilho, alecrim, cheiro-verde e especiarias diversas.

Não existe tempo mínimo ou máximo, porém, quanto mais apurar, mais saboroso fica. Além do caldo tradicional, é possível fazer:

  1. Caldo base para moqueca de camarão.
  2. Molho completo para acompanhar refeições, usando gengibre, conhaque e toque de conhaque nos condimentos.
  3. Caldo base para usar em risotos e preparos que levam líquidos aromáticos.
  4. Preparo base para ensopados ricos em sabores de frutos do mar, como uma boa feijoada de frutos do mar.

Em cada uma destas sugestões é viável mudar completamente os sabores, basta inventar novas combinações, certo?

DICA CAMPEÃ: a forma correta de manusear a cabeça do camarão, é limpar seu interior com muita cautela. Isso porque você não quer desmanchar, né? Então, lave em água corrente, retirando o que tiver de sujeira restante, como parte da linha das vísceras.

2. Prepare um inconfundível croquete de cabeça de camarão

como aproveitar cabeça de camarão

Se você achou que o caldo é uma opção bastante simples que não desafia suas habilidades, vamos de croquete? Isso mesmo, ao invés de usar apenas a “parte nobre do camarão”, as cabeças rendem um belo petisco gourmet.

Além de rápida execução, o resultado é um croquete macio, cheio de personalidade e uma explosão de sabor, anote aí:

Ingredientes

  • 500g de cabeça de camarão limpa
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cebola média picada
  • 1 tomate sem semente picado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 + ½ xícara (chá) de água
  • 1 tablete caldo de camarão ou galinha
  • 300g de farinha de trigo
  • Coentro a gosto
  • Leite e farinha de rosca para empanar

Você acha complicado fazer croquete? Dentre os petiscos de carne, o croquete é um dos mais fáceis. Tudo que você precisa fazer é misturar os ingredientes até dar o ponto ideal para criar o formato icônico, só isso.

DICA EXCLUSIVA: nos ingredientes eu sugeri o tablete de caldo de camarão, né? Mas olha só que bacana. E se ao invés de colocar produtos industrializados, você usasse parte do caldo caseiro de camarão que fez acima? Não preciso nem falar sobre o resultado, concorda? Confira tudo através de um vídeo:

3. O pirão de cabeça de camarão vai pirar seu paladar

Essa terceira sugestão é uma mão na roda para quem já sabe como fazer pirão de cabeça de peixe. Isso porque falamos do mesmo processo, com o diferencial de refogar a cabeça do camarão.

Vale ressaltar, você pode usar a cabeça de camarões pequenos, vai precisar de uma quantidade grande, mas é uma economia.

Ingredientes do preparo

  • 250g de cabeça de camarão limpa e lavada
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 alho-poró médio picado
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 tomate italiano picado
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta caiena a gosto
  • Páprica picante, açafrão, lemon pepper e ervas finas a gosto
  • 1lt de água ou caldo parcialmente feito com as sobras de camarão
  • Azeite para refogar os ingredientes
  • Farinha de rosca ou alguma da sua preferência para dar o ponto

Modo de preparo

  1. Inicie o processo refogando a cabeça do camarão até suar.
  2. Nesse momento, coloque a cebola e o alho, refogue mais 1 minutinho.
  3. Em seguida, acrescente alho-poró, tomate e temperos, mexa bem.
  4. Assim que a mistura refogar e ficar translúcida, entre com o caldo.
  5. Feito isso, ferva pelo tempo que você achar necessário.
  6. Quanto mais tempo, mais sabor e aroma os ingredientes liberam.
  7. Por último, coe o líquido e volte para a panela.
  8. Quando começar a ferver novamente, vá juntando farinha aos poucos.
  9. O ponto ideal fica a seu critério, mas o pirão se resume a isso.

Essa é a típica receita que acompanha desde o arroz simples até as preparações extravagantes, como boas moquecas, aproveite!

4. Prove essa deliciosa porção de cabeça de camarão

Independentemente da ocasião, eu sempre tenho uma receitinha de petisco e entradinha fácil guardada na manga. Nesse contexto, a minha última sugestão irresistível é uma porção bem sequinha, empanada e frita de cabeça de camarão.

Sabe quando você reúne a galera para passar uma tarde agradável, apenas jogando conversa fora? Obviamente que a ocasião pede um petisco fácil e delicioso, com a cervejinha gelada então, quem resiste?

É válido dizer que você precisará saber como empanar camarão. Não é nada complicado e aposto que você vai tirar de letra. Diante disso, deixei separado um vídeo bem rápido e prático, assim você pega cada detalhe, o que acha?

Descobrir como aproveitar cabeça de camarão é indispensável na cozinha

Custo acreditar que agora você não sabe como aproveitar cabeça de camarão. Se a gente for analisar, dá para montar um cardápio completo e repleto de receitas magníficas. Um bom exemplo são os petiscos de camarão acima, não é verdade?

Não importa qual seja a solução, o importante de verdade é buscar alternativas para não jogar alimentos fora. Aqui em casa a gente reaproveita até as cascas dos legumes e vegetais, criando caldos que usamos em outras receitas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Que elas levem até você as estratégias essenciais para criar políticas de desperdício zero. Mas não esqueça de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!