Acompanhamento para carne de sol frita: O que servir?

Depois de várias tentativas você conseguiu fazer carne de sol, mas daí bateu a dúvida na hora de escolher o acompanhamento para carne de sol frita que combina melhor?

Existe certo receio entre as pessoas de que por se tratar de uma carne diferente, a guarnição muda por completo. Mas na verdade, você está com a “faca e o queijo” na mão, visto que praticamente tudo se torna um acompanhamento saboroso.

E para te provar isso, escolhi apenas as melhores ideias e dicas superbacanas para montar combinações de dar água na bica. Depois de hoje, sua criatividade nunca mais será a mesma. Confira!

O que servir como acompanhamento para carne de sol frita: 4 ideias exclusivas + dicas valiosas

acompanhamento para carne de sol frita

Falou em carne frita, o brasileiro automaticamente assume que estamos falando de bife acebolado, é impressionante a popularidade dessa combinação. E quem sou eu para falar que esse mix sensacional é ruim ou enjoa ao longo da semana.

Pelo contrário, esse preparo rápido é a salvação da maioria dos almoços, principalmente para quem trabalha fora de casa. Mas quando aprendemos como fritar carne de sol, precisamos elaborar guarnições à altura.

Nesse momento, a maioria congela e opta pelo mais fácil, que é fritar cebola e jogar por cima. Por outro lado, você já pensou como um purê aveludado pode ficar magnífico em contraste com a pancada de sabor da carne?

É justamente por aí que começaremos a nossa saga de acompanhamentos, vai anotando porque é um melhor que o outro!

1. Purê de mandioquinha é o que há de melhor

Muito mais do que acompanhar a carne de sol frita, o purê tem o papel de contrabalancear os sabores. Se você aprendeu como temperar carne de sol para fritar, entende a importância dos detalhes para valorizar a carne, concorda?

Isso porque basta passar um pouco nos temperos para acabar com uma carne de sabor acentuado além do desejado. Então, o purê é assertivo para absorver essa variação no paladar.

Além do que, não é todo mundo que tem o costume de comer carne serenada, não é verdade? Com isso, paladares inexperientes na arte da salga e cura da carne, podem achar sabores extravagantes. Dito isso, anote os ingredientes de um bom purê:

  • 1kg de mandioquinha salsa
  • 150g de manteiga
  • 200g de nata ou creme de leite fresco
  • 150g de queijo parmesão ralado

Essa é a “versão gourmet” do purê, mas você pode fazer da maneira simples, ou seja, com leite. Além disso, o queijo sugerido é um ingrediente que traz bastante sabor. Se achar o parmesão caro demais, pode sempre optar pela muçarela tradicional.

DICA EXTRA: e por falar em muçarela, adicione bastante queijo e espere incorporar ao purê. Como resultado, terá uma textura aveludada, mas ao mesmo tempo que estica como nenhuma outra!

2. Combine a complexidade do baião com batata frita

Agora, se você busca uma receita que sustenta muito, mas que traga harmonia à carne, experimente baião de dois. Aliás, em alguns lugares a receita tradicional de baião é feita precisamente com a carne de sol, sabia dessa?

Só que minha sugestão é para servir juntamente da carne. Afinal, essa receita é bem completa, leva muitos ingredientes deliciosos e sustenta que é uma beleza:

  • 500g feijão de corda
  • 1kg de carne de sol
  • 500g de queijo coalho
  • 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • 4 pimentas de cheiro picadas
  • 6 dentes de alho
  • 2 cebolas roxa picadas
  • 500g de arroz
  • 300g de linguiça paio
  • 200g de bacon
  • 2 tomates picados
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 1 maço pequeno de coentro picado
  • ½ maço de cebolinha picada

Uma dica é fazer carne de sol frita em tiras pequenas. Assim, você junta um pedaço de carne e uma garfada desse baião de dois. Claro, ainda tem a batata frita, mas é opcional, pois o protagonismo ficará todo no baião e carne. Acompanhe o vídeo:

3. Viva a experiência mineira com abóbora e cambuquira

A nossa terceira sugestão envolve carne de sol frita na manteiga com uma boa dose de cebola caramelada. Em seguida, faremos abóbora cabotiá cozida em ervas naturais e azeite e um pouco de cambuquira.

Cambuquira para quem não sabe é o broto da abóbora, e recebe a categorização de “Planta Alimentícia Não Convencional” (PANC). Em Minas Gerais é muito consumida e tem um sabor fantástico.

Assim sendo, refogue cebola e alho na manteiga e junte a abóbora cozida em pedaços pequenos. Assim que refogar e dourar, junte a cambuquira, tampe e deixe cozinhar até murchar. O ponto certo é quando a abóbora parece que vai derreter.

Por último, coloque azeite ou manteiga numa frigideira e grelhe a carne de sol até chegar no ponto desejado. Depois é só se esbaldar com esse acompanhamento que parece feito para carne frita.

Quanto às quantidades, saiba que não há muita medida aqui, pode ser meio que no “olhômetro”. Mesmo porque você deve se basear de acordo com a quantidade de carne frita, não é verdade?

DICA EXTRA: para não desperdiçar nenhum ingrediente, outro preparo comum é fazer flor de abóbora à milanesa. Isso mesmo, nesse caso a gente limpa os talos, retira o miolo central que contém o pólen, empana e frita. É genial e fica super crocante!

4. Experimente pirão de queijo + queijo coalho grelhado

Antes de mais nada, essa receita tem um truque que faz toda a diferença. Coloque os bifes em 1lt de leite e deixe da noite para o dia na geladeira. Isso fará com que o sal reduza drasticamente e a maciez da carne fique ainda mais evidente.

“Mas será que tem realmente necessidade de desperdiçar 1lt de leite para isso?”. E quem disse que você vai descartar o leite? Na realidade, o leite será incorporado no preparo do pirão de queijo.

Se em algum momento você aprendeu como fazer pirão de peixe, saiba que o processo é o mesmo. Contudo, o líquido será justamente o leite temperado pela dessalga da carne. Não se preocupe com os detalhes, o vídeo da receita está logo abaixo:

Carne de sol é uma verdadeira fonte de inspiração na cozinha!

Costumo dizer que algumas técnicas de conservação são um verdadeiro presente para quem gosta de comida diferente. Prova disso é a carne de porco na lata, método de conservação utilizado até hoje e que rende um sabor inigualável.

Já a carne de sol nos proporciona milhares de receitas, que podem carregar o DNA do Nordeste, como no feijão de corda com embutido e carne de sol. Ou então, modernizar sua aplicação culinária e usar naquele escondidinho maravilhoso, que tal?

O que está esperando para escolher seu acompanhamento para carne de sol frita?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas sirvam para complementar sua mesa, mas que possam desbloquear sua criatividade. Não deixe de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!