Como fritar empanado de frango: 3 técnicas para manter suculência + dicas de ouro

Diversas pessoas acabam não aproveitando as facilidades de preparar frango, pois não sabem como fritar empanado de frango.

Apesar de não haver segredos nesse tipo de receita, a verdade é que você precisa tomar certos cuidados. E o principal deles diz respeito à forma de temperar o frango, seja isca, filé, coxinha ou sobrecoxa.

Então, analisando essa grande dúvida eu resolvi selecionar somente dicas incríveis e diferenciadas. Vamos conferir?

Como fritar empanado de frango: 3 técnicas para crocância e suculência + dicas

como fritar empanado de frango

1. Como fritar frango empanado usando óleo?

Vamos começar pela técnica mais tradicional. Além de entregar bons resultados, ainda é um preparo com custo-benefício e acessibilidade. “Eu sabia que era só jogar em óleo quente que dava certo”, não necessariamente.

Digo isso porque mesmo em óleo quente, você deve conhecer etapas, temperatura e a maneira ideal para fritar corretamente. Desse modo, normalmente há duas ou três maneiras de fritar com óleo:

  1. Utilizando pouco óleo, apenas para forrar o fundo.
  2. Usando uma quantidade média de óleo, onde o alimento fique parcialmente coberto.
  3. Por último, fritura por imersão, quando a carne fica encoberta por óleo quente.

Nesse momento, gostaria de destacar as duas primeiras, que são as mais simples e facilitadas. Afinal, todos queremos aprender como fritar filé de frango empanado sem queimar, não é verdade?

Técnica 1 – Fritando com pouco óleo

Aqui é onde as pessoas costumam “pecar” ao fazer frango. Quanto menor a quantidade de óleo, mais contato com a frigideira a carne terá. Assim sendo, há maiores probabilidades de queimar a superfície do frango.

A alternativa para essa técnica é aprender como empanar frango para fazer tiras, cubos ou filés finos. Portanto, aqui não recomendo fritar pedaços mais grossos de carne, pois corre o risco de o interior ficar “cru”. Faça assim:

  1. Adicione uma quantidade suficiente para forrar o fundo da frigideira.
  2. Em seguida, ligue em fogo médio até esquentar bem.
  3. Adicione poucas quantidades por vez e fique de olho.
  4. A fritura é rápida, ou seja, assim que dourar de um lado, vire a carne.
  5. Repita o processo do outro lado e transfira a carne para um papel-toalha, para retirar o excesso de óleo.

Técnica 2 – Fritando com mais óleo (exige mais cuidado)

Já essa segunda técnica é voltada para receitas de pedaços maiores de frango. Logo, tudo começa com o que passar no frango para fritar, pois em pedaços carnudos, o empanado deve ser perfeito.

“Ah, quer dizer que se eu colocar iscas não vai dar certo”. Não, dá certo também, porém, você acaba desperdiçando óleo. Então, adicionar mais óleo é indicado para grandes preparos, onde você fará assim:

  1. Você pode empanar filés grossos, coxinhas da asa, coxa e sobrecoxa desossada, entre outros.
  2. Coloque em média um dedo de óleo em panelas menores e dois dedos de óleo em frigideiras maiores.
  3. Espere esquentar bem e adicione a carne.
  4. Cuidado para não colocar muitos simultaneamente, pois diminui a temperatura do óleo.
  5. A metade da carne precisa ficar dentro do óleo para que o centro cozinhe perfeitamente.
  6. Assim que dourar, vire e faça o mesmo do outro lado.

2. Como fritar frango empanado na imersão de óleo?

Essa é uma das principais técnicas utilizadas por restaurantes especializados em frango frito. Além disso, um outro fator conta muito para seu sucesso, que é o tipo de empanado.

Nesse sentido, geralmente usamos uma mistura mais densa para empanar o frango, que envolve o pedaço de carne. Então, não passamos necessariamente pela farinha, uma vez que o objetivo é deixar o exterior mais crocante.

O recomendado é possuir uma espécie de fritadeira elétrica, podendo ser a mais simples. Você vai adicionar uma grande quantidade de óleo, esquentar bem e adicionar a carne. “Não tenho fritadeira, como fazer?”.

Eu particularmente também não tenho, mas costumo usar uma espátula de alumínio vazada. Adicione pouca carne por vez em óleo bem quente e, com a espátula, você forçará os pedaços a ficarem “mergulhados” no óleo.

Contudo, diferentemente das outras técnicas, a atenção é maior, pois basta um segundo a mais para ressecar o frango. Assim que dourar de todos os lados está pronto para comer.

DICA EXTRA: essa técnica é mais rápida e eficiente, pois cozinha o interior por igual, além de deixar a casca dourada e crocante com uniformidade. Contudo, utiliza-se mais óleo, faz mais sujeira e, em muitos casos, pode não ser a ideal. Para evitar o risco de queimar, use temperos para filé de frango simples, ajuda muito!

3. Tem como fritar empanado de frango usando água?

Provavelmente, a primeira coisa que você pensou foi: “fritar com água? Mas isso não vai dar certo nunca”.

A princípio eu tive a mesma reação, mas quando reproduzi em casa, o resultado foi fantástico. Na verdade, estamos falando de duas maneiras de fritar:

  • Frango temperado, empanado e umedecido em água.
  • Frango já empanado e frito na água, sem óleo.

Frango empanado e passado na água

O segredo aqui é empanar o frango numa mistura com 4 colheres (sopa) de fubá e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Espalhe temperos naturais para carne de frango e passe os pedaços nessa mistura de farinha.

Em seguida, mergulhe o frango em água gelada, escorra o excesso e leve em óleo quente. A quantidade de óleo pode ser de 1 dedo mais ou menos, apenas para cobrir metade da carne.

Como resultado, a água gelada “sela” a carne, e o óleo não é absorvido, o que entrega frangos empanados maravilhosos. Se não acredita em mim, é só conferir esse vídeo abaixo:

Frango já empanado frito na água

Já nessa sugestão, a ideia é utilizar aqueles frangos empanados de saquinho. Afinal, hoje em dia você encontra desde frango à passarinho até iscas prontas. Depois de escolher o preparo ideal para você, faça assim:

  1. Coloque o frango numa frigideira e ligue em fogo baixo.
  2. Em seguida, adicione 1 dedo de água, apenas para fazer uma camada no fundo.
  3. Depois que esquentar, tampe a frigideira e conte 5 minutos.
  4. Por fim, abra, vire os pedaços de frango, adicione mais um dedo de água, feche e conte mais 5 minutos em fogo baixo.

Além de econômico, o frango fica bem frito e com uma casca crocante!

DICA EXTRA: como fritar empanado sem espirrar?

Uma das coisas que fazem as pessoas desistirem de fritar frango, é a sujeira. Quem nunca teve que fazer uma verdadeira limpeza na cozinha depois desse preparo, não é verdade? E se eu te falar que tem como evitar isso e que é supersimples?

Tudo que você precisa fazer é adicionar 1 colher (sopa) de amido de milho no óleo enquanto esquenta. O último passo é adicionar em torno de 5 a 6 coxinhas empanadas de frango, abaixar para temperatura média e fritar em torno de 12 minutos.

2 segredos da fritura de frango empanado

Toda pessoa jura que tem o segredo para fazer frango. Uns dizem que o truque está na marinada para frango. Enquanto outros afirmam que têm aquela receita de avó que é moleza. Como eu não gosto de “dar sopa para o azar”, costumo seguir duas regras:

  1. Empanado ideal: você pode dominar a fritura, mas se não souber empanar corretamente, tudo vai por água abaixo. Prefira empanados secos e que grudem bem na carne.
  2. Temperatura do óleo: fritar em óleo baixo encharca deixa o empanado molenga. Mas fritar em óleo quente demais tosta e deixa amargor na crosta. A temperatura certa é de 180° para ficar perfeito.

Unir estes dois fatores é uma grande vantagem e ajuda a pegar os macetes de como fritar empanado de frango à perfeição!

Agora é só escolher o acompanhamento para frango frito e se deliciar

Gosto de pensar que degustar esse preparo sem aquele acompanhamento para frango frito, é o mesmo que fazer churrasco sem carne. Em outras palavras, o acompanhamento certo torna sua refeição ainda mais saborosa e valoriza o esforço.

Agora que você sabe como fritar empanado de frango, quando vai chamar os familiares e amigos para aquele almoço caprichado, hein?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe-as, mostrando a todos como é simples preparar um empanado de frango único. Até a próxima!